O Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para quem trabalha com vendas. Porém, as festas de fim de ano também estão no ranking e é preciso se preparar para elas. Mas as empresas que fazem serviço B2B estão prontas para esse momento? Os serviços oferecidos têm a qualidade necessária para suportar a alta demanda de dezembro sem problemas técnicos ou de usabilidade?

No ano de 2020, o Google Trends registrou uma alta de buscas sobre softwares, soluções relacionadas a pagamentos e logística e até embalagens nos meses de agosto a outubro. Outra constatação importante foi que um fator primordial para contratar serviços é confiar na marca. Essa confiança vem como prioridade, acima do preço e suporte. Por fim, um dado relevante é que empresas menores avaliam fornecedores diferentes mensalmente, enquanto os grandes empreendimentos tomam essa decisão uma vez ao ano.

Ainda no ano passado, a empresa Mercado Eletrônico, uma plataforma de soluções e-commerce B2B, registrou um aumento de 50% no número de empresas que utilizam o serviço. Aliado a isso, houve um crescimento de 35% na receita bruta da marca. Esse é apenas um exemplo de como o setor cresceu durante a pandemia. Para saber mais sobre o que aconteceu com o e-commerce no período, clique aqui.    

Como é a jornada do consumidor B2B?

Em, geral, o consumidor é omnichannel e busca por uma boa relação com a marca, que agregue experiências positivas de maneira online ou offline, como você confere clicando aqui. Já a jornada de compra B2B pode ser longa e bastante variada, considerando que esse consumidor gasta 96% do tempo em que está online fora dos mecanismos de busca. Por isso, estar em diferentes mídias pode ajudar na reputação da marca para ganhar seus clientes. 

Isso mostra a importância de uma boa estratégia digital, que passe não somente pelas redes sociais, mas que seja ativa nas interações de sites como Reclame Aqui, por exemplo. Também é preciso atuar de maneira assertiva no planejamento de Google Ads, e-mail marketing, re-target e outros.

Observe as métricas vindas dessas atuações e de pesquisas de mercado para melhorar continuamente essa estratégia. Além disso, um trabalho conjunto mostrando a marca para a imprensa pode trazer mais credibilidade à empresa. Por fim, lembre-se, vendas híbridas (que misturam o digital com o físico) deixaram de ser um luxo para se tornarem uma realidade comum.  

Quer saber mais como fazer uma construção de marca efetiva? Este tema pode ajudar. 

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato