O consumo de vitaminas está cada vez mais presente nos cuidados com a saúde de grande parte da população do Brasil, um movimento esperado, visto que o mercado de alimentação saudável tem crescido em média 12,3% ao ano (Brasil Food Trends 2020).

Mas o que essas pessoas estão buscando, uma vida saudável ou uma aparência melhor? Essa é a dúvida que a pesquisa “Consumo de Vitaminas” realizada pelo Instituto Qualibest com homens e mulheres maiores de 18 anos de todo território nacional tenta responder e aqui você vai ver qual a conclusão que chegamos.

 

Você consome vitaminas para ter uma vida saudável?

Segundo a pesquisa, aproximadamente 66% das pessoas que consomem vitaminas praticam atividades físicas, 69% ao menos 3 vezes por semana, sendo 80% pertencentes a classe A. As atividades que mais procuram são: caminhada, musculação e corrida ao ar livre.

Além disso, parece claro que o principal objetivo dessas pessoas é levar uma vida saudável, no entanto, essa preocupação começa a surgir com mais frequência apenas com o avançar da idade. 67% das pessoas tentam comer frutas e verduras frequentemente.

Em pessoas de até 39 anos principalmente mulheres, o consumo de vitaminas vai além dos cuidados com a saúde, estando à busca por produtos vitamínicos ligada a cuidados estéticos como cabelo, emagrecimento, pele e ganho de massa muscular, entre outros que veremos no tópico a seguir.

Por que buscar o uso de vitaminas?

Os motivos pelos quais as pessoas buscam o consumo de vitaminas podem ser diversos, mas invariavelmente eles acabam circundando dois temas interligados, os cuidados com a saúde e a estética.

Ainda segundo a pesquisa do Instituto Qualibest “Consumo de Vitaminas”, a maior parte da população busca por uma vida saudável e estão preocupados principalmente com o bem-estar e com a reposição de nutrientes.

  • 41% consomem para combater o cansaço;
  • 19% para ter um melhor desempenho em atividades físicas;
  • 13% para combater depressão, ansiedade e insônia;

Dentre o público que busca repor nutrientes (pessoas acima dos 50 anos), 21% consomem vitamina D, 19% ferro, 15% cálcio e 15% colágeno.

Dentre o público mais vaidoso, os produtos estão voltados a cuidados como:

  • 21% cabelos;
  • 19% emagrecimento;
  • 15% textura da pele e massa muscular.

Para 7% dos entrevistados, indicações de blogueiras, como Camila Coelho (34%), Gabriela Publiese (29%) e Bella Falconi (26%) são uma boa fonte de informação para o consumo de vitaminas. Outras fontes de indicação entre todos os grupos são médicos clínico geral (39%) nutricionistas (31%), familiares e amigos (29%).

Fato é, que o mercado de vitaminas e afins é gigante, assim como as oportunidades de negócio para empresas preparadas.

Para saber mais sobre o assunto e para usar essas informações a seu favor acesse a nossa pesquisa na integra clicando aqui ou entre em contato conosco através dos nossos canais.