Pesquisa descritiva é um tipo de pesquisa que descreve a realidade de maneira assertiva e imparcial, sem interferências externas. As pesquisas eleitorais, por exemplo, são um modelo de pesquisa descritiva conhecida do grande público.

O objetivo da pesquisa descritiva é gerar dados e informações nos quais basear estratégias e tomadas de decisão. Ela pode ser usada para pesquisas de mercado e para entender o consumidor, revelando dados básicos como geografia e idade, por exemplo, mas também trazendo padrões de comportamento e desejos. Nesse sentido, esse tipo de estudo pode auxiliar ainda para e até desenvolvimento de novos produtos ou serviços.

Características de uma pesquisa descritiva

A primeira característica importante de uma pesquisa descritiva é confrontar hipóteses e observar as variáveis fazendo correlações que ajudem a chegar a uma análise. As etapas gerais são simples: cria-se uma hipótese generalizada > cria-se um questionário > faz-se a pesquisa totalmente sem influências dos entrevistadores > correlaciona-se os resultados.

Outro elemento desse tipo de estudo é que, geralmente, ele é realizado em cenários mutáveis – ainda sobre o exemplo da pesquisa eleitoral, os resultados podem ser alterados de acordo com outras movimentações. Por esse motivo, pesquisas descritivas devem ser aplicadas de maneira contínua, tendo definida previamente uma frequência para isso.

A pesquisa descritiva não se limita a entrevistas como fonte de coleta, ela pode também ser realizada com análise de dados e observações sistemáticas, por exemplo. Entre as possibilidades dentro desse tipo de estudo estão o levantamento normativo, que é aquele que estabelece normas rígidas para conseguir as informações; a categoria correlacional, que verifica as relações entre as variáveis; o estudo de caso, que define um fenômeno individual e o investiga em profundidade; entre outros. A respeito dos métodos de observação, eles podem ser quantitativo ou qualitativo – ou seja, ou baseados em números ou em características monitoradas.

Como aplicar uma pesquisa descritiva

  • Defina o objetivo de sua pesquisa;
  • Entenda qual o melhor método de coleta dos dados para seu estudo;
  • Lembre-se de levar em conta a naturalidade (pesquisa sem interferências) e a generalização (conjunto das variáveis que impactam a pesquisa);
  • Faça o levantamento de dados;
  • Realize uma pesquisa teórica;
  • Em seguida, vá para as experiências práticas do estudo;
  • Faça a correlação entre as informações alcançadas;
  • Finalize com a interpretação e análise dos dados coletados.

Para saber mais, entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato