Investir em estratégias de marketing de influência, SEO, de e-mail, links patrocinados, marketing de conteúdo, de relacionamento, de nicho, social, promocional, de atração e outbound são apenas algumas das principais ferramentas usadas para alavancar campanhas, tanto no ambiente digital quanto físico.

Mas ainda assim, elas podem não ser suficientes se não soubermos quem é o público-alvo, os principais concorrentes, as tendências do mercado, entre outros fatores. Na verdade, quando pensamos em estratégias para melhoria do marketing de uma empresa, não existe receita pronta e sim muito estudo, planejamento e comprometimento com os objetivos traçados.

De acordo com os especialistas do Instituto QualiBest é necessário utilizar diversos métodos individuais para fazer sua empresa se destacar, adotando ações não convencionais para tornar sua marca ainda mais relevante para os consumidores e assim conseguir construir um relacionamento sólido e durável.

Eu sei que parece muito, mas para entender melhor essa história é só acompanhar esse artigo especial que preparamos para você até o final para descobrir quais as estratégias que melhor irão se adequar para a realidade do seu negócio.

Como se planejar para optar pelas melhores estratégias de marketing

10 em cada 10 especialistas afirmam “um planejamento bem estruturado é a forma mais eficiente de realizar as ações mais efetivas para a sua empresa”. Tudo bem, esse não é um comercial de creme dental e esses dados podem até não ser oficiais, mas não há dúvidas de que a informação é verdadeira.

Se você acompanha o blog do Instituto QualiBest sabe que fazemos questão de tocar nesse ponto sempre que temos a oportunidade. Isso porque essa é a forma como nós trabalhamos sempre que queremos implementar alguma nova ação e essa é a maneira com a qual guiamos cada projeto que assumimos.

Por esse motivo, antes de elencarmos as melhores estratégias de marketing vamos falar das práticas mais indicadas durante as etapas que as antecedem.

  • Definir seus objetivos

A definição dos objetivos é crucial para o planejamento estratégico de marketing, até mesmo por isso ele deve estar claro desde o início do projeto. Sendo que ele pode ser feito para atender uma infinidade de necessidades, passando pelo complexo reconhecimento da marca e tudo o que a rodeia, até ações mais simples para aumentar as vendas ou fidelizar mais clientes.

Por isso, sente com a sua equipe, faça um bom briefing com todas as informações essenciais, pense nos objetivos da sua estratégia e faça os questionamentos certos: quem você quer alcançar? Quais problemas seu produto busca resolver?

  • Saiba quem é seu público-alvo e defina sua persona

Para ter efetividade nas suas ações você deve saber quem é o seu público-alvo. Assim que ele esteja definido é muito mais fácil saber quais serão as estratégias que trarão os melhores resultados para a sua empresa.

A maneira mais direta e que traz os insights mais confiáveis para fazer isso é através das pesquisas de mercado, que ajudam a definir informações demográficas sobre esses indivíduos, como: gênero, idade, renda, localização, formação, entre outros.

Além de ser possível se aprofundar nesses questionamentos, para saber quais são seus hobbies, o que os motivam a consumir e quais seus hábitos diários a caminho do trabalho, por exemplo. Dados cruciais para ajudar na definição da persona ideal da sua organização.

Um perfil verossímil de consumidor ideal de seus produtos e serviços. Saiba mais acessando nosso estudo “Pesquisa de mercado, público-alvo e persona: o caminho para estratégias assertivas”.

  • Conheça seu mercado

Falar sobre conhecer seu mercado significa ter plena ciência de tudo que o cerca: quem são seus concorrentes e o que eles fazem para ter a representatividade que possuem em seu nicho, quais os gargalos operacionais e oportunidades que existem, qual o espaço que sua empresa possui para se desenvolver etc.

Pensando nisso, o planejamento nessa etapa também deve incluir uma pesquisa de mercado alinhada a esses objetivos. Descubra como seus concorrentes atuam, quais estratégias eles aplicam e em quais aspectos ele é mais eficiente.

É importante saber reconhecer quando eles estão fazendo um bom trabalho, mesmo que para você não pareça, pois assim é mais fácil criar contramedidas para se destacar e conquistar a sua fatia.

  • Escolha os melhores canais

Agora que você já definiu seus objetivos e tem as informações necessárias do “Power Trio” (mercado, público e concorrentes) é hora de escolher os melhores canais para veicular suas campanhas.

Partindo das etapas anteriores é muito mais fácil saber onde seu público está e como ele quer ser impactado pelo o que você tem para oferecer. Existem diversos canais que podem fazer parte das suas estratégias e há uma maneira de fazer a diferença em cada um deles. Nessa etapa o plano de mídia vai fazer toda a diferença.

Do esse planejamento deve ser feito considerando a jornada de compra que o cliente faz e para isso é importante que a sua empresa simule essa etapa considerando os seus principais pontos: reconhecimento, consideração e compra.

Uma vez que o planejamento esteja pronto é o momento de colocar em prática as estratégias de marketing que melhor se encaixam para o seu negócio e a seguir você irá descobrir quais são as principais.

5 Principais estratégia de marketing

Com a “revolução” causada pelo marketing digital, hoje, qualquer empresa pode competir ombro a ombro até mesmo com as grandes organizações. Isso porque as possibilidades de veiculação de uma campanha não se restringem mais apenas aos canais populares, como televisão, rádio e revistas impressas, nas quais os melhores horários e principais páginas ficam sempre com aqueles que possuem mais dinheiro para investir.

Com uma estratégia bem planejada e assertiva é possível se valer de ações que vão se refletir de maneira positiva independentemente do âmbito em que você esteja atuando, esteja seu produto ou serviço disponível principalmente no mundo físico ou digital.

Por essa razão e pensando em divulgar ações que sejam benéficas para empresas de todos os portes, a equipe do Instituto QualiBest separou as 5 principais estratégias de marketing para que você também vai querer implementar.

São elas:

  1. SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma das estratégias mais importantes atualmente de promoção. Se a sua empresa atua no ambiente digital, ela é indispensável e caso ela esteja presente apenas nos espaços físicos, você está perdendo tempo.

Isso porque ela funciona posicionando sites e blogs nas primeiras posições do Google e demais motores de busca da internet.

Se pensarmos na jornada de compra do seu cliente ou mesmo na sua própria, você vai perceber que a procura pela resolução de um “problema” passa indubitavelmente pela busca na internet.

A ideia é que o público-alvo seja atraído de forma orgânica, natural, para as suas páginas e para isso, precisa obedecer a uma série de métricas, que atuam alinhadas com outras estratégias. Podemos dizer que ele funciona de duas maneiras distintas: o SEO on-page, que cuida de toda otimização realizada dentro do site e SEO off-page, que diz respeito as otimizações feitas fora do seu site.

No primeiro tipo, as mudanças se relacionam principalmente com a estrutura do site e dos conteúdos, já o segundo tipo diz respeito a fatores como link building, mídias sociais, entre outras ações;

  1. Marketing de conteúdo

Um dos braços das estratégias de SEO, o marketing de conteúdo tem o objetivo fundamental de tornar seu público-alvo mais engajado com o que sua empresa promove, fazendo com que a sua rede de clientes e potenciais leads cresça no processo.

Isso acontece através da criação de diferentes conteúdos que sejam relevantes, ou seja, que não seja focado apenas em vender, mas sim que agregue algum valor para quem esteja lendo.

E isso pode acontecer por meio de posts em blogs, por exemplo.

Apesar de ser uma estratégia que leva tempo (como SEO) ele não requer grandes investimentos financeiros e traz vantagens como: aumento no tráfego do site, gera brand awareness, aumenta o engajamento da sua marca, gera leads e vendas, reduz o custo para adquirir novos clientes e educa o mercado e o público, fazendo com que clientes mais qualificados procurem por você;

  1. E-mail Marketing

Em números totais, poucas metodologias se mostram tão promissoras como o e-mail marketing. Em 2020 o número de usuários com uma conta de e-mail deve chegar a 3 bilhões e quando associamos isso ao fato de que as pessoas passam em média 13 horas semanais de trabalho apenas checando suas caixas de entrada, esse número se torna muito mais relevante.

Essa ferramenta pode tanto agir para complementar uma ação de marketing de conteúdo ou redes sociais, por exemplo, como para ser a estrela dessas campanhas, dado os recursos e vantagens que oferece.

Ele atua como uma maneira simples de se relacionar com seus clientes oferecendo um conteúdo de qualidade e que provavelmente ele espera encontrar. Sendo fundamental para estreitar os laços com a sua empresa;

  1. Redes sociais

Você já considerou o impacto que as ações nas redes sociais podem ter para o seu negócio? Para se ter uma ideia, em 2019 mais de 83% das empresas passaram a apostar em ações com influenciadores digitais. Os principais motivos para isso são:

  • a maior parte da população prefere fazer compras online e aproximadamente 74% dessas pessoas possuem perfis em alguma rede social;
  • O retorno sobre esse tipo de investimento é em média 11 vezes maior do que em outras estratégias;
  • E quando se trata de recomendações, 92% das pessoas ouvem mais seus influenciadores favoritos.

Precisa de mais motivos? Saiba mais sobre isso em nosso artigo “O que é marketing de influência e quais são suas vantagens”;

  1. Realize pesquisas para conhecer seu consumidor

Nesse artigo já falamos algumas vezes sobre a importância das pesquisas de mercado no planejamento das suas estratégias. Contudo elas também são cruciais no decorrer das suas ações.

E isso ocorre pois essa é uma ferramenta que pode servir para atualizar ações sazonais, mantendo sua equipe sempre ciente das principais mudanças de comportamento de dos hábitos de consumo do seu público, além de fornecer insights valiosos sobre como eles percebem sua marca ou sobre o que pensam da experiência que a sua companhia oferece durante a sua jornada de compra. Ou seja, indispensável.

Obviamente que para poder decidir quais as melhores ações inbound e outbound para o seu negócio é preciso entender bem a realidade de mercado que se está inserido, sendo que em grande parte dos casos, apenas os 5 exemplos que citamos podem não ser suficientes.

Por esse motivo, se torna ainda mais indispensável um plano de ação estruturado que gere insights relevantes e qualificados para os seus objetivos e para isso você precisa contar com uma empresa referência no mercado como o Instituto QualiBest, que além de divulgar pesquisas detalhadas sobre diversos nichos e realidades ainda oferece soluções que vão de acordo com o que seus clientes precisam.

Quer saber mais sobre o assunto? Basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato