Parece óbvio quando dizemos que ter uma alimentação saudável influencia diretamente na qualidade de vida de uma pessoa, contudo, ter uma vida saudável inclui uma série de escolhas e disciplina no comportamento do consumidor, que engloba não só o que está no prato, mas as mudanças de hábitos em diversas ações, como exercícios físicos e atividades de lazer.

Entender quais são os diferentes drivers responsáveis pelas escolhas do consumidor em relação a saudabilidade e alimentação é o objetivo da pesquisa realizada pelo Instituto QualiBestDa Quinoa ao Bacon: o que norteia as escolhas alimentares dos brasileiros”.

Qual o comportamento do consumidor em relação à saudabilidade?

O conceito de saudabilidade consiste nas mudanças de hábitos de comportamento do consumidor, em ações que procuram uma melhor qualidade de vida, através da melhoria da saúde com alimentação ou da resistência do corpo por meio de atividades físicas.

Entre outros pontos, a pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest visa mostrar o que os respondentes pensam sobre o assunto e como eles se efetivamente se comportam no caminho para melhorar seus hábitos.

Assim, foi possível identificar 3 perfis:

  • Não saudáveis, 15%;
  • Oscilantes, 73%;
  • Saudáveis, 12%.

A maioria das pessoas são oscilantes e demonstram isso com as dificuldades nas escolhas, evidenciando um grande “gap” entre conhecimento e prática, como por exemplo:

  • 79% sabem que devem dormir ao menos 8 horas por dia, mas apenas 47% o fazem;
  • 76% conhecem a importância de praticar exercícios físicos 3 vezes por semana, mas apenas 31% praticam;
  • 65% sabem que uma dieta saudável é fundamental, porém apenas 35% comem corretamente.

O grupo dos saudáveis consegue ter um equilíbrio maior, realizando mais atividades físicas, cozinhando e comendo melhor, sendo o “gap” entre saber e fazer, bem menor do que em outros grupos.

Escolhas saudáveis e qualidade de vida

A relação prazer e saudabilidade demonstra uma clara diferença entre as prioridades dos grupos nas escolhas que influenciam na qualidade de vida.

  • Entre o grupo não saudável, 58% escolhem os alimentos principalmente pelo sabor e apenas 16% por ser saudável.
  • No grupo saudável, 47% escolhem os alimentos que fazem bem para a saúde e 26% pelo sabor;
  • Já entre os oscilantes, 45% optam pelo sabor e 35% por alimentos saudáveis.

O que fica claro é que independente do perfil o comportamento do consumidor não se mantém o mesmo em todas as escolhas e todos os grupos, sem exceção acabam escorregando nas escolhas.

Para as empresas é importante se atentar ao comportamento do consumidor em potencial, visto que mais de 10% do PIB nacional é gerado pela indústria alimentícia e dentro dela as escolhas pela alimentação saudável têm crescido em média 12,3% ao ano, tendo a alimentação fitness, vegana, vegetaria, sem glúten e orgânica como principais norteadores dessa tendência de crescimento.

Para saber mais sobre o assunto basta acessar a pesquisa “Da Quinoa ao Bacon: o que norteia as escolhas alimentares dos brasileiros” na íntegra.

 

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato