A comunicação e a mídia de uma empresa não podem ser elementos de ação somente intuitiva. Saber o que quer com sua estratégia e quais são as metas a serem alcançadas são pilares-base para que o negócio tenha resultados reais de conversão e não haja gastos que sejam um tiro no escuro. Para isso, há pesquisas de mercado que podem trazer insights mais precisos com foco nesses temas, possibilitando campanhas mais assertivas também, com inovação, criatividade e relevância

Essas informações podem ser coletadas tanto antes de realizar uma campanha, para entender melhor os caminhos que ela pode tomar, como após o seu início, trazendo à tona dados sobre o que está funcionando, recall, impacto, percepção do público e desafios a serem transformados. Esta é uma das soluções Full Service do Instituto Qualibest, ou seja, que possuem um time sênior coordenando seu projeto de pesquisa para que obtenha respostas mais precisas de acordo com sua necessidade. 

Qual o passo a passo para estabelecer uma boa comunicação?

  1. Entenda os objetivos do seu estudo: este tópico é, na verdade, base para qualquer tipo de pesquisa que irá fazer. Sem entender exatamente o que pretende com o estudo e quais respostas quer obter, ele se perde e você acaba não colhendo informações que vão, de fato, resolver seu problema. 
  2. Customize o projeto de pesquisa com o time: ao lado da equipe que vai cuidar do seu projeto de pesquisa, entenda qual a melhor técnica de coleta das informações, tipo de relatório que deseja e defina prazos e custos. Atente também para o questionário da pesquisa e a melhor maneira de formulá-lo.  
  3. Entenda quem é o público-alvo que deseja atingir: quanto mais você souber sobre as pessoas com quem você quer se comunicar, melhor. Caso isso não esteja ainda muito claro, você pode fazer uma outra pesquisa focada justamente no público potencial para sua marca. Para se comunicar bem, é preciso falar a mesma língua dessa pessoa.  
  4. Busque referências que abram novos caminhos de campanha: quanto mais inspirações você tiver na hora de criar o briefing do seu projeto, melhor. Você pode buscar esses elementos na concorrência, em pesquisas sobre tendências e até nas interações que sua empresa já realiza com seu público. 
  5. Preserve a identidade de sua marca: ter muito claros sua missão, visão e seus valores/ propósitos vai ajudar a criar uma identidade forte e genuína, que convença as pessoas daquilo que você quer transmitir.
  6. Cuide da reputação da sua empresa: redes sociais e imprensa são duas ferramentas que demandam zelo. Não adianta fazer discursos negativos nessas plataformas e querer conquistar o público, que está cada vez mais ativo na relação com as marcas. Então, esteja sempre atento à maneira como você coloca seu tom de voz na mídia.

Veja abaixo como ouvir/ se comunicar com o seu consumidor na era da aceleração digital com Marcelo Tas:

 

Você também vai gostar de saber: