Saber o que é branding é compreender como fazer o melhor uso de um conjunto de estratégias em prol da construção de uma percepção positiva do público a respeito da sua marca, pois tanto os objetivos, quanto o sucesso dos resultados dificilmente surgiram da noite para o dia.

As constantes mudanças nos hábitos de consumo da população fazem com que as empresas interessadas tenham que pensar e repensar cada passo das suas ações com máximo cuidado, pois uma estratégia, boa ou ruim, pode reverberar muito além das fronteiras conhecidas e esperadas.

Nesse artigo do Instituto QualiBest, além de descobrir o que é branding, você vai entender qual a sua importância para as estratégias de gestão de marca, quais são as principais estratégias que envolvem esse conceito e como aplicá-las para construir uma marca forte para que seja facilmente associada pelos consumidores.

O que é branding e por que é importante manter a constância?

O conceito sobre o que é branding e gestão de marca se misturam e possuem um objetivo em comum: tornar os produtos e/ou serviços oferecidos pela sua companhia conhecidos e desejados, ou seja, com uma imagem positiva na mente do seu público-alvo.

Branding consiste em um conjunto de estratégias estruturadas e amplamente planejadas que têm o objetivo de construir uma marca, desde sua concepção até o desenvolvimento, cuidando para que sua imagem se mantenha sempre positiva e agindo com rapidez e assertividade para contornar possíveis crises pontuais.

E para que isso ocorra da maneira esperada é preciso acima de tudo manter a consistência das suas ações, planejamentos e apresentações ante o mercado e ao público.

Segundo pesquisa realizada pela LucidpressState of brand consistency”, quando as ações de gestão de marca mantém sua constância de apresentação elas podem gerar uma receita em média 23% maior que os concorrentes, pois a aceitação de campanhas de marketing com novos produtos e serviços são melhores aceitas nessas situações.

A inconsistência no uso e na forma de apresentar a sua marca pode comprometer a confiabilidade dos consumidores e ter um impacto negativo nas suas opiniões e na decisão do público de fazer negócios com você. Para aproximadamente 24,5% dos entrevistados, um branding inconsistente pode criar grande confusão no mercado e para mais de 18% pode causar danos a reputação e credibilidade da marca.

Porém, esse dano, mesmo que notável, não é irreparável, mas requer um esforço diligente para conseguir recuperar clientes antes perdidos.

Há mais de 20 anos, de modo geral, as empresas não precisavam se preocupar com um conjunto de ações bem elaborado de gestão de marca, bastava um design inovador para que os clientes passassem a consumir mais, pois eles não tinham materiais suficientes para comparar suas experiências. Tampouco consideravam que a marca era algo relevante para se confiar ou não em uma empresa.

Já atualmente, em todo o mundo, a maioria dos consumidores e parceiros esperam um design de marca seja consistente. Mas não apenas isso, aguardam também experiências novas e agradáveis de tempos em tempos, pontos que são fundamentais para compor a sua percepção e o grau de engajamento com estratégias lançadas, que se refletem diretamente no desejo de compra.

Diferença entre branding e marca?

De modo geral, marca pode ser entendida como um símbolo  que carrega a responsabilidade de representar uma empresa e traz consigo uma série de conceitos que são absorvidos por seus clientes de forma individual e esses, por sua vez, desenvolvem uma assimilação distinta que os orientam sobre a maneira que irão receber novos produtos ou serviços, por exemplo.

Já o conceito sobre o que é branding (como dissemos anteriormente) diz respeito ao um conjunto de estratégias que constroem o conceito de marca e dentre essas ações está inclusa ideia de “símbolo” – uma imagem composta por um logotipo, nome e identidade visual – utilizada para que o cliente possa distinguir determinado produto ou serviço, a partir de características visíveis ou não, mas que os diferencia e age como uma conexão direta entre cliente e marca, algo que pode ser atestado, por exemplo, com pesquisas do tipo top of mind.

Em outras palavras, a marca é o resultado do branding, no qual o segundo trabalha estrategicamente – partindo de conceitos embasados em insights qualificados de seus clientes – para posicionar a marca.

Planejamento estratégico para gestão de marca?

Quando pensamos na aplicação de uma estratégia de gestão de marca, devemos ter em mente que todos os processos se conversam, ou seja, o próximo passo só será bem sucedido se o anterior obtiver os dados e informações necessários para tal.

Nesse sentido, o conjunto de estratégias que criam, administram e reposicionam uma marca de acordo com as necessidades de uma empresa e como o público a percebe deve seguir alguns passos fundamentais, tais como:

  1. Identificar seu público-alvo

Toda empresa, marca e produtos são direcionados para um cliente final, um público ao qual devemos nos ajustar para convencê-los de que o que temos a oferecer é indispensável.

Por esse motivo é imperativo conhecer o seu perfil, histórico, dados demográficos, entre outras informações, para criar uma estratégia capaz de impactar e causar identificação imediata e o caminho mais eficiente é através de pesquisas de mercado sobre seus hábitos de consumo, tanto no e-commerce, quanto em lojas físicas à frente do ponto de venda;

  1. Posicionamento

Outro fator indispensável é a definição de um posicionamento da empresa, a forma como ela deve e quer ser percebida pelos seus clientes, para isso existem diversas pesquisas capazes de fornecer os insights necessários para ir pelo caminho certo, tais como: pesquisas de percepção de marca, questionários: teste de nome, testes de slogan, , avaliação de lembrança, saúde e testes de logotipo da marca.

Acesse o site do Instituto QualiBest para saber como descobrir a imagem e o território da sua marca;

  1. Alinhamento das informações

Por fim, o processo para aplicabilidade da estratégia de gestão da marca passa pela construção do conceito da mesma para o público, alinhando os dados e informações para buscar o posicionamento desejado.

As 5 melhores estratégias de branding para aplicar ao seu negócio

Ok, agora que o planejamento para uma boa gestão de marca está estruturado é a hora de escolher a melhor estratégia de branding para aplicar ao seu negócio, seja para aqueles que estão começando no mercado ou para reposicionar a marca, há sempre uma campanha que vai atender as suas necessidades.

  1. Identidade visual

Ela é a personalidade e representação da sua marca, um conjunto de elementos que representa visualmente uma ideia, nome, produto, serviço ou empresa e que normalmente tem como base integrada uma logomarca, o que ajuda a “expressar” as cores e design da marca, em outras palavras, a identidade visual é a representação gráfica.

Ela engloba conceitos e valores de uma empresa mesmo que pareça um conceito simplório, a sua criação é extremamente complicada pois deve destacar fatores diversos, como: a cultura da empresa, o seu posicionamento no mercado, objetivos, missão e claro a imagem frente ao público.

Tudo isso para que a marca possa cumprir seu papel fundamental de conexão direta entre cliente e empresa;

  1. Marketing de experiência

Significa usar a experiência do consumidor a fim de atrair, conquistar, engajar e fidelizar o cliente a partir de estímulos que geram respostas emocionais e faz com que o indivíduo crie vínculos afetivos com a marca.

Essa estratégia é crucial para melhorar os resultados de vendas do seu negócio, pois contribui para a identificação da marca, mesmo que o cliente não esteja diretamente no PDV ou no site da empresa, baseando-se nas lembranças que podem ser construídas de outras maneiras e em outros canais e que agem como gatilho da memória emocional.

Outra vantagem do marketing de experiência é o fortalecimento dos laços com o consumidor, dada a identificação que esse processo cria, assim, as futuras ações são capazes de cativar o seu cliente com maior facilidade;

  1. Conteúdos de qualidade

O marketing de conteúdo é uma estratégia de grande importância para fixar o conceito da marca na mente dos clientes, pois através dele é possível atrair leads, convencê-los da necessidade de compra, para enfim convertê-los e fidelizar o maior número possível.

Um dos caminhos para seguir com essa metodologia é investir em publicações que condizem com o que o público-alvo busca, seja através de vídeos, ou materiais qualificados.

A criação de conteúdos relevantes contribui para solucionar as dores, dúvidas e problemas dos consumidores, que por sua vez, passarão a acessar com cada vez mais frequência seu blog.

  1. Valores não visuais

Uma estratégia para transmitir valores não visuais, busca fazer com que o cliente entenda seu propósito como marca e para isso se vale de metodologias que desenvolvem itens como:

  • A personalidade da marca baseando-se em perguntas como: qual sua personalidade? Quais qualidades possui? Como a marca seria se fosse uma pessoa? Entre outros. Tais perguntas ajudam na criação mais clara e objetiva de uma imagem mental.

Em seguida deve-se trabalhar o tom de voz, o que inclui o tipo de linguagem que será usada nas ações, o que importa é se adequar ao público. Para isso, vale pesquisar sobre os termos mais usados pelos clientes em momentos casuais e que condizem com a sua marca. Linguagem escrita é uma excelente fonte de conexão.

Outro ponto indispensável são os canais para divulgação, os valores visuais incluem saber onde seu público se concentra e se relaciona com outras marcas, alguns exemplos de canais são as redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e o WhatsApp, por exemplo.

  1. Estabelecer uma presença digital

É inegável que se mal elaboradas e estruturadas, qualquer das estratégias anteriores estão fadadas a não alcançar os resultados esperados. Por isso, a gestão da sua presença digital e a maneira e frequência com a qual se estabelece o contato com o público é tão importante.

Algumas das vantagens em estabelecer uma forte presença digital são: aumentar o faturamento, identificar o potencial e possíveis falhas da sua imagem nas redes e aumentar o alcance das suas campanhas.

Em suma, o uso estratégico e coerente do branding certamente irá gerar um retorno excelente para a sua empresa, especialmente no longo prazo, haja visto que quanto maior o reconhecimento que sua marca obtiver, maiores serão as chances de identificar, conquistar e fidelizar clientes.

Por esse motivo, a consistência em suas ações são cruciais, para que essa percepção de solidez e confiança para com o público cresça constantemente.

Para saber mais sobre o assunto acesse nosso estudo “três etapas para elaborar um projeto de rebranding sem traumas” em nosso blog e não deixe de conferir nossos estudos com insights qualificados a respeito do comportamento dos consumidores.

Somos uma empresa presente no mercado a mais de 20 anos e para maiores informações basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato