Literalmente “guiado por dados” – isso é data driven. Ou seja, uma empresa que se baseia em informações estatísticas e análises para tomar decisões e realizar planejamentos. Esse termo engloba os empreendimentos que colocam os dados no centro das tomadas de decisão. E por que isso é importante? Porque quando você tem embasamento, quando entende como o mercado e o consumidor caminham em determinado contexto, o risco de dar tiros no escuro é praticamente nulo e a chance de crescimento anual é 30% maior do que outras empresas. 

Esses dados estão em todos os lugares: nos insights de suas redes sociais, nas pesquisas amplas de mercado, nas pesquisas fechadas que você pode contratar para entender uma especificidade de seu público ou serviço, nos analytics de seu site e por aí vai. A mágica está em interseccionar essas informações e interpretá-las a partir de um olhar humanizado e realista. 

As vantagens do data driven vão das mais óbvias até as mais sutis. Isso quer dizer que começa por você entender com maior amplitude o segmento em que está inserido, mas também as mudanças de comportamento do seu público de acordo com os diferentes contextos. Por exemplo, sabe-se que a confiança do brasileiro nas compras pela internet cresceu muito desde o início do confinamento por conta da pandemia. Se antes eles tinham medo de levar golpes de pagamento, hoje eles têm se arriscado mais por conta da necessidade que surgiu e, uma vez observado que funciona, começam a aumentar o número de compras finalizadas pela web. O seu produto se encaixa nessa estatística? Ou, mais importante que isso, seu produto tem potencial para entrar nessa onda? E o que vem depois? É um comportamento que deve continuar assim por bastante tempo? Quais as tendências nesse sentido?

Entender esse recorte de dados pode ajudar você a traçar um planejamento para sua empresa a curto e médio prazo, potencializando conversões e seguindo melhor na corrente desse rio chamado empreendedorismo. Se um dono de negócio fecha os olhos para este cenário, como aconteceu com alguns restaurantes e bares durante o confinamento, a chance de ficar limitado e não crescer é muito maior. Deixar-se ser guiado por estatísticas é, de cara, uma oportunidade de crescimento. 

O que mais preciso saber sobre data driven?

O primeiro ponto importante nesse tipo de gestão é saber que seu gerenciamento será absolutamente científico. Para isso, há métodos, softwares e ferramentas prontas que auxiliam no processo. A Inteligência Artificial será sua grande aliada, mas os gráficos não são nada sem uma equipe especializada para interpretá-los. É nesse momento que o data driven cruza com o analytics driven – quer dizer, uma quantidade de dados organizada passa por uma qualidade de interpretação. 

Com todos esses recursos em mãos, vocês só tem a ganhar. Além da citada agilidade e eficiência no momento de tomar decisões, as previsões passam a ser mais assertivas, além de estar sempre um passo a frente no quesito inovação. 

Confira outras vantagens:

  • Redução de custos
  • Desenvolvimento de produtos e serviços consistentes com reais necessidades no mercado
  • Reações rápidas a mudanças
  • Capacidade de traçar estratégias assertivas
  • Aprimoramento da colocação da empresa no mercado
  • Estratégias segmentadas por demanda
  • Redução de riscos
  • Possibilidade de ações personalizadas que fidelizam clientes
  • Aumento de conversão
  • Identificação de oportunidades
  • Antecipar situações desafiadoras