A pesquisa de intenção de compra diz respeito aos dados coletados sobre a aceitação de produtos e serviços que os consumidores possuem ou passariam a consumir. Insights esses, extremamente valiosos para que as empresas possam criar estratégias com o objetivo de entender o que o público procura e como atender a essa demanda adequadamente.

Em uma realidade na qual os clientes se tornaram ainda mais exigentes e atentos ao que estão consumindo, se torna essencial compreender os fatores que os levam às compras. Por esse motivo, nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir qual a importância de realizar uma pesquisa de intenção de compra e como ela pode ajudar a sua empresa a se destacar.

Quais os fatores que influenciam na intenção de compra do seu público-alvo?

A atual situação econômica desencadeada pela Covid-19, reforçou algo que o mercado já sabe desde crises passadas: que o consumo das famílias brasileiras será de grande importância para a retomada da economia.

Segundo o IBGE, o setor de consumo das famílias representa 65% da composição do PIB nacional. Porém, nesse momento, a intenção de compra futura dos cidadãos no período pós-quarentena está menor para 42% da população adulta, o que significa cerca de 69 milhões de pessoas, em comparação ao período pré-pandemia.

Com isso, entender os fatores que podem alavancar as vendas é fundamental e para tanto há 6 passos fundamentais que já citamos em outros artigos e são comuns para toda estratégia pautada em pesquisas de mercado.

São eles:

  1. Conhecer seu público-alvo;
  2. Estudar sua concorrência;
  3. Usar o tom de voz correto;
  4. Traçar objetivos de acordo com as necessidades que os seus produtos e serviços buscam solucionar para seus clientes;
  5. Proporcionar uma experiência que respeite a jornada de compra do consumidor;
  6. Fazer ações constantes e que estejam de acordo com o que a sua marca propõe.

Esse processo é indispensável para se adequar ao processo de decisão de compra do seu target e fará com que a sua empresa esteja um passo à frente da concorrência nos momentos mais conturbados.

Mas quando falamos dos fatores que influenciam na decisão de compra, temos que pensar que o comprador leva em consideração alguns fatores, práticos e sentimentais, tais como: experiências anteriores, a marca, o custo-benefício, preço, a opinião de terceiros, entre outros.

Com tamanha competitividade, alinhada à consciência que os consumidores possuem, exigindo não apenas produtos que atendam suas necessidades, mas também uma marca que esteja de acordo com a sua visão faz com que conhecer os processos que envolvam a intenção de compra e os drivers que mais influenciam seja essencial.

Um estudo detalhado (pesquisa de intenção de compra) torna mais fácil o entendimento desses drivers/fatores, fazendo com que as companhias que adotem tais estratégias entendam que apenas vender não é o suficiente para continuar vendendo. É preciso encantar o público, com a intenção de construir um relacionamento mais sólido em prol da fidelização.

Para saber mais sobre o assunto acesse nosso artigo “O que é árvore de decisão de compra e como ela influencia na experiência do consumidor”.

E para mais informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos especialistas.