Não é de hoje que passamos a viver em uma sociedade na qual as relações de consumo têm se tornado mais forte devido principalmente a quem representa uma marca, do que pela empresa que fabrica o produto e muito disso se deve principalmente ao marketing de influência, que utiliza influenciadores como porta-vozes para atrair e vender mais se valendo dessa relação.

Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender o que é e quais as vantagens dessa estratégia de marketing no relacionamento com o consumidor e na sua jornada de compra.

O que é marketing de influência?

O marketing de influência é a estratégia voltada para pessoas que possuem algum tipo de influência sobre um público específico, que devido ao engajamento e identificação com essa personalidade tendem a aceitar melhor as suas sugestões e, portanto, comprar o que lhes é indicado.

Essa tática tem ganho cada vez mais espaço pois constrói e nutri uma relação de via dupla com grandes influenciadores do mercado, liderando o público-alvo da marca a uma decisão de compra favorável. Isso por que essas pessoas participam de todas as etapas da jornada de compra do consumidor: reconhecimento, consideração e tomada de decisão.

A diferença para as outras abordagens, está relacionada, entre outras coisas, pelo tipo de mensagem utilizada pelo influenciador, que já é conhecida pelo seu público e não possui interferência direta de uma equipe de marketing tradicional.

Quais as vantagens dele?

Apesar de relacionarmos o termo “influenciadores” diretamente àqueles que trabalham com as redes sociais é possível categorizá-los em três grupos diferentes:

  • Midiáticos, onde estão inclusos: jornalistas, analistas, investidores, apresentadores de TV e demais personalidades conhecidas da era off-line que ainda possuem presença nas mídias digitais;
  • Especialistas, tais como: youtubers, blogueiros, instagramers, tik tokers, especialistas de mercado, entre outros;
  • Fãs influenciadores: são caracterizados como usuários comuns, mas que possuem grande destaque em grupos específicos.

Para se ter uma ideia do alcance que essas personalidades possuem, em 2019 mais de 83% das marcas passaram a fazer ações com influenciadores, 19% mais que em 2017 e isso se deve por alguns motivos:

  • O ROI, Retorno sobre o Investimento para esse tipo de estratégia é em média de US$ 6,50 por dólar investido e gera 11 vezes mais resultados do que campanhas convencionais.
  • Aproximadamente 92% dos consumidores tendem a confiar mais nas recomendações de um influencer do que das marcas;
  • No Brasil a maior parte da população prefere comprar online e 74% estão nas redes sociais, ambiente ao qual os influenciadores dominam;
  • 26% dos usuários de desktop e 15% dos utilizadores de mobiles utilizam bloqueadores de anúncios e isso tem impacto direto na diminuição da efetividade da propaganda digital tradicional.

No blog do Instituto QualiBest você encontra mais detalhes sobre a importância sobre esse assunto, como “Qual o impacto do digital influencer nos hábitos de consumo do seu público-alvo?”, além de um estudo completo sobre esses novos profissionais “O post é pago, e aí? e para ter sempre acesso a esse tipo de conteúdo basta continuar acompanhando nosso blog.