Marketing

Coronavírus e os Dados sobre o consumo de mídia

Com o novo coronavírus e tudo que ele tem implicado aos hábitos da sociedade, o consumo de mídia cresceu substancialmente. O uso da internet aumentou em 43% nos últimos 6 meses, sendo 25% desde janeiro, valores bem superiores aos registrados nos anos anteriores. A audiência de veículos tradicionais como a TV também registrou números históricos de ibope, motivado (entre outros fatores), pela busca de informações e notícias locais.

Mas como andam as preferências das pessoas? Nesse artigo do Instituto QualiBest você vai saber o que tem sido consumido, quais as mídias em destaque e com qual propósito.

As preferências de consumo de mídia

O crescimento nas buscas por diversão e informação durante o coronavírus nos principais motores de busca é notório, de acordo com o que aponta a pesquisa “Os impactos da pandemia na vida dos brasileiros”, 67% das pessoas passaram a consumir mais conteúdos de entretenimento como séries e filmes, o acesso a sites de notícias também aumentou em 50%, tal qual a procura por noticiários na TV que depois da pandemia atraiu aproximadamente 46% das pessoas.

Além disso, o consumo de música subiu 43%, bem como aqueles que passaram a seguir influencers digitais (22% a mais que antes), com predileção por influenciadores como o biólogo e pesquisador brasileiro Átila Iamarino.

Ainda segundo a pesquisa, as pessoas que passaram a acompanhar os influencers, o fazem para:

  • Se divertir, 68%;
  • Se informar sobre assuntos de seu interesse, 49%;
  • Ficar informado sobre novidades a respeito de produtos e serviços, 29% (Uma tendência que se mantém desde períodos anteriores ao coronavírus);
  • Se informar sobre a pandemia, 24%;
  • Outros motivos somaram 3% do total.

Dentre as redes sociais mais utilizadas o Youtube lidera em entretenimento (67%), seguido pelo Instagram (52%) e Facebook (46%) e dicas para atividades para entreter crianças (61%). A plataforma mais utilizada para adquirir informações sobre a pandemia é o Facebook, com 34%.

Na categoria de entretenimento, os usuários de mídias sociais estão permanecendo em média 19 minutos a mais em páginas do tipo, um crescimento de 26%.

O acesso sites com a categoria “Games” também aumentou cerca de 20%, segundo dados da Comscore, com quase 200 milhões de acessos entre os dias 16 a 22 de março. No que diz respeito a sites de notícias o aumento saltando de 440 milhões de acessos diários, para mais de 560, um crescimento total de 43%.

E você, quer saber mais sobre os principais insights de dados de consumo de mídia? Basta acessar o site do Instituto QualiBest e baixar na íntegra nossos estudos ou entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas

Compartilhar
Publicado por
Equipe QualiBest

Posts recentes

BBB 24: iFood e Mercado Livre são as marcas mais lembradas

O BBB 24  está em sua reta final. Neste ano, o reality contou com a…

abril 16, 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024

91% dos internautas brasileiros acreditam que a vida irá melhorar em 2024. Levantamento realizado pelo…

fevereiro 23, 2024

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis

47% dos internautas brasileiros mudam de marca por opções mais acessíveis, aponta pesquisa. Levantamento realizado…

fevereiro 2, 2024

A Pesquisa Tracking ajuda a monitorar a satisfação do cliente?

Em um cenário empresarial cada vez mais competitivo, a satisfação do cliente torna-se uma métrica…

janeiro 21, 2024

Teste de Preço: como encontrar o preço ideal de seu produto

Um teste de preço, também conhecido como teste de precificação, é uma prática empresarial que…

janeiro 18, 2024

A prática do storytelling ainda é eficaz no mundo dos negócios?

No universo dinâmico e competitivo dos negócios, contar histórias não é mais apenas uma forma…

janeiro 15, 2024