Em 2021, o Brasil ultrapassou a China no ranking e se tornou o país que mais impacta os consumidores com influenciadores digitais. Um levantamento do setor divulgado pela pesquisadora Elizabeth Saad (USP) mostra que 40% dos consumidores brasileiros já compraram algum produto após ter acesso ao trabalho de um influenciador.

O estudo Creators e Negócios, da Youpix, mostra ainda quais são as plataformas mais utilizadas por influenciadores digitais, como você confere abaixo:

  • Instagram (67,2%)
  • Youtube (15,3%)
  • Blog (5,5%)
  • Twitter (4,4%)
  • TikTok (2,6%)

Essa é ainda a sequência de redes onde essas personalidades mais conseguem trabalho, com exceção do TikTok, que sai da lista para ser substituído pelo Twitch. Os dados mostram que o Instagram cresceu 2% em relação a 2019, enquanto que o Youtube acabou perdendo 20% do espaço. Por fim, mais de 50% dos criadores de conteúdo não usam mais o blog como principal plataforma.

Quando o assunto são os vídeos, ao menos 24 canais de Youtube brasileiros estão na lista dos 100 mais influentes no mundo. Para saber mais sobre os tipos de influenciadores digitais, clique aqui

Quanta receita os influenciadores digitais fazem circular?

Elizabeth Saad mostra que o investimento de empresas em diferentes setores no marketing digital em 2019 teve um crescimento de cerca de 70% – e os valores chegam a R$ 1,5 milhão. Para se ter uma ideia, só entre as web celebridades que falam de investimentos, são 64 milhões de seguidores alcançados por 266 influenciadores, somando Youtube, Twitter, Instagram e Facebook (dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). 

Mas, qualquer influenciador pode vender o meu produto? A resposta é não. Para escolher aquela pessoa que vai representar a sua marca, é preciso ter valores e tom de voz alinhados com o público-alvo. Também é crucial ressaltar que não é o número alto de seguidores que faz a conversão em vendas. 

Para entender melhor se o influenciador digital que você escolheu pode fazer um bom trabalho em parceria com sua marca, o Instituto Qualibest e a agência Spark oferecem um tipo de pesquisa chamada QInfluencer (clique aqui para saber mais). Além disso, no evento Brand Move 2021 realizado pelo instituto este foi o tema de uma das palestras. (clique aqui para assistir)

Você também pode gostar deste artigo: Os influenciadores digitais da terceira idade.
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato