O formato de podcast ganha cada vez mais relevância enquanto canal de conteúdo para marcas e empresas. Além de trazer a possibilidade de aprofundamento em temas de destaque, ele funciona como um programa de rádio da nova era da comunicação e ainda pode ser disponibilizado em plataformas de streaming, o que facilita mais o acesso do público. A audiência do Spotify em relação a podcasts, por exemplo, aumenta em média 21% mensalmente desde janeiro de 2018, segundo dados da própria empresa.

Não à toa, o ClubHouse é a rede social que vem ganhando mais espaço, com rapidez e força. A plataforma foca em salas específicas para cada tema, com interação por áudio. Não é exatamente um podcast, mas tem a mesma premissa: aprofundar temas com bate-papos em voz.  

Para qualquer um dos dois produtos, em todo caso, é muito importante saber o que pensa o público que está online, seu comportamento e seus anseios. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a entender melhor quem é esse internauta, como você confere clicando aqui.  

Dados do Kantar IBOPE mostram ainda que 8% dos brasileiros ouvem podcast hoje, o que significa 34,6 milhões de pessoas acionando a ferramenta. Considerando que 40% da população brasileira tem acesso à internet, o IBOPE constatou que 50 milhões de pessoas no país já ouviram podcast em algum momento, sendo que o principal período de consumo é quando estão desocupados, indo de um lugar para outro ou realizando alguma atividade doméstica. Mesmo com a pandemia,  o relatório State of the Podcast Universe, da Voxnest, mostrou que que o Brasil lidera o ranking dos países com produção crescente desse tipo de conteúdo desde o começo de 2020. 

Passo a passo para criar seu podcast

  1. Formato: o podcast é um tipo de mesa redonda sobre determinado assunto, mas pode ter variáveis que precisam estar claras no projeto, como ter ou não entrevistados, tom de voz, o que não se fala, o que se fala, etc.
  2. Tema: apesar de cada programa poder falar de um assunto, é importante que tenha um segmento específico. Pode ser, por exemplo, um podcast de cultura pop ou de esportes. 
  3. Mesmo sendo um conteúdo mais solto, é importante que haja um fio condutor. Por isso, não esqueça do roteiro e do famoso storytelling
  4. Tenha um gravador de voz de qualidade: gravador de voz do celular, microfones (condensador ou dinâmico), gravador comum (Zoom ou Tascam), entre outras opções. 
  5. Busque um programa de edição de waveform.
  6. O formato comum de um podcast inclui: vinheta, introdução/apresentação, blocos e transições.
  7. Uma vez pronto, tenha em mente os canais de distribuição. Caso queira colocar nas plataformas de streaming, busque por distribuidoras como ONErpm, Believe, Tratore, entre outras. 
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato