Quando navega na internet, o usuário deixa um grande rastro de dados e por muitas vezes não é alertado sobre isso quando visita sites ou utiliza aplicativos e redes sociais. A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada com o objetivo de proteger qualquer pessoa, física ou jurídica e garantir o sigilo de suas informações se essa for a sua vontade.

A Lei criada em agosto de 2018 entraria em vigor em agosto de 2020, contudo o governo brasileiro adiou a sua vigência para maio de 2021 e nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender como isso pode afetar o seu negócio.

O que é LGPD?

Diariamente uma quantidade quase que imensurável de dados são coletados, desde informações de compras online, histórico de navegação, atividades em redes sociais e demais tipos de informações pessoais, que são usadas para compreender as preferências de um determinado público-alvo, visando entregar uma comunicação mais assertiva.

A Lei Geral de Proteção de dados, baseada na GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) vigente na Europa tem como objetivo estabelecer regras tanto para a coleta quanto para o uso dos dados pessoais, dando direitos aos usuários e criando sanções para quem descumprir as obrigações.

Na prática, a coleta de dados para fins de marketing precisa ter o consentimento do internauta e para tal as empresas precisarão criar uma plataforma de consentimento na qual o usuário saberá quais dados está fornecendo para um domínio, aplicativo ou rede social em questão.

Mas como o adiamento da LGPD pode impactar no seu negócio?

Uma estratégia de marketing pautada em pesquisa de mercado é uma maneira eficiente de conseguir informações valiosas sobre o seu público-alvo, respeitando o uso dos dados de cada respondente (assim como determina a LGPD) e que possui eficácia e assertividade comprovada.

Assim, o adiamento da LGPD pode em certa medida ser benéfica para as empresas, visto que segundo dados da ICTS Protiviti apenas 16% das empresas estavam se preparando para se adequar a nova lei que entraria em vigor ainda em 2020 e com isso a maior parcela está livre de arcar com as multas pelo descumprimento da diretriz.

No entanto, as empresas devem estar atentas a possíveis novas alterações na Medida Provisória que prorroga o prazo para início da LGPD, pois caso “caia”, a lei pode entrar em vigor imediatamente, não dando tempo suficiente para adequação.

Em outras palavras, no que diz respeito às estratégias utilizadas para atrair clientes, a princípio pode não haver mudanças em relação ao que já tem sido feito, mas é claro e iminente a necessidade de se enquadrar nesse novo cenário, no qual o consentimento do público é fundamental.

Quer saber mais como criar estratégias que estejam de acordo com as novas medidas? Entre em contato com a equipe do Instituto QualiBest e fale com um de nossos especialistas.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato