Se adaptar a rotina de trabalhar em home office envolve principalmente ter um grande senso de disciplina e foco. Para a imensa maioria essa não era a realidade com a qual estavam acostumados, mas depois do início da pandemia e a obrigatoriedade da quarentena, profissionais de diferentes setores passaram a fazer parte desse grupo.

Para ilustrar melhor como tem sido essa adaptação para os trabalhadores, a equipe do Instituto QualiBest preparou o estudo “Os impactos da pandemia na vida dos brasileiros” com dados e informações que ajudam a narrar as impressões dessa experiência.

Como anda a adaptação para quem trabalha em home office?

Segundo os dados levantados pelos especialistas do Instituto QualiBest, a maioria das pessoas conseguem respeitar o trabalho dentro de suas residências e ainda são capazes de conciliar os afazeres da empresa com as tarefas domésticas, sendo que para 40% dos entrevistados o trabalho remoto é mais tranquilo e ao retornarem a rotina normal sentirão falta do regime de trabalho.

Outros dados a respeito da opinião dos profissionais sobre trabalhar em home office durante a quarentena incluem:

  • 59% dizem que todos em suas casas respeitam o home office;
  • 44% conseguem gerenciar bem o tempo entre o trabalho e as atividades domésticas;
  • 37% se sentem mais tranquilos trabalhando em home office, enquanto 13% preferem a rotina anterior;
  • Já 36% dizem que sentirão falta de trabalhar em home office quando a quarentena acabar, 18% não;
  • Para 22% o trabalho tem rendido mais, contudo 56% não souberam precisar se há diferenças e para 21% o ambiente tradicional é mais vantajoso nesse aspecto;
  • Com relação as adaptações apenas 9% tiveram que fazer comprar para tornar o home office mais confortável, enquanto para 64% isso não foi necessário;

Mesmo com essas opiniões ainda é difícil dizer se estar longe do ambiente de trabalho comum tem algum efeito benéfico no rendimento dos trabalhadores.

No entanto, não são todos os profissionais que vivem a mesma realidade, autônomos, liberais e proprietários de negócios ainda são os maiores prejudicados pela pandemia, desses 51% estão em isolamento sem trabalhar, 36% estão em isolamento e continuam com suas atividades, 9% ainda saem para trabalhar e 4% estão em outras situações.

Já aqueles que são subordinados de empresas em sua maioria continuam trabalhando, seja em home office ou presencialmente, 36% estão cumprindo suas tarefas de casa, 29% precisam sair para trabalhar, 25% estão em casa sem trabalhar e 10% de férias ou licença.

O que mais preocupa é a possibilidade de aumento na taxa de desemprego e segundo a pesquisa 4% foram demitidos devido aos acontecimentos, enquanto 25% já estavam desempregados e 5% fazem parte do grupo que não trabalha, como estudantes, aposentados e donas de casa.

Para ter acesso aos dados na íntegra basta acessar nosso estudo “Os impactos da pandemia na vida dos brasileiros”.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato