Uma pesquisa de mercado é uma ferramenta utilizada para entender melhor como se comporta o segmento em que sua empresa atua, além dos seus consumidores e a concorrência.

Ela permite responder questões sobre a satisfação dos clientes com o produto ou serviço que seu empreendimento oferece, quais fatores devem ser levados em consideração na hora de definir estratégias e preços, entre outros.

Esse tipo de estudo serve como orientação para seu plano de negócios, tomadas de decisão de marketing e lançamentos. Uma pesquisa de mercado identifica oportunidades e desafios relacionados à sua área de atuação.

Os principais objetivos de uma pesquisa de mercado são desenvolver melhorias constantes para sua empresa, apoiar as mais diversas tomadas de decisão e entender seu lugar no segmento de mercado onde atua.

Como a pesquisa atua no mix de marketing

O marketing possui os chamados 4Ps – Produto, Preço, Praça e Promoção. O conceito traduz cada uma dessas palavras como pilares de uma estratégia. Apesar do Mix de Marketing ter sido criado nos anos 60 e já ter passado por várias revisões, ele segue como um bom orientador de planejamentos. Veja como a pesquisa de marketing pode ajudar em cada um desses pilares:

  1. Produto: a pesquisa de marketing ajuda a entender o quão satisfeito o público está em relação ao que sua empresa oferece, avaliando também a qualidade dos produtos ou serviços prestados. O estudo traz ainda as possibilidades e tendências relacionadas ao seu produto, além de testar a recepção do público, conceitos, design, a concorrência e como o mercado pode absorver seus serviços.
  2. Preço: um estudo de mercado pode orientar de maneira mais prática os elementos que auxiliam na precificação de seu produto ou serviço. Estudos como de elasticidade-preço ajudam ainda a entender os preços mínimo e máximo que você pode usar na empresa com o menor impacto nas vendas, qualidade e demanda.
  3. Praça: neste campo, a pesquisa de mercado basicamente entende elementos-chave do cenário, como os hábitos de consumo do público, canais de compras, atendimento ao cliente, perfil desse público-alvo, entre outros.  É também possível aplicar uma pesquisa NPS para medir a satisfação e ter insights importantes sobre a experiência do consumidor.
  4. Promoção: na hora de promover seu produto ou serviço, a pesquisa de mercado identifica os canais principais de comunicação utilizados pelos seus consumidores, além de ajudar a entender o tom de voz e a maneira como sua mensagem será transmitida a eles.

Como é realizada uma pesquisa de mercado

Há um passo a passo simples a ser seguido, porém que deve ser executado de maneira cuidadosa. Uma vez identificado o objetivo da pesquisa de mercado dentro de um dos pilares do seu negócio, você deverá ter em mente quem é o público-alvo do estudo, seguido da amostragem de pesquisa. Por fim, basta elaborar e aplicar o questionário, para em seguida realizar uma análise de resultados.

Confira os artigos do Instituto QualiBest que ensinam cada uma das etapas:

  1. Objetivo da pesquisa.
  2. Público-alvo e amostra de pesquisa.
  3. Questionário de pesquisa.
  4. Tipos de pesquisa para aplicação do questionário.
  5. Principais erros de uma análise de resultados.

Quer saber mais sobre como desenvolver sua pesquisa de mercado? Fale com o Instituto QualiBest clicando aqui.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato