A coleta de dados é literalmente colher informações que vão ajudar nas tomadas de decisão, posicionamentos e estratégias da sua empresa. Ela pode ser realizada de maneiras diferentes – desde uma análise mais simples das redes sociais até uma pesquisa ampla de mercado.

O objetivo final da coleta de dados vai ser traçado pela sua equipe e pode envolver, por exemplo, entender o comportamento do público a respeito de um produto específico, quem são os consumidores que sua empresa pode atingir e ainda não o fez, como um novo serviço pode impactar o mercado, entre outros.

Para se ter uma ideia da importância dessa ferramenta, atualmente, o mercado de dados vale mais do que o mercado de petróleo. Isso acontece porque informações bem captadas e usadas de maneira assertiva podem fazer conversões importantes para seu empreendimento, gerando mais engajamento, fidelizando público e o mais importante: vendendo mais.

De qualquer maneira, o segredo não está exatamente na coleta de dados, mas sim na qualidade do que foi coletado e, principalmente, na análise que é realizada. Por isso, para conseguir essas informações, é preciso planejamento, estruturação e uma boa equipe para captá-los e interpretá-los, transformando a base em um relatório que responda às suas principais questões e resolva o seu problema.

Como realizar uma coleta de dados?

  1. Defina o objetivo: uma pesquisa precisa ter um porquê de existir. Por isso, defina qual o problema da empresa que quer resolver e transforme em um objetivo claro e assertivo para iniciar seu estudo.
  2. Elenque os KPIs estratégicos: os indicadores vão auxiliar no monitoramento de métricas diárias e ajudar a não perder o foco em relação às metas que se deseja alcançar.
  3. Entenda os tipos de pesquisa para saber o que melhor se adequa à sua situação – Quantitativa? Qualitativa? Híbrida? Online ou presencial? Dados primários ou secundários? A coleta será com base em outras métricas pré-existentes?
  4. Se você optar por uma pesquisa de mercado de dados primários, defina sua amostra de pesquisa. Para isso, entenda bem o objetivo e garanta que está trabalhando com a amostragem correta.
  5. Com base nos tópicos anteriores, desenvolva seu planejamento. Lembre-se de que ele vai guiar todo o trabalho, então, use o tempo que for necessário para criá-lo.
  6. Aplique sua pesquisa no público-alvo do seu negócio ou colete seus dados secundários.
  7. Faça a análise dos dados coletados. Perceba que cada tipo de pesquisa gera um material diferente e, portanto, a análise deve ser a mais adequada.
  8. Utilize as informações para sua estratégia final.

Dicas para uma coleta de dados de qualidade

Antes de mais nada, é preciso que sua ferramenta de coleta seja de confiança. Você pode escolher entre formulários de pesquisa, métricas de redes sociais, Analytics do Google e até contratar uma empresa que faça o trabalho junto a você, como é o caso do Instituto QualiBest. O importante é que, independentemente da escolha, seja uma fonte de qualidade.

Em seguida, entenda quem são as pessoas que estão fornecendo aquelas respostas. Os dados básicos de geografia, idade, gênero e classe social podem não ser suficientes. É preciso se aprofundar nas características de comportamento desse target porque, de acordo com o tipo de público, você terá respostas diferentes para a mesma pergunta. Saiba com quem exatamente você quer falar para resolver seu problema.

Lembre-se ainda que menos é mais. Não é preciso ter uma gama enorme de informações se a maioria não ajudar a responder seu problema principal. O mais importante não é a quantidade de dados, mas a qualidade deles para atingir o seu objetivo. O que você realmente precisa saber? – Essa é a pergunta que vai dar início ao estudo e que vai guiar a análise de resultados.

Quais são os principais tipos de coleta de dados?

  • Google Analytics (plataforma gratuita que traz dados de tráfego e origem de usuários).
  • CRM (Customer Relationship Management, que ajuda a mapear a jornada do cliente e a gerenciar o relacionamento).
  • Big Data (uma grande quantidade de dados analíticos recolhidos em diferentes ferramentas online e que, uma vez cruzados, trazem informações valiosas).
  • Oracle Data Mining (ajuda a projetar comportamentos pela mineração de dados).
  • Pesquisas online ou físicas (por meio de questionários elaborados profissionalmente, é possível realizar uma boa coleta de dados).
  • Há ainda métodos baseados em entrevistas, questionários, levantamentos, pesquisas em documentos, observações, grupos focais e outros.

Você pode ainda usar a coleta de dados como forma de se relacionar melhor com seu cliente, a partir do momento que ouve a opinião dos mesmos. Acesse este artigo do Instituto QualiBest para entender como fazer uma boa pesquisa de satisfação.

Em resumo, a coleta de dados é essencial para entender o comportamento do consumidor e suas preferências. Essas informações vão guiar as tomadas de decisão da sua empresa e sua estratégia de marketing, levando em consideração seu segmento de mercado. Uma boa coleta de dados é crucial para otimizar os serviços do seu negócio.

Gostou deste artigo? Aproveite para saber mais, entrando em contato conosco.