Todo empreendimento precisa estar atualizado sobre o mercado. Mesmo assim, por serem as startups projetos iniciantes e ainda não tão estáveis quanto um antigo negócio, ficar de olho no que acontece em volta e nas tendências de mercado é mais que necessário: é crucial para sobreviver. Não poderia ser diferente na pandemia, quando os comportamentos mudam o tempo todo, o mercado está instável e a criatividade virou a grande chave para seguir firme e forte no enfrentamento desta crise. 

Alguns pontos já foram falados muitas vezes e é preciso estar bastante alinhado com eles: as possibilidades de trabalhar em esquema home-office; uma presença digital cada vez mais forte e planejada; um atendimento ao cliente que promova, além da resolução rápida dos seus problemas, alternativas de interação. O Atendimento 4.0 tem funcionado justamente por levar em consideração a voz do consumidor, trazendo as percepções do mesmo para melhor os serviços prestados.

Muitas startups já possuem essas características enraizadas desde antes da pandemia. Mas, cuidado! Os algoritmos e a maneira do público se comportar em relação a suas timelines têm mudado em uma velocidade gigante, principalmente no  que diz respeito à geração Z, que cresce seu raio de ação. 

Questões estruturais das startups

Um dos possíveis desafios é, por ser uma empresa recente, não ter ainda uma reserva financeira para enfrentar momentos de crise. Por isso, se você está começando seu negócio, tenha em mente que arriscar neste momento demanda se proteger com algum dinheiro em caixa. Outro ponto é entrar para o mercado sustentado por uma boa pesquisa do setor e de como agir de maneira assertiva e otimizada para ganhar a confiança do consumidor e, claro, convertê-la em renda.

Uma máxima que funciona bem para quem quer empreender é “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Ou seja, não aposte tudo que tem em uma única frente ou produto. Distribua entre as muitas possibilidades que sua empresa pode oferecer e vá acompanhando com pesquisas e atenção ao feedback, para entender o que realmente dá certo ou não. O teste de MVP, ou Mínimo Produto Viável, é uma boa alternativa para ajudar a entender seu lugar no segmento antes de entrar de cabeça. 

A Associação Brasileira de Startups mostrou um estudo onde 53,2% dos entrevistados foram negativamente impactados pela pandemia, enquanto que 30,9% tiveram o caminho inverso, com impacto positivo.  De qualquer maneira, o ponto crucial está na agilidade, considerando que 60% dos respondentes já adotam outra postura, um pouco mais ativa, para reinventar seus negócios.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato