Com o novo coronavírus e tudo que ele tem implicado aos hábitos da sociedade, o consumo de mídia cresceu substancialmente. O uso da internet aumentou em 43% nos últimos 6 meses, sendo 25% desde janeiro, valores bem superiores aos registrados nos anos anteriores. A audiência de veículos tradicionais como a TV também registrou números históricos de ibope, motivado (entre outros fatores), pela busca de informações e notícias locais.

Mas como andam as preferências das pessoas? Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai saber o que tem sido consumido, quais as mídias em destaque e com qual propósito.

As preferências de consumo de mídia

O crescimento nas buscas por diversão e informação durante o coronavírus nos principais motores de busca é notório, de acordo com o que aponta a pesquisa “Os impactos da pandemia na vida dos brasileiros”, 67% das pessoas passaram a consumir mais conteúdos de entretenimento como séries e filmes, o acesso a sites de notícias também aumentou em 50%, tal qual a procura por noticiários na TV que depois da pandemia atraiu aproximadamente 46% das pessoas.

Além disso, o consumo de música subiu 43%, bem como aqueles que passaram a seguir influencers digitais (22% a mais que antes), com predileção por influenciadores como o biólogo e pesquisador brasileiro Átila Iamarino.

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas que passaram a acompanhar os influencers, o fazem para:

  • Se divertir, 68%;
  • Se informar sobre assuntos de seu interesse, 49%;
  • Ficar informado sobre novidades a respeito de produtos e serviços, 29% (Uma tendência que se mantém desde períodos anteriores ao coronavírus);
  • Se informar sobre a pandemia, 24%;
  • Outros motivos somaram 3% do total.

Dentre as redes sociais mais utilizadas o Youtube lidera em entretenimento (67%), seguido pelo Instagram (52%) e Facebook (46%) e dicas para atividades para entreter crianças (61%). A plataforma mais utilizada para adquirir informações sobre a pandemia é o Facebook, com 34%.

Na categoria de entretenimento, os usuários de mídias sociais estão permanecendo em média 19 minutos a mais em páginas do tipo, um crescimento de 26%.

O acesso sites com a categoria “Games” também aumentou cerca de 20%, segundo dados da Comscore, com quase 200 milhões de acessos entre os dias 16 a 22 de março. No que diz respeito a sites de notícias o aumento saltando de 440 milhões de acessos diários, para mais de 560, um crescimento total de 43%.

E você, quer saber mais sobre os principais insights de dados de consumo de mídia? Basta acessar o site do Instituto QualiBest e baixar na íntegra nossos estudos ou entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato