A pandemia tem causado fenômenos econômicos preocupantes para todos os segmentos da indústria, no que diz respeito ao varejo, por exemplo, desde que essa crise teve início até o mês de maio, a queda nas vendas chegou a quase 40%, principalmente nos bens de consumo duráveis, como eletroeletrônicos. Sendo o ponto de venda presencial o mais prejudicado.

Para tentar nadar contra essa maré, nesse artigo do Instituto QualiBest você vai entender como algumas atitudes e mudanças na comunicação podem ser benéficas para que o seu negócio resista e o consumidor se sinta mais atraído pelo PDV.

A importância do ponto de venda nas vendas

No varejo o objetivo principal é a venda, por esse motivo, o ponto de venda se torna o fator mais importante de uma loja, ele é a interface de contato mais próxima entre o cliente e a marca, logo, é o local no qual os desejos e expectativas do consumidor são ou não atendidos. Por esse motivo, é fundamental criar uma estratégia de marketing e branding bem definidas e alinhadas, pois é necessário não apenas gerar o desejo e interesse do cliente, mas também demonstrar o posicionamento da marca.

Esses preceitos são ainda mais importantes quando pensamos que os consumidores recebem diariamente toneladas de informações, por isso é um grande desafio se destacar não só no seu segmento, mas também entre os demais concorrentes que dividem a mesma prateleira, visto que 70% das decisões de compra presenciais são feitas no PDV (Segundo estudo realizado pela Nielsen Media Research) e em tempos de quarentena essas dificuldades apenas se intensificaram.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas para melhorar a comunicação da sua marca no PDV:

  • Insights de pesquisas de mercado

Para entender o que é mais efetivo nesse novo momento é importante saber que o comportamento do consumidor não é mais o mesmo de meses atrás, por isso, entender a importância dos insights de pesquisa de mercado para o marketing no ponto de venda deve ser a primeira atitude para uma mudança que pode levar ao aumento das vendas;

 

  • Novas prioridades

O consumidor está em busca de maiores vantagens e economias, logo é fundamental que as ações pensadas estejam de acordo com essas novas prioridades quando o cliente for a uma loja física.

 

  • Seja mais objetivo

A comunicação mais objetiva, bem elaborada e educativa é capaz de captar um público maior, facilitando a decisão de compra, visto que ajuda a destacar o seu produto no PDV, principalmente quando o consumidor está com pressa;

 

  • Ações colaborativas

Nesse momento é essencial que haja união entre as marcas e algumas atitudes como ações conjuntas podem ser uma alternativa saudável para aumentar as vendas em curto e médio prazo;

 

  • Busque reforçar sua presença online

Sabemos que mesmo durante a pandemia muitas pessoas não renunciam às compras presenciais, no entanto, isso não significa que você não deva apostar em estratégias para reforçar a presença da sua marca online, pois em toda campanha bem estruturada as plataformas devem se complementar.

No site do Instituto QualiBest você tem acesso a uma série de artigos e estudos que vão te ajudar a entender a importância de uma comunicação eficiente com seu público-alvo, tanto no e-commerce, quanto no varejo tradicional e para saber mais basta entrar contato conosco e falar com um de nossos especialistas.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato