Green marketing ou marketing verde é uma estratégia de comunicação que tem como premissa os benefícios ao meio ambiente. Em resumo, seria uma marca que traz em todas suas vertentes e processos uma imagem ecologicamente consciente, com posicionamentos sustentáveis. Apesar de ser um conceito que tem se intensificado nos últimos tempos, o marketing ecológico começou a se popularizar em 1975, por conta do livro “Ecological Marketing”, de Karl Henion e Thomas Kinnear, que traz as preocupações dos consumidores relacionadas ao menor impacto possível no planeta. 

Esse tipo de marketing também com foco no meio digital é uma das tendências para 2022, principalmente quando o assunto é o público mais jovem. As novas gerações buscam cada vez mais empresas que representam uma nova sociedade em construção, refletindo ainda temas como inclusão, diversidade e igualdade. 

Fatores cada vez mais próximos da realidade cotidiana, como o aquecimento global, têm despertado ainda mais a consciência ecológica do público, que acaba por dar preferência a produtos que sigam essa vertente. Um exemplo disso é a pesquisa realizada pela Union + Webster, de acordo com a Agência Sistema FIEP, que mostra que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. 

Clique aqui e entenda porque a sustentabilidade importa ao consumidor. 

Quais são as características do marketing verde?

  • Produtos elaborados seguindo processos com uso eficiente de energia;
  • Gestão correta do lixo gerado durante a produção – ou uso ecológico do mesmo;
  • Alimentos orgânicos, cultivados sem produtos químicos ou pesticidas;
  • Produtos que tenham diminuído o impacto de maus tratos animais em seu processo de produção;
  • Pacotes sem uso de plástico ou outros materiais que possam contaminar o ambiente, substituindo por biodegradáveis;
  • O público relacionado tem uma capacidade de adaptação e aceitação de acordo com as mudanças ecológicas;
  • Os preços dos produtos e serviços podem sofrer alteração de acordo com tópicos como certificação ecológica ou orgânica, por exemplo;
  • Novas estratégias de produção e comercialização podem acontecer a qualquer momento, mas isso não pode afetar a qualidade do produto final oferecido.

Como aplicar o green marketing na empresa

Para aplicar o green marketing a sua empresa, é preciso mostrar que tem responsabilidade ambiental desde a forma como produz e embala seu produto até a maneira como é feita a venda final. É essencial ainda ser fiel ao que prega – o consumidor está cada vez mais desconfiado de marcas que se dizem verdes e vai pesquisar a fundo para saber se não está sendo enganado. 

Por isso, não bastam frases de efeito no Instagram. É preciso viver o marketing verde de verdade, aplicando suas melhores práticas em todos os processos da empresa e adotando uma gestão comprometida com a sustentabilidade. São três os pilares que vão auxiliar a estratégia: ser verdadeiro e honesto, pensar a educação dos clientes para a maneira como são realizadas as coisas pelo empreendimento e colaborar com esses consumidores e o meio ambiente.

Basicamente, há também três partes cruciais desse tipo de estratégia. Primeiro, é preciso pensar as motivações da sua marca, incluindo os segmentos onde ela faz diferença e qual o foco principal de sua campanha. Em segundo lugar, os conteúdos devem transmitir mensagens autênticas e a estratégia precisa trazer parcerias que ajudem nessas mudanças necessárias, além de ações pontuais que façam a diferença. Há ainda um braço de alternativas dentro desse planejamento, onde o seu negócio elabora boas práticas para transformações reais.

Veja algumas das vantagens em aplicar o marketing verde na sua empresa:

  • Melhora sua imagem de marca e ajuda a ter um melhor posicionamento de mercado;
  • Traz novas possibilidades de produtos e serviços;
  • Apesar de um investimento inicial maior, pode reduzir os custos de rotina da produção;
  • Amplia o leque de consumidores e segmentos de mercado;
  • Auxilia na fidelização dos clientes;
  • Ganha vantagens competitivas.
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato