Uma pesquisa realizada pelo E-commerce Brasil mostrou que 70,2% dos entrevistados não tiveram uma boa experiência com o autoatendimento, considerando canais como FAQ e chatbot*. Além disso, apenas 37% das pessoas dizem realmente confiar nesses canais. Neste caso, como realizar um bom atendimento ao cliente e receber o famigerado csat – Customer Satisfaction Score

Primeiro, é importante que o autoatendimento seja sempre alimentado com novas informações e desfrute o máximo possível da inteligência artificial para ficar mais assertivo e resolver de fato o problema dos clientes. 

Mas não para por aí. Especialistas indicam ter mais de um canal de atendimento, passando por redes sociais, telefone, chat, WhatsApp e outros – mas que, do outro lado, haja também um ser humano respondendo às questões.

*Para saber mais sobre chatbots, clique aqui

Tendências no atendimento ao cliente

Uma das novidades no autoatendimento é o honest market. Instalado principalmente em condomínios, ele disponibiliza prateleiras de produtos, onde o cliente pode se servir por conta própria e fazer o pagamento sem precisar de um atendente humano no local. 

Quando existem mediadores de atenção ao cliente, é importante lembrar que o consumidor atual não gosta de esperar, quer ser ouvido e se habituou a um universo digital e personalizado. Em resumo, ele valoriza muito a experiência junto à marca e prefere opções fáceis e rápidas, que resolvam seu problema de maneira assertiva. Clique aqui e leia mais sobre atendimento 4.0.

Além de tudo isso, conhecer bem seu consumidor, seus anseios, dúvidas e expectativas, é uma maneira de acertar mais no momento da interação. Para uma satisfação do público, realizar uma boa pesquisa é essencial, como você confere aqui.