A diferença entre amostra e população é que a amostra se trata de um grupo pequeno dentro da população. Ou seja, no momento de definir com quem falar durante uma  , uma parte da população que possui as características procuradas para explicar determinado fenômeno é estudada.

A população é um conjunto de pessoas que possuem características comuns entre si. Importante ressaltar que não é necessário que sejam apenas seres humanos, mas também uma coleção de dados com os mesmos parâmetros. Quando encontrada dentro dessa população, a amostra pode ser probabilística ou não probabilística. Clique aqui para entender mais sobre os tipos de amostra de pesquisa e dicas para escolher a sua.

O formato dos dados reunidos em amostras de pesquisa varia de acordo com os tipos de estudo, as necessidades a respeito do planejamento e a qualidade das informações. O mais importante é ter critérios claros sobe como será feita essa seleção, além de um objetivo de pesquisa transparente para toda equipe.

Neste artigo do Instituto QualiBest, você conhece erros e acertos comuns no momento de definir a amostragem.

Quando escolher a população e quando escolher a amostra?

As amostras tiradas da população costumam ser bastante utilizadas por ser mais fácil e economicamente viável analisar um subgrupo do que o grupo completo dentro daquelas características.

Imagine que, por exemplo, para saber o que a população brasileira pensa sobre um tema, seria preciso entrevistar cada um dos brasileiros, sem deixar ninguém de fora. A amostragem permite ter uma opinião média baseada em uma parcela selecionada de maneira minuciosa para representar todos que vivem no país.

Além de mais rentável, utilizar uma amostra é também mais prático, considerando que será menor e vai facilitar a coleta de dados com precisão. Tem ainda o fator tempo: quanto menor a quantidade de pessoas a entrevistar, menor o tempo dedicado à pesquisa, possibilitando dessa forma resolver questões urgentes com dados que representem com qualidade a população onde a amostragem está inserida.

 

Veja as principais diferenças:

  • As características mensuráveis de uma população são chamadas parâmetros, enquanto a de uma amostra se chamam estatísticas.
  • Quando uma população inteira é analisada, a margem de erro se limita a uma resposta inconsistente de uma pessoa, sendo quase nula. Na amostra, existe margem de erro calculada para cada estudo.
  • As respostas da população definem o todo, enquanto as da amostragem definem uma média.