As redes sociais são uma alternativa extremamente eficiente para empresas que precisam vender mais, mas não possuem um orçamento enorme para investir em campanhas de divulgação massiva, em canais de mídia como emissoras de rádio, televisão, outdoors e demais meios.

Em média, o ROI de estratégias de mídias sociais é muito maior em comparação com outras ações de marketing tradicional e digital, o que torna o investimento muito mais atraente e nesse artigo do Instituto QualiBest explicaremos como isso pode se traduzir em vendas.

Por que investir em estratégias de redes sociais?

O Brasil está na segunda posição no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, com 140 milhões de usuário ativos, de acordo com o The Global State of Digital in 2019.

Pensando no engajamento, em comparação global o Brasil é o país com mais participantes em diferentes mídias, com 67% da população, a frente da China, Estados Unidos e Reino Unido. De acordo com dados da pesquisa “2021 Global Marketing Trends – Find your focus” realizada pela Deloitte.

Mas o que isso significa?

Os usuários dos países citados são os que mais se envolvem com as marcas que adquirem, sendo que em 2020 metade das pessoas pesquisadas se engajaram com uma marca ao menos uma vez ao longo do ano e desses, 15% tiveram estreitaram ainda mais essa relação.

Se você acompanha os nossos conteúdos a mais tempo, sabe o que isso significa. Quando um indivíduo se envolve com uma marca, maiores são as chances de se tornar um consumidor fiel e esses são os promotores de qualquer organização, pois além de falar bem dos produtos costumam gastar mais do que aqueles ainda não fidelizados, 60% mais.

Tendo dito isso, a seguir separamos algumas dicas para melhorar seu desempenho nas redes sociais:

  • Conheça o seu público para criar conteúdo de qualidade

É possível criar conteúdo de qualidade mesmo sem conhecer o seu público, porém eles não serão relevantes e logo serão inúteis para sua estratégia. Por isso é fundamental saber quem eles são: idade média, gênero, localização, profissão etc.

Assim, suas postagens serão muito mais interessantes para a sua audiência;

  • Identidade visual é fundamental

O caminho para fornecer uma experiência de compra online completa é extenso e cansativo, para as empresas, mas deve ser tranquilo e prazeroso para os clientes. E essa estruturação passa também por ações subjetivas como uma identidade visual forte e marcante.

Definir a sua desde o começo das suas ações ajuda o consumidor a perceber sua marca não apenas pelo produto em si, mas também pelo que ela desperta subconscientemente. Muitas vezes a memória afetiva de uma compra bem sucedida está ligada a aspectos intangíveis, como uma interação nas redes sociais;

  • Seja regular nas publicações

De acordo com a pesquisa “State of brand consistency”, realizada pela Lucidpress, quando uma marca mantém a periodicidade das suas ações elas podem gerar uma receita até 23% maior que as marcas que não o fazem.

Isso se deve ao fato de que a marca permanece sempre presente no dia a dia do público, de uma maneira ou de outra e como consequência, essas pessoas tendem a aceitar melhor novas campanhas de marketing;

As ferramentas de gestão de redes sociais são fundamentais para estruturar todo esse trabalho e ajudar na sua estruturação. Elas ajudam a programar as postagens, monitorar as métricas, medir a evolução de seguidores, avaliar o engajamento e medir o alcance das páginas.

É preciso também estar sempre atento ao que seus clientes estão dizendo, respondendo-os o máximo possível para se adaptar as mudanças que surgem ao longo do tempo.

Além de adotar essas dicas para vender mais nas redes sociais é preciso atrair leads a partir de outros canais e para saber como fazer isso basta continuar acompanhando nossos artigos e para maiores dúvidas entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.