Há diferentes metodologias, mas são dois os grupos principais onde podem ser utilizados: pesquisa quantitativa, baseada em números e métricas; e pesquisa qualitativa, baseada na subjetividade do conteúdo e trazendo como resultado experiências e insights. Ambas podem ser usadas separadamente, de acordo com o objetivo, ou de maneira conjunta. Elas podem ser complementares no sentido de a segunda aprofundar a complexidade da primeira.

Quando optar por uma ou outra? A pesquisa quantitativa traz um panorama geral sobre determinado assunto para auxiliar a tomada de decisões. Por exemplo: se você vai começar um negócio, ela pode ajudar a entender o que já existe no mercado, o que funciona ou não de acordo com análises de vendas, perdas e concorrência. Uma vez que você já está no segmento e quer saber como pensa o seu público-alvo para conversar melhor com ele, a qualitativa vai trazer os anseios, medos e sonhos desse consumidor, para que você consiga desenvolver uma estratégia de comunicação humanizada. 

Quando escolher cada tipo de pesquisa?

As pesquisas qualitativas ajudam quando você precisa formular hipóteses, ou seja, descobrir problemas e oportunidades dentro de um contexto específico. Já o estudo quantitativo pode validar essas hipóteses mostrando exatamente quanto funcionou até o momento no mercado, por exemplo, dando a base para criação de gráficos que mostrem se o panorama que seu empreendimento trouxe à tona pode ser justificado.

No fim das contas, o estudo qualitativo traz as questões e ideias importantes para montar sua estrutura, como se fosse um brainstorming pautado em uma amostragem real e, portanto, que abre caminhos para a empresa. O quantitativo basicamente dá a resposta a esses pontos que foram levantados, como selo de aprovação ou não do caminho escolhido.

Juntas, elas trabalham bem porque trazem o elemento humano para os gráficos. Entender o consumidor é, antes de mais nada, perceber que o comportamento é mutável e não segue exatamente os nossos achismos. Analisá-lo e comprová-lo vai fazer com que sua estratégia seja muito melhor sustentada.   

Quer saber como aplicar cada uma delas ao seu negócio? Clique aqui.