O Brand Funnel ou Funil de Marketing é uma estratégia usada para fidelizar clientes à sua empresa. Ele indica os caminhos a seguir até que consiga estreitar esse relacionamento com seu consumidor, conduzindo o mesmo até o status de promotor da marca.

Para isso, o Brand Funnel é dividido em cinco etapas, desde a base mais ampla até o canudo estreito: Conhecimento, Consideração, Experiência, Preferência e Fidelidade.

Mas, afinal, por que o Brand Funnel é importante? Porque quando seu negócio foca energia em se aproximar daqueles que já gostam e compram da marca, está trabalhando em um relacionamento duradouro e que pode trazer cada vez mais vantagens. Ao contrário disso, quando mira a estratégia apenas em trazer novos clientes, mas sem pensar em como mantê-los por perto, o trabalho será árduo e sem uma base fixa que mantenha sua empresa com estabilidade de vendas.

O processo visa principalmente gerar uma confiança entre vendedor e consumidor. Afinal, a fidelidade de marca existe quando o cliente repete uma compra a partir de sua satisfação com a experiência que teve anteriormente com seu empreendimento. Essa experiência vai desde a compra em si até o atendimento e conexão emocional gerada pela interação.

Neste artigo do Instituto QualiBest, você vai entender melhor como funciona o Brand Funnel para ajudar a fidelizar sua marca.

O que significa cada etapa do Brand Funnel?

Cada etapa do Brand Funnel tem uma função no seu processo de fidelizar o consumidor.

●      Conhecimento (ou consciência)

Esta é a primeira fase do Brand Funnel e é o momento de se apresentar ao público. Neste ponto, o usuário tem sua primeira impressão com a empresa, que deve ser positiva. Mas qual o caminho que faz o conhecimento acontecer?

Existem muitas maneiras de um possível consumidor conhecer sua marca. Pode ser por meio de um artigo de jornal ou revista, um post patrocinado na rede social ou até uma reclamação no Reclame Aqui. Por isso, estar ciente de todas as plataformas onde seu negócio é citado, a maneira como isso acontece, e gerenciar para que tenha um impacto positivo se tornam essencial para a primeira etapa do processo.

Além desses elementos citados, uma boa presença digital também tem a ver com a ciência de palavras-chave, ou seja, o chamado SEO. Isso significa trabalhar o conteúdo de seu site, por exemplo, para que os “robôs” que leem as plataformas nos buscadores possam dar maior relevância para sua empresa.

Vale ressaltar que essa relevância não é boa somente para o buscador, como também para que plataformas como o Instagram entendam que você merece o selinho azul que oficializa seu perfil de negócios na rede social. Tudo isso somado a uma boa identidade visual gera ainda maior credibilidade tanto do público quanto do setor de mercado.

Quais são pilares que ajudam sua marca a ser conhecida no Brand Funnel?

  1. Marketing de conteúdo: criar conteúdo é essencial para colocar tudo isso em prática, seja no site da empresa, nas redes sociais, em veículos de terceiros, e-books, podcasts e o que mais estiver disponível. Lembre-se que, apesar da importância da presença digital, a criação de conteúdo offline (veiculação em revistas ou jornais, publicidade em eventos, etc) também é uma aliada.
  2. Redes sociais: muito se fala sobre ter uma estratégia de marketing digital e é impensável ter uma marca sem considerar esse ponto. Lembre-se ainda que, além do conteúdo orgânico, você pode considerar impulsionamento de mídia paga, marketing de influência e conteúdo com parceiros, entre outros tópicos.
  3. Anúncios pagos: esse tipo de anúncio pode ser feito online e offline, indo de outdoor a Google Ads e passando por banners em sites de terceiros, posts pagos em perfis de famosos, entre outros.

●      Consideração

É nesta etapa do Brand Funnel que a pessoa passa a considerar sua marca como uma possibilidade de consumo. Isso significa que, na etapa da consideração, o possível consumidor quer saber mais sobre você e vai buscar informações aprofundadas. Passou o encantamento do primeiro impacto e, agora, ele quer saber com quem está lidando.

Nesse ponto, ele deve fazer coisas como explorar o seu site oficial (daí a importância de ter uma navegação fácil e intuitiva, além de ser claro na comunicação), pesquisar o que dizem sobre sua empresa nas resenhas de vendas, entre outros. Por isso, facilite o acesso do cliente ao máximo de informação sobre você, utilizando ferramentas como newsletter; aba de dúvidas no site oficial; e-book gratuito; canal direto de atendimento por chat, e-mail ou telefone; entre outras.

●      Experiência

A experiência pode ser conhecida também como o momento decisivo para o consumidor. Agora que ele já pesquisou o suficiente e se convenceu de que sua marca é o que ele precisa naquele momento, ele vai utilizar seu produto ou serviço – e esse processo precisa ser fácil e agradável. Se você possui um e-commerce, por exemplo, mas uma busca ruim de produtos dentro do site, a experiência já pode começar de maneira frustrante. Imagine ainda que a pessoa seleciona um produto por um preço acessível e, no final, o frete de entrega é exorbitante – outra vez, ela vai deixar o carrinho e ir embora.

De qualquer maneira, este artigo pretende falar sobre o funil de marketing e não sobre o funil de vendas. No funil de marketing, esta etapa significa que o cliente executou uma ação desejada por você, desde preencher um formulário até salvar o conteúdo para ler mais tarde. Com objetivos claros estratégicos, fica mais fácil saber se sua marca alcançou o lead esperado com aquele possível consumidor.

●      Preferência

A preferência funciona quase que como uma extensão da experiência. Ou seja, uma vez que a experiência desse usuário tenha sido positiva, ele vai retomar os processos de onde parou ou repeti-los. Vai se tornar como um cliente assíduo da sua empresa, alguém com quem você começa a poder contar com mais frequência.

É uma etapa onde você basicamente usou todos os elementos e o cliente toma a decisão. Por isso, neste momento, buscar por feedback dele e entender o que pensa sobre você após experiências reincidentes com a empresa podem levar ao próximo passo, a fidelidade.

*Aproveite nossas pesquisas de mercado para entender como o consumidor vê a empresa e o que pode ser melhorado na experiência com sua marca.

●      Fidelidade

Chegou o grande momento! Na etapa da fidelidade, o consumidor passa a ser não apenas seu parceiro, como também um grande fã e defensor da sua marca. Por isso, não esqueça dele. Trabalhar o relacionamento aqui é crucial e esperado por parte desse novo amigo do seu negócio. Interagir, usar ferramentas de feedback e promover melhorias com base na opinião desse público vai ajudar você a crescer cada vez mais.

Mantenha esse consumidor informado, mas não sem pedir a autorização – nem todo mundo gosta de um relacionamento intenso, é preciso deixar que ele escolha como quer estar próximo da sua empresa. Nessas comunicações, você pode ainda fazer recomendações personalizadas, com produtos e serviços semelhantes àqueles que notou que ele gosta.

Por que usar o Brand Funnel?

O Brand Funnel não é um passo a passo engessado, mas sim uma ferramenta cheia de possibilidades que pode guiar seu projeto de marketing para que os resultados sejam alcançados com sucesso. Cada etapa possui características cruciais para que a meta final se realize: conversão com fidelização do consumidor.

Levando tudo isso em consideração, o marketing de funil ajuda sua empresa a entender o público e direcionar suas ações de acordo com os potenciais leads. O Brand Funnel permite:

  • Conhecer melhor seus clientes e ficar mais próximo deles;
  • A partir desse conhecimento, é possível traçar melhores estratégias que potencializam a produtividade da empresa, incluindo tópicos específicos como demanda e oferta, prazos e preços adequados, entender os pontos essenciais para retenção etc.;
  • Ajudar na promoção de novas oportunidades de negócios, uma vez que colabora para avaliar inconsistências e abre oportunidades de novas estratégias.

Em todas as etapas, uma pesquisa de mercado pode auxiliar a entender de maneira mais acertada o comportamento do consumidor em relação à sua marca, facilitando as estratégias da sua empresa. Para entender como funcionam esses estudos, entre em contato com o Instituto QualiBest.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato