O que basicamente define os tipos de influenciadores digitais é a quantidade de seguidores que eles possuem nas redes sociais, indo do nano influenciador – 10 mil seguidores – até o mega influenciador – com mais de 1 milhão. De qualquer maneira, não é essa quantidade que vai determinar uma boa conversão de venda do seu produto ou serviço por meio do influenciador. Acontece que, por ser bastante segmentado e ter uma qualidade maior de seguidores em um tema específico, muitas vezes o nano influenciador consegue trazer melhores resultados para a marca do que o mega. Este acaba entregando um grande engajamento, porém sem a venda em si.

Em 2019, os influenciadores digitais foram divididos em 22 categorias que incluíam, além da audiência, influência real e relevância no meio, revelando nomes importantes para segmentos como beleza, comportamento, estilo de vida e outros. Ainda assim, não basta um negócio buscar por uma personalidade dentro de um setor específico e de um tamanho médio. 

É preciso estar alinhado com essa pessoa que vai falar em nome do seu empreendimento. Dois influenciadores de política e com o mesmo número de seguidores e relevância, por exemplo, podem falar coisas completamente contrárias em suas redes. Se você não se atentar a isso e entregar seu produto em mãos erradas, não apenas vai deixar de vender, como vai ter uma imagem associada a alguém que não condiz com seus valores – o que pode ser um tiro no pé da sua estratégia e identidade de marca. 

Onde estão os influenciadores digitais?

Principalmente no Instagram e no Facebook, é verdade. Mas não apenas lá. Você sabia que, a cada minuto, são geradas 500 novas horas de conteúdo no YouTube no mundo? Além disso, pelo menos 24 canais brasileiros estão na lista dos 100 mais influentes e é essa a plataforma onde a população do Brasil mais ouve música, ganhando até do Spotify. Isso mostra que existe um filão importante na plataforma.

Um pouco mais nichado e focado em campanhas específicas, o TikTok passou o Facebook em número de influenciadores, ficando com 45% deles, contra 43% da outra plataforma.  Mas a mais nova moda é o Clubhouse, que seria, de maneira bastante simplificada, um tipo de chat das antigas, mas todo feito em áudio. O desafio, no entanto, é que a nova rede está disponível apenas para quem tem iPhone. 

Seja qual for a ferramenta que escolher, lembre-se que a base de um bom marketing é a identidade. Trabalhar com um influenciador significa, acima de todas as métricas, aproveitar formatos que já funcionam com o público dele, sem querer fazer do seu jeito – até porque, ele já tem uma maneira certa de vender e que dá certo com aquelas pessoas. Vale ressaltar que não se trata de perder a identidade de seu negócio, mas agregá-la ao da personalidade selecionada.  

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato