Em 2019 o Brasil ficou em terceiro lugar no índice que mede o tempo médio gasto diariamente com o celular, com 3 horas e 45 minutos, segundo o que aponta os dados da pesquisa “Brazil: Digital in 2019 Report” realizada pelo site Pagbrasil, sendo que 2 horas e 50 minutos desse período normalmente é gasto em redes sociais.

Com tantos dispositivos conectados e por tanto tempo é absolutamente normal que as empresas passem a apostar cada vez mais nas estratégias de mobile marketing, a fim de fazer uso das suas vantagens para ampliar a presença da sua marca nas redes e aumentar a sua taxa de conversão.

Pensando nisso e no imenso potencial existente, nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender o que é mobile marketing, quais as principais estratégias que podem beneficiar o seu negócio e por que investir nelas. Então coloque o celular no modo avião por alguns minutos e aproveite mais esse conteúdo exclusivo.

O que é mobile marketing e qual o seu potencial?

O mobile marketing reúne uma série de estratégias para permitir que as empresas se conectem ao seu público-alvo através de aparelhos celulares, tablets e demais dispositivos móveis de forma mais contínua e com diversas finalidades, seja para divulgar informações sobre a marca, produtos, serviços, promoções pontuais e também para estabelecer relações mais significativas com os consumidores em potencial.

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a facilidade em atingir o consumidor, seja através de ações utilizando o serviço de mensagens (SMS), por WhatsApp, utilizando as redes sociais ou a geolocalização, o que valoriza uma relação de mão dupla, no qual a empresa não precisa apenas fazer suas campanhas e oferecer seus produtos, mas também criar uma dinâmica interativa totalmente diferente com seu público-alvo.

No último ano, o Brasil subiu duas posições no ranking de países mais conectados via celular, pulando da 5ª posição em 2018 para 3º lugar em 2019 no índice que mede o tempo médio gasto diariamente no celular com 3 horas e 40 minutos, um aumento de 35% em relação a 2017, atrás apenas da China, com 4 horas e Indonésia com média de 4 horas e 40 minutos diárias.

E mesmo que pareça muito, quando falamos de crianças e adolescentes, esse número cresce exponencialmente, para 5,7 horas por dia, durante a semana, segundo dados do aplicativo AppGuardian, de controle parental. Nos finais de semana o total salta para mais 20%.

No mundo mais de 5 bilhões de pessoas possuem aparelhos celulares, no Brasil a quantidade já ultrapassa o número de habitantes e se considerarmos o número de aparelhos portáteis, como tablets, por exemplo, existe em média 1,5 aparelhos por habitante, mas esses não são os únicos números que chamam atenção.

Segundo dados cedidos pela Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), 2019 terminou com mais de 197 milhões de conexões móveis, sendo 154 milhões de linhas com 4G e 43 milhões com 3G, contra 33 milhões de pontos de banda larga fixa.

Logo fica fácil entender o potencial do mobile marketing.

Por que investir em mobile marketing?

Como dissemos, o mobile marketing é uma estratégia elaborada para agir como uma troca entre empresa e público-alvo, pensando em campanhas e ações que se preocupem com a interatividade proposta, ou seja, com a experiência que o usuário terá ao ver o anúncio ou mensagem e em qual contexto ela acontecerá.

Quando pensamos na jornada de compra, para a maioria dos consumidores ela tem início no próprio celular, seja através de pesquisas em buscadores como o Google ou mesmo devido a anúncios e estímulos recebidos durante a navegação em sites (através de pop-ups) e redes sociais (com as dicas de influenciadores).

De fato, mais de 50% dos usuários usam o celular para conhecer novas marcas e produtos e isso motivou outra iniciativa das empresas, o investimento em mobile first.

Com um número cada vez maior de adeptos é absolutamente esperado que o mobile first passe a ser o foco inicial do desenvolvimento e arquitetura de sites pensados primeiramente para os dispositivos móveis, assim como o investimento em pesquisas de mercado estruturados especialmente para eles, como é possível ver no artigo “Mobile First para pesquisa de mercado: 4 dicas práticas” escrito pela equipe do Instituto QualiBest.

Mas quais seriam as outras razões para investir no mobile marketing? É o que veremos a seguir.

  • Aumentar as vendas

Certo, esse é o objetivo de qualquer modelo de campanha de marketing, mas seria errado negligenciar a sua importância. O número de vendas iniciadas e concretizadas via celular tem crescido tanto quanto a venda dos próprios aparelhos, em todo mundo, o que aliás já superou a demanda de desktops a bastante tempo.

Isso se deve à fatos como a versatilidade que os aparelhos móveis oferecem, que permite que o cliente seja impactado em diferentes plataformas, de forma muito mais sútil e personalizada, seja através das redes sociais, seguindo as sugestões dos influenciadores ou mesmo com um pop-up em sites comuns, nos anúncios em vídeos no Youtube, ou nos aplicativos de música.

  • Eficiência e assertividade na mensagem

Os fatos explicados anteriormente aumentam consideravelmente a eficiência e assertividade na comunicação com o público-alvo, o que o melhora o atendimento ao cliente e ajuda tanto na escolha de uma marca quanto na fidelização do cliente.

Outro aspecto que é valorizado quando a marca se comunica corretamente é a agilidade e capacidade na resolução de problemas, o que garante uma experiência de compra ainda mais satisfatória;

  • Localização dos usuários e o geomarketing

Um dos critérios básicos utilizados para segmentar um determinado perfil de público é a sua geolocalização, pois ajuda a definir de maneira mais precisa o tipo de abordagem que será usada.

Com o geomarketing, sua empresa é capaz de criar estratégias especialmente para pessoas mais próximas da sua localidade, principalmente quando a presença online da sua marca não é tão relevante quanto fisicamente.

Além disso, o uso de aplicativos para a conversão de clientes é outra tática extremamente valiosa, pois aumenta a interação com a empresa e ajuda a promover a sua marca de forma significativa, mantendo um relacionamento saudável através de enquetes realizadas dentro dos apps para colher resultados e insights reais para serem direcionados em ofertas e campanhas futuras.

Algumas estratégias eficientes para mobile marketing

Existem inúmeras estratégias que possuem grande eficiência e precisão no target, mas sem dúvidas, todas elas necessitam que você e a sua empresa tenham pleno conhecimento do seu público-alvo que desejam impactar, para então trabalhar na melhor abordagem possível, bem como das ações dos concorrentes e o espaço disponível para crescimento.

Para isso, realizar pesquisas de mercado é fundamental, pois ajuda a segmentar o perfil de consumidor ideal. Em outras palavras, uma pesquisa detalhada ajuda a entender o contexto mobile para divulgação do seu negócio.

De acordo com o relatório “Digital in 2019” feito pela We Are Social e Hootsuite no Brasil 61% das pessoas utilizam o celular para usar aplicativos de banco, 45% compram itens online apenas usando o aparelho, 38% fazem pagamentos e 8,2% possuem algum tipo de criptomoeda.

Além disso, o uso de diferentes aplicações torna as possibilidades de estratégias ainda maiores. Acompanhe algumas delas:

  • SMS e WhatsApp

96% dos usuários de celulares utilizam aplicações de mensagens como SMS e WhatsApp e se considerarmos a taxa de conversão de cada uma, o investimento se justifica.

O uso do SMS é uma das estratégias de mobile marketing mais antigas, porém não se tornou menos eficaz com o passar do tempo, sua taxa de aberto é de 98%, enquanto a taxa de resposta está em 26%.

Para se ter uma ideia, estratégias como o e-mail marketing, tem uma taxa de abertura média de 20%.

Já as campanhas por WhatsApp são uma excelente oportunidade para melhorar o relacionamento com os clientes, visto que pode alcançar muitas pessoas por um custo pequeno e devido as características da plataforma permitem uma linguagem mais intimista e descontraída, o que ajuda a construir um relacionamento mais duradouro.

Ela pode ser usada tanto para acompanhar o status de uma compra, como para a entrega de um produto, para tirar dúvidas, entre outras funções;

  • Redes sociais

97% das pessoas utilizam algum tipo de rede social e não é de hoje que as ações direcionadas para essas plataformas apresentam resultados incrivelmente satisfatórios.

O número de usuários nas principais mídias já ultrapassa a casa dos bilhões, como é o caso do Facebook com 2,27 bilhões no mundo e 127 milhões mensais no Brasil, Youtube  também com mais de 2 bilhões de usuário, sendo 133 milhões desses brasileiros e Instagram com mais de 1 bilhão de cadastros ativos no mundo e 73 milhões no Brasil.

Com um público tão grande, é normal utilizar de estratégias de mobile marketing específicas para cada plataforma, no Facebook por exemplo, mesmo com o crescimento do Instagram a taxa de engajamento saltou de 67% em 2019 para 73% em 2020. Já o Instagram se destaca por gerar até 4X mais engajamento que o rival azul e isso se deve principalmente a dinâmica da plataforma que criou o que hoje é conhecido como influenciadores digitais, pessoas que possuem um público orgânico altamente engajado, para saber mais acesse nosso estudo sobre o assunto “O post é pago, e aí?”.

O Youtube por sua vez tem uma dinâmica parecida com os influenciadores do Instagram para impactar o público e uma grande vantagens com relação ao tempo que as pessoas passam na plataforma, cerca de 25 horas semanais (entre crianças e adolescentes).

É possível ainda criar campanhas para aplicativos como o Waze, com o Waze Ads que direciona alertas para o usuário quando o carro não está em movimento, além de campanhas de bluetooth marketing que é realizada por proximidade e compartilha arquivos para divulgação do seu negócio para todos que estão próximos.

As ações planejadas de mobile marketing têm o objetivo de despertar o interesse dos clientes de maneira menos invasiva e mais personalizada, respeitando o estágio que cada um se encontra na jornada de compra e inserindo os anúncios e as interações de acordo.

O que é possível notar é que não falta razões para investir em mobile marketing, o número de compras está crescendo cada vez mais, as ações podem ser segmentadas de acordo com a localização dos usuários e o uso dos aplicativos para monitorar o comportamento dos consumidores torna o relacionamento e a comunicação entre clientes e empresas muito mais dinâmica.

Contudo, mesmo que seja uma “terra” de muitas oportunidades é crucial que toda campanha seja elaborada de maneira direcionada e previamente estudada para que não haja desperdício de recursos.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos do gênero faça o download de nossos estudos com insights valiosos sobre diferentes perfis de público-alvo que podem ser usados na sua campanha e acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das maiores tendências do mercado.

Para mais informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.