A pesquisa rápida do conceito Agile é um processo mais rápido, econômico e assertivo, que visa principalmente a uma redução de desperdícios – de tempo, de recursos para gerar insights. A solução, oferecida pelo Instituto Qualibest já há alguns anos, tornou-se tendência no mercado por conta de sua agilidade e praticidade. Para facilitar a demanda, desenvolvemos ainda o QExpress, uma ferramenta onde é possível organizar um questionário com até 25 perguntas, somando um máximo de 15 minutos de aplicação. O estudo leva um tempo total médio de cinco dias úteis e pode ser acompanhado em tempo real por quem o contratou. Clique aqui para saber mais detalhes de como fazer uma pesquisa Agile.

Esse tipo de entrega express faz parte do Manifesto Agile (2001), com um conjunto de valores, princípios e atitudes que nascem do desenvolvimento de softwares e se adaptam a diferentes setores. De qualquer maneira, é preciso ter em mente que nem todo objetivo de pesquisa se encaixa nessa categoria, que pode trazer um público-alvo condizente com os objetivos e insights insuficientes. Nesses casos, o melhor é estudar outros métodos de pesquisa que possam resolver sua questão.

Uma vez que esteja tudo alinhado e você opte pela pesquisa rápida, ela pode ser econômica em relação a outros métodos. Porém, se você precisar de algum outro tipo de estudo para chegar aonde quer, também existem maneiras de economizar. O Instituto Qualibest separou quatro conselhos para ajudar nessa redução de custos. Clique aqui e entenda.

Profissão do futuro?

O Fórum Econômico Mundial publicou, em janeiro de 2021, o relatório “Empregos do Amanhã” e uma das informações de destaque é que profissionais com metodologia ágil devem se destacar, ao mesmo tempo que alguns macro grupos de profissões saem na frente: vendas, marketing e conteúdo; saúde; dados e inteligência artificial; engenharia e computação em nuvem; desenvolvimento de produtos; economia verde; e pessoas e cultura. Dentro do cenário Agile, as funções de destaque são aquelas que resolvem conflitos durante o desenvolvimento de um serviço ou produto.

Isso mostra a importância cada vez maior de ter um facilitador que entenda o mercado e o público para ajudar a sua empresa a alcançar as metas. Esse é também o papel da pesquisa dentro do seu empreendimento. O consumidor sempre vai buscar pelas melhores oportunidades e o que ele entende por isso é variável de acordo com a pessoa, mas pode seguir alguns padrões dentro de grupos segmentados e, assim, ter alguém que consiga trazer esses dados à tona com qualidade e credibilidade é essencial para seu negócio. Saiba aqui como escolher sua empresa de pesquisa.

Como funciona a pesquisa rápida?

Basicamente, a pesquisa ágil é uma solução para as urgências geradas por mudanças de comportamento de consumidores. Um exemplo disso é a própria pandemia: ela aconteceu de um dia para o outro, fazendo com que os consumidores alterassem de maneira muito rápida a forma como se relacionam com as marcas e empresas. Isso acaba gerando a necessidade de algo que mostre de um jeito ágil as informações pontuais que um negócio precisa ter em mãos para adaptar-se ao novo momento junto ao seu público. Aqui é possível perceber as diferenças entre esse tipo de estudo e as pesquisas tradicionais.

Mesmo que a ideia seja um processo rápido, é preciso ter um planejamento prévio para que o retorno do investimento alcance suas expectativas atingindo os resultados esperados. Por isso, há uma série de passos importantes para criar um bom projeto de pesquisa Agile, começando por identificar os objetivos, fazer um mapeamento do processo e envolver a equipe de maneira que ela se sinta confortável com a metodologia.

Você também pode gostar:

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato