A pesquisa rápida do conceito Agile é um processo mais rápido, econômico e assertivo, que visa principalmente a uma redução de desperdícios – de tempo, de recursos para gerar insights. A solução, oferecida pelo Instituto Qualibest já há alguns anos, tornou-se tendência no mercado por conta de sua agilidade e praticidade. Para facilitar a demanda, desenvolvemos ainda o QExpress, uma ferramenta onde é possível organizar um questionário com até 25 perguntas, somando um máximo de 15 minutos de aplicação. O estudo leva um tempo total médio de cinco dias úteis e pode ser acompanhado em tempo real por quem o contratou. Clique aqui para saber mais detalhes de como fazer uma pesquisa Agile.

Esse tipo de entrega express faz parte do Manifesto Agile (2001), com um conjunto de valores, princípios e atitudes que nascem do desenvolvimento de softwares e se adaptam a diferentes setores. De qualquer maneira, é preciso ter em mente que nem todo objetivo de pesquisa se encaixa nessa categoria, que pode trazer um público-alvo condizente com os objetivos e insights insuficientes. Nesses casos, o melhor é estudar outros métodos de pesquisa que possam resolver sua questão.

Uma vez que esteja tudo alinhado e você opte pela pesquisa rápida, ela pode ser econômica em relação a outros métodos. Porém, se você precisar de algum outro tipo de estudo para chegar aonde quer, também existem maneiras de economizar. O Instituto Qualibest separou quatro conselhos para ajudar nessa redução de custos. Clique aqui e entenda.

Profissão do futuro?

O Fórum Econômico Mundial publicou, em janeiro de 2021, o relatório “Empregos do Amanhã” e uma das informações de destaque é que profissionais com metodologia ágil devem se destacar, ao mesmo tempo que alguns macro grupos de profissões saem na frente: vendas, marketing e conteúdo; saúde; dados e inteligência artificial; engenharia e computação em nuvem; desenvolvimento de produtos; economia verde; e pessoas e cultura. Dentro do cenário Agile, as funções de destaque são aquelas que resolvem conflitos durante o desenvolvimento de um serviço ou produto.

Isso mostra a importância cada vez maior de ter um facilitador que entenda o mercado e o público para ajudar a sua empresa a alcançar as metas. Esse é também o papel da pesquisa dentro do seu empreendimento. O consumidor sempre vai buscar pelas melhores oportunidades e o que ele entende por isso é variável de acordo com a pessoa, mas pode seguir alguns padrões dentro de grupos segmentados e, assim, ter alguém que consiga trazer esses dados à tona com qualidade e credibilidade é essencial para seu negócio. Saiba aqui como escolher sua empresa de pesquisa.

Como funciona a pesquisa rápida?

Basicamente, a pesquisa ágil é uma solução para as urgências geradas por mudanças de comportamento de consumidores. Um exemplo disso é a própria pandemia: ela aconteceu de um dia para o outro, fazendo com que os consumidores alterassem de maneira muito rápida a forma como se relacionam com as marcas e empresas. Isso acaba gerando a necessidade de algo que mostre de um jeito ágil as informações pontuais que um negócio precisa ter em mãos para adaptar-se ao novo momento junto ao seu público. Aqui é possível perceber as diferenças entre esse tipo de estudo e as pesquisas tradicionais.

Mesmo que a ideia seja um processo rápido, é preciso ter um planejamento prévio para que o retorno do investimento alcance suas expectativas atingindo os resultados esperados. Por isso, há uma série de passos importantes para criar um bom projeto de pesquisa Agile, começando por identificar os objetivos, fazer um mapeamento do processo e envolver a equipe de maneira que ela se sinta confortável com a metodologia.

Você também pode gostar: