Marketing

Cuidados com a saúde ou vaidade: por que as pessoas tomam vitaminas?

O consumo de vitaminas está cada vez mais presente nos cuidados com a saúde de grande parte da população do Brasil, um movimento esperado, visto que o mercado de alimentação saudável tem crescido em média 12,3% ao ano (Brasil Food Trends 2020).

Mas o que essas pessoas estão buscando, uma vida saudável ou uma aparência melhor? Essa é a dúvida que a pesquisa “Consumo de Vitaminas” realizada pelo Instituto Qualibest com homens e mulheres maiores de 18 anos de todo território nacional tenta responder e aqui você vai ver qual a conclusão que chegamos.

 

Você consome vitaminas para ter uma vida saudável?

Segundo a pesquisa, aproximadamente 66% das pessoas que consomem vitaminas praticam atividades físicas, 69% ao menos 3 vezes por semana, sendo 80% pertencentes a classe A. As atividades que mais procuram são: caminhada, musculação e corrida ao ar livre.

Além disso, parece claro que o principal objetivo dessas pessoas é levar uma vida saudável, no entanto, essa preocupação começa a surgir com mais frequência apenas com o avançar da idade. 67% das pessoas tentam comer frutas e verduras frequentemente.

Em pessoas de até 39 anos principalmente mulheres, o consumo de vitaminas vai além dos cuidados com a saúde, estando à busca por produtos vitamínicos ligada a cuidados estéticos como cabelo, emagrecimento, pele e ganho de massa muscular, entre outros que veremos no tópico a seguir.

Por que buscar o uso de vitaminas?

Os motivos pelos quais as pessoas buscam o consumo de vitaminas podem ser diversos, mas invariavelmente eles acabam circundando dois temas interligados, os cuidados com a saúde e a estética.

Ainda segundo a pesquisa do Instituto Qualibest “Consumo de Vitaminas”, a maior parte da população busca por uma vida saudável e estão preocupados principalmente com o bem-estar e com a reposição de nutrientes.

  • 41% consomem para combater o cansaço;
  • 19% para ter um melhor desempenho em atividades físicas;
  • 13% para combater depressão, ansiedade e insônia;

Dentre o público que busca repor nutrientes (pessoas acima dos 50 anos), 21% consomem vitamina D, 19% ferro, 15% cálcio e 15% colágeno.

Dentre o público mais vaidoso, os produtos estão voltados a cuidados como:

  • 21% cabelos;
  • 19% emagrecimento;
  • 15% textura da pele e massa muscular.

Para 7% dos entrevistados, indicações de blogueiras, como Camila Coelho (34%), Gabriela Publiese (29%) e Bella Falconi (26%) são uma boa fonte de informação para o consumo de vitaminas. Outras fontes de indicação entre todos os grupos são médicos clínico geral (39%) nutricionistas (31%), familiares e amigos (29%).

Fato é, que o mercado de vitaminas e afins é gigante, assim como as oportunidades de negócio para empresas preparadas.

Para saber mais sobre o assunto e para usar essas informações a seu favor acesse a nossa pesquisa na integra clicando aqui ou entre em contato conosco através dos nossos canais.

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

BBB25 segue como vitrine de alto impacto para marcas

Mais de 70% dos telespectadores do BBB25 afirmaram ter sido impactados pelas ações das marcas…

abril 23, 2025

Quando você conhece o seu público-alvo tudo fica mais fácil

Você sabe o que é público-alvo e como isso te ajuda a entender melhor sua…

abril 8, 2025

Margem de Erro: o que é e como influencia seus resultados?

Você já se deparou com dados que pareciam contradizer os resultados de suas estratégias? A…

abril 7, 2025

O Mercado de Pesquisa e a evolução da coleta de dados

O mercado de pesquisa tem passado por uma grande transformação nos últimos anos, impulsionado pelo…

abril 4, 2025

Pesquisa sobre seguros revela que 41% dos internautas contratariam um seguro contra catástrofes

Desde as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, em abril e maio de…

abril 3, 2025

Pesquisa sobre Bets aponta que 40% dos internautas aprovam publicidade das plataformas em eventos esportivos e a patrocínios de times de futebol

A pesquisa sobre bets realizado pela Agência VIRTA, em parceria com o Instituto QualiBest, aponta…

abril 2, 2025