Em 2021, o Brasil ultrapassou a China no ranking e se tornou o país que mais impacta os consumidores com influenciadores digitais. Um levantamento do setor divulgado pela pesquisadora Elizabeth Saad (USP) mostra que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto após ter acesso ao trabalho de um influenciador.

O estudo Creators e Negócios, da Youpix, mostra ainda quais são as plataformas mais utilizadas por influenciadores digitais, como você confere abaixo:

  • Instagram (67,2%)
  • Youtube (15,3%)
  • Blog (5,5%)
  • Twitter (4,4%)
  • TikTok (2,6%)

Essa é ainda a sequência de redes onde essas personalidades mais conseguem trabalho, com exceção do TikTok, que sai da lista para ser substituído pelo Twitch. Os dados mostram que o Instagram cresceu 2% em relação a 2019, enquanto que o Youtube acabou perdendo 20% do espaço. Por fim, mais de 50% dos criadores de conteúdo não usam mais o blog como principal plataforma.

Quando o assunto são os vídeos, ao menos 24 canais de Youtube brasileiros estão na lista dos 100 mais influentes no mundo. Para saber mais sobre os tipos de influenciadores digitais, clique aqui

Quanta receita os influenciadores digitais fazem circular?

Elizabeth Saad mostra que o investimento de empresas em diferentes setores no marketing digital em 2019 teve um crescimento de cerca de 70% – e os valores chegam a R$ 1,5 milhão. Para se ter uma ideia, só entre as web celebridades que falam de investimentos, são 64 milhões de seguidores alcançados por 266 influenciadores, somando Youtube, Twitter, Instagram e Facebook (dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). 

Mas, qualquer influenciador pode vender o meu produto? A resposta é não. Para escolher aquela pessoa que vai representar a sua marca, é preciso ter valores e tom de voz alinhados com o público-alvo. Também é crucial ressaltar que não é o número alto de seguidores que faz a conversão em vendas. 

Para entender melhor se o influenciador digital que você escolheu pode fazer um bom trabalho em parceria com sua marca, o Instituto Qualibest e a agência Spark oferecem um tipo de pesquisa chamada QInfluencer (clique aqui para saber mais). Além disso, no evento Brand Move 2021 realizado pelo instituto este foi o tema de uma das palestras. (clique aqui para assistir)

Você também pode gostar deste artigo: Os influenciadores digitais da terceira idade.