A pesquisa Ad Hoc, também conhecida como pesquisa sob demanda, é aquela feita de maneira personalizada e que atende as necessidades mais específicas da marca, como a resolução de um problema relacionado ao produto, por exemplo. Esse tipo de pesquisa pode resolver os seguintes desafios:

  • Entender os hábitos de consumo de um grupo de pessoas durante a pandemia, como é o caso do estudo “O novo normal do luxo” desenvolvido pelo Instituto QualiBest em parceria com o marketplace de arte contemporânea Artsoul e a consultoria de negócios de moda e varejo Back In B;
  • Outro momento em que a pesquisa Ad Hoc se torna indispensável é para solucionar problemas como a queda nas vendas de um produto ou serviço. É muito comum, por exemplo, que as empresas procurem realizar um estudo mais detalhado durante algumas datas comerciais sazonais, para entender o que motiva o seu público nesses períodos;
  • Essa ferramenta também é utilizada para mensurar se o público-alvo aceitaria um novo produto ou serviço a ser lançado. 

    Como a pesquisa Ad Hoc pode ajudar minha empresa?

A pesquisa Ad Hoc é uma grande aliada da área de marketing da sua empresa, ajudando a determinar perfis e a resolver problemas específicos que possam surgir inclusive após um estudo de mercado mais amplo. 

Esse tipo de estudo pode ajudar a entender a mudança de comportamento de um determinado perfil de consumidor; além de fatores relacionados a uma queda nas vendas de seu produto. 

A pesquisa Ad Hoc pode também ajudar nos testes antes do lançamento de um serviço ou produto no mercado. Sua marca pode ainda avaliar a aceitação de características como embalagem e funções específicas de um produto e preço. 

Clique aqui para saber mais sobre as vantagens desse tipo de pesquisa

Como é realizada a pesquisa Ad Hoc?

Antes de mais nada, como já foi dito, uma pesquisa Ad Hoc é estruturada de acordo com o objetivo/ problema do cliente. Ela pode ser dividida ainda em duas vertentes, sendo uma específica de produtos e outra para principais canais e segmentos do mercado em questão. Ou seja, vai desde a aceitação de um produto ou serviço até questões relacionadas a fornecedores e abastecimento (frequência de compra, canais, entre outros).

O mais importante desse tipo de estudo é que ele traz respostas assertivas para tomadas de decisão importantes. Isso significa que ele resolve problemas pontuais, conseguindo informações mais exclusivas de acordo com a realidade do negócio.

Para chegar a esses e outros resultados, é preciso ter em mente as etapas da pesquisa Ad Hoc:

  1. Como toda pesquisa de mercado, é preciso traçar, inicialmente, um objetivo claro para o estudo. 
  2. Faça um planejamento considerando esse objetivo.
  3. Entenda quem é o público-alvo da sua pesquisa.
  4. Determine a amostra (de pesquisa) necessária para responder seu objetivo. 
  5. Entenda qual a pergunta principal da sua pesquisa.
  6. Elabore cuidadosamente o questionário a ser usado. 
  7. Após o questionário aplicado, basta fazer a análise final dos resultados.