O uso das mídias sociais como parte das estratégias de marketing tornou muito mais fácil alcançar o público-alvo de maneira eficiente e direta, estabelecendo um novo tipo de relação. Além de ter um papel fundamental para as empresas consolidarem sua comunicação corporativa, tornando mais claro seus objetivos, marcas e valores para o mercado.

Por esses e outros motivos usar as diferentes plataformas para engajar e reter o maior número de potenciais clientes é uma das estratégias mais efetiva dos últimos anos e nesse artigo do Instituto QualiBest explicaremos como usá-las nesse sentido.

Como sua empresa pode usar as mídias sociais?

Sem dúvidas 2021 será um ano no qual as organizações precisarão estar preparadas para direcionar mais recursos para as estratégias de mídias sociais.

Isso por que a pandemia causada pela COVID-19 fez com que a prioridade das empresas mudasse e a retenção de novos clientes passou a ser ainda mais importante. Haja visto que os internautas estão passando muito mais tempo online, em comparação a 2019, passou de 2h23 em 2019 para mais de 3h30 em 2020.

Dessa forma selecionamos algumas estratégias que podem ser indispensáveis no processo de retenção dos clientes através das plataformas sociais.

  1. Seja interessante e conecte-se aos seus clientes

As pessoas que procuram as redes sociais querem se conectar socialmente em algum nível, seja com outras pessoas ou empresas. Se você não possuir um perfil socialmente envolvente, com postagens interessantes e constantes, provavelmente não conseguirá criar esse tipo de vínculo com seu público.

Quando pensamos em marcas, a conexão pelas mídias sociais acontece por meio de perguntas, para fazer um elogio ou reclamação e esse tipo de interação pode ser excelente para causar um impacto significativo na experiência do cliente. Ou seja, o ponto inicial para construir uma relação de confiança;

  1. Ouça o que o cliente tem a dizer

Para que as experiências oferecidas estejam dentro das expectativas do seu cliente é preciso ouvi-los. Assim é muito mais fácil se adaptar às suas necessidades, o que por consequência acrescenta mais razões para que ele (o cliente) continue a se envolver com sua marca.

A equação é simples: dedicar mais tempo para ouvir é igual a implementações estratégicas de retenção de maior sucesso;

  1. Faça bom uso das informações coletadas

Saber o que seus clientes estão dizendo nas mídias sociais é a melhor maneira de entender a sua experiência e conseguir mais insights para otimizar o seu negócio.

Existem inúmeros recursos para se fazer isso, como os vídeos ao vivo do Facebook e o Instagram stories, onde é possível fazer enquetes e perguntas diretas que sejam mais relevantes para o seu nicho, por exemplo.

Dentre os principais benefícios da retenção de clientes através das redes sociais podemos destacar o ROI (retorno sobre o investimento), isso porque reter um cliente pode ser até 5x mais barato do que adquirir novos, visto que os já existentes costumam ser ainda mais lucrativo.

Os clientes fiéis costumam comprar com uma frequência 90% maior que os não fidelizados e tendem a gastar até 60% mais em cada compra. Sem mencionar sua relevância no bom e velho boa a boca (cliente fiel é sinônimo de cliente feliz e pessoas feliz falam).

Para saber mais sobre o assunto fique atento ao blog do Instituto QualiBest e para maiores dúvidas basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato