A viralização de conteúdo pode auxiliar uma marca de diferentes maneiras: fortalecimento dentro do mercado, atraindo novos fãs, fidelizando fãs antigos e gerando conversão final. Às vezes, esse tipo de resultado pode acontecer de maneira inesperada, como o caso do vídeo de “Oração”, d’A Banda Mais Bonita da Cidade, de 2011. Em três semanas, o clipe em plano sequência tinha quase 5 milhões de visualizações orgânicas no Youtube – para uma banda até então desconhecida do público geral. 

 

É possível planejar a viralização de conteúdo?

A resposta é sim! Você pode achar que a selfie de Ellen DeGeneres no Oscar 2014, que se tornou o tweet mais retuitado da história, foi apenas um momento feliz de bons amigos de Hollywood. Mas a verdade é que ele foi programado pelo Oscar e a Samsung – marca do smartphone que ela segurava no momento da foto e que ficou bastante visível durante a transmissão do evento.

O professor de marketing Jonah Berger, da Wharton School — Universidade da Pensilvânia (EUA), criou um passo a passo do marketing viral que tem sido bastante usado pelas empresas. A primeira coisa a se pensar nessa estratégia é a moeda social. Ou seja, além de fazer enxergar valores positivos na marca, é preciso mexer com os valores internos do público, fazer com que ele sinta que tem uma relação profunda com aquele conteúdo.

Em seguida, vêm os gatilhos. É literalmente usar gatilhos mentais em sua campanha para que as pessoas compartilhem aquele conteúdo. Isso significa agentes externos que atuam diretamente no cérebro, que são o estopim para o público associar a marca ao dia-a-dia dele. Ligado a isso, vem a emoção, uma vez que a informação sozinha não faz verão. É preciso que ela toque o coração de alguma maneira, seja pela poesia do conteúdo ou até por algum incômodo que ele cause. “Sentir” o conteúdo é o que vai fazer com que seja compartilhado. 

O público imita o próprio público. Isso dito, quanto mais personagens factíveis com a realidade você trouxer, maior a chance de um grande engajamento inicial e, por isso, de outras pessoas seguirem o fluxo. O valor prático, no entanto, precisa ser o fio condutor desse projeto: por que eu preciso disso? Como funciona? O que agrega na minha vida?  Por fim, é preciso ter em mente o elemento história. Uma boa narrativa e um storytelling bem estruturado vão fazer muita diferença para seu conteúdo. 

Gostou? Para saber mais sobre como criar boas estratégias de marketing de conteúdo na sua empresa, clique aqui

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato