A diferença entre amostra e população é que a amostra se trata de um grupo pequeno dentro da população. Ou seja, no momento de definir com quem falar durante uma  , uma parte da população que possui as características procuradas para explicar determinado fenômeno é estudada.

A população é um conjunto de pessoas que possuem características comuns entre si. Importante ressaltar que não é necessário que sejam apenas seres humanos, mas também uma coleção de dados com os mesmos parâmetros. Quando encontrada dentro dessa população, a amostra pode ser probabilística ou não probabilística. Clique aqui para entender mais sobre os tipos de amostra de pesquisa e dicas para escolher a sua.

O formato dos dados reunidos em amostras de pesquisa varia de acordo com os tipos de estudo, as necessidades a respeito do planejamento e a qualidade das informações. O mais importante é ter critérios claros sobe como será feita essa seleção, além de um objetivo de pesquisa transparente para toda equipe.

Neste artigo do Instituto QualiBest, você conhece erros e acertos comuns no momento de definir a amostragem.

Quando escolher a população e quando escolher a amostra?

As amostras tiradas da população costumam ser bastante utilizadas por ser mais fácil e economicamente viável analisar um subgrupo do que o grupo completo dentro daquelas características.

Imagine que, por exemplo, para saber o que a população brasileira pensa sobre um tema, seria preciso entrevistar cada um dos brasileiros, sem deixar ninguém de fora. A amostragem permite ter uma opinião média baseada em uma parcela selecionada de maneira minuciosa para representar todos que vivem no país.

Além de mais rentável, utilizar uma amostra é também mais prático, considerando que será menor e vai facilitar a coleta de dados com precisão. Tem ainda o fator tempo: quanto menor a quantidade de pessoas a entrevistar, menor o tempo dedicado à pesquisa, possibilitando dessa forma resolver questões urgentes com dados que representem com qualidade a população onde a amostragem está inserida.

Veja as principais diferenças:

  • As características mensuráveis de uma população são chamadas parâmetros, enquanto a de uma amostra se chamam estatísticas.
  • Quando uma população inteira é analisada, a margem de erro se limita a uma resposta inconsistente de uma pessoa, sendo quase nula. Na amostra, existe margem de erro calculada para cada estudo.
  • As respostas da população definem o todo, enquanto as da amostragem definem uma média.
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato