Co-branding uma estratégia de marketing em que duas ou mais marcas formam uma colaboração em torno de um produto ou serviço. Esta união de forças permite que ambas as marcas se beneficiem, pois, além da redução de custos de marketing, também permite que uma parcela maior de consumidores e prospects sejam alcançados (gerando um possível aumento na base de clientes.

O co-branding geralmente envolve duas estratégias: co-branding de componente e co-branding composto. O primeiro implica o uso de uma marca de renome como elemento na produção de outra marca igual. A marca componente está subordinada à marca principal como, por exemplo, uma determinada marca de adoçante a uma linha de produtos diet.

A marca do componente deve ser única, importante e protegida por uma patente. O co-branding de componentes leva a produtos de melhor qualidade, promoções mais eficientes, mais acesso ao canal de distribuição e maiores lucros.

Já o co-branding composto refere-se ao uso de duas marcas renomadas, de forma que elas possam oferecer coletivamente um produto ou serviço distinto que não seria possível individualmente, como seminários e palestras, por exemplo, reunindo as capacidades e expertises de duas ou mais empresas.

Para o profissional de marketing, investir no co-branding com institutos de pesquisas de mercado pode ser uma forma de divulgação interessante para ambas as marcas.

Comece a pensar nas pesquisas de mercado de maneira diferente

Ao pensarmos em pesquisas, o primeiro olhar nos leva à possibilidade de aprenderemos mais sobre os concorrente e sobre as percepções dos consumidores e prospects mas comece a pensar nas pesquisas de mercado de maneira diferente, com o potencial de gerar ações inovadoras para sua marca.

Seguem abaixo alguns exemplos:

Patrocínio de pesquisas originais

Encontre um tópico do setor em que a pesquisa possa ser revisada e atualizada anualmente ou regularmente. Ele pode incluir salários, prioridades do setor, tendências emergentes, etc. Ao criar uma marca conjunta com uma empresa de pesquisa respeitada, sua liderança será impulsionada e você poderá ser reconhecido em um novo setor.

Apoio ou participação em um evento local

Uma ótima maneira de criar ações de co-branding com institutos de pesquisas de mercado é apoiar e/ou patrocinar eventos e webinars, e também fazer parte de um painel de líderes do setor.

Eventos ao vivo são dinâmicos e trazem uma proximidade que não ocorrerá através de canais “escritos”, pois geram uma interação maior entre o apresentador e o público.

Se você co-patrocinar um evento com instituto de pesquisa de renome no mercado, poderá impactar com sua marca os clientes deste instituto e este instituto poderá impactar seus clientes trazendo boas oportunidades de negócios para ambos os lados.

Participação em pesquisas conjuntas 

Outra maneira de entrar em parceria com institutos de pesquisa é participar em uma pesquisa existente. Esse tipo de abordagem é menos oneroso, especialmente para o relatório produzido anualmente ou regularmente.

Com esse tipo de investimento, uma empresa normalmente tem seu logotipo na capa, juntamente com os logotipos de outros patrocinadores e o logotipo da empresa de pesquisa. Às vezes, os contratantes pagam por pergunta que se deseja fazer e o set up é rateado entre todos os participantes.

Projetos customizados pelo Instituto QualiBest permitem aumentar a relevância da marca e entender os elementos racionais e emocionais que permeiam a imagem de um negócio por meio da combinação de ferramentas criativas e inovadoras de pesquisa de mercado, identificando as sinergias.