Diversos fatores são responsáveis pela constante e rápida mudança de comportamento do consumidor. O avanço da tecnologia, a era da informação e outros fatores mudaram a forma como o consumidor está pensando as suas compras, consumos e recomendações. A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social são pivôs que estão moldando a forma de aquisição de produtos e serviços.

Agora, os clientes compram apenas o que é necessário e pesquisam muito mais sobre determinado produto ou serviço que fará parte da sua vida. Essa, entre outras características ajudaram a moldar uma nova jornada de compra muito mais sensível aos pontos de contato e que, portanto, demanda muito mais atenção das empresas.

Pensando nisso, o uso bem sucedido de dados e insights comportamentais se fazem ainda mais necessários e nesse artigo do Instituto QualiBest iremos explicar tudo que envolve esse universo e que não pode ficar de fora das suas estratégias.

Entenda o conceito de comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor diz respeito ao conjunto de todas as percepções, atitudes e influências que levam uma pessoa a tomar determinadas decisões de compra.

Do ponto de vista das estratégias de marketing, esse conceito é fundamental para estudar e entender os desejos e necessidades do consumidor e assim atendê-los de acordo com o planejamento adotado através da consciência dos pontos fortes e fracos do seu negócio, produto ou serviço, retirados de uma análise de pesquisa de mercado, por exemplo.

É através desse conceito que sua marca pode focar todos os esforços e investimentos em canais e estratégias que realmente funcionam, diminuindo os erros e gastos desnecessários. Também é através dele que será possível identificar as oportunidades e gargalos do mercado, sendo possível melhorar e inovar o os seus ativos e fidelizar com mais eficiência quem você atrai.

Você a frente da concorrência

É preciso estar de olho na concorrência o tempo todo. Compreender como o seu consumidor pensa, toma suas decisões, compra e recomenda produtos e serviços mostra onde você deve investir os seus esforços.  Um simples exemplo ajuda a esclarecer:

Você vende bolos caseiros através do Instagram e está pensando em diversificar os sabores, mas é preciso aumentar os lucros para realizar esse objetivo. Analisando seus concorrentes que estão na plataforma é possível perceber que muitos estão vendendo os mesmos produtos que você utilizando serviços como Ifood e Rappi. Também foi possível analisar que eles apostaram em novos sabores, mas não atendem determinados consumidores que procuram por bolos fitness e com receitas restritas para alérgicos.

Ao observar os comentários dos clientes percebe que alguns reclamam do tempo e da taxa de entrega, outros dos poucos sabores disponíveis e até da quantidade de recheio e cobertura.

Percebeu como a observação do comportamento do consumidor proporciona vários insights que podem ajudar você melhorar a seu negócio? E que saber como anunciar os seus bolos nas plataformas certas pode aumentar as vendas e gerar o lucro necessário para investir em novos ativos?  É dessa maneira que fica fácil notar a importância de realizar um estudo sobre os hábitos e comportamento do seu público-alvo com certa frequência, para acompanhar as principais tendências do seu nicho e entender em quais pontos é preciso recuar ou avançar.

E como conquistar novos consumidores?

O exemplo acima mostra como uma rápida pesquisa e observação podem ajudar sua empresa a ficar ciente das vulnerabilidades da sua concorrência e como atrair com mais eficácia novos clientes e atender suas necessidades. Mas ainda é possível ir muito além, investindo nas estratégias corretas e com noção exata de como e quando colocar uma campanha em ação utilizando a pesquisa de mercado.

Haja visto que esse estudo é fundamental na coleta de informações não apenas sobre o comportamento do consumidor, mas também sobre as principais marcas, produtos e serviços que ele consome.

Dentre os inúmeros tipos de pesquisas de mercado, a pesquisa de hábitos de consumo é a mais indicada para saber como se aproximar do seu público-alvo e para elevar sua eficiência e assertividade de acordo com o planejamento estratégico e objetivos de suas campanhas, o questionário de pesquisa busca conseguir insights para os seguintes temas:

  • Perguntas de caracterização

São perguntas sociodemográficas que ajudam e identificar informações específicas. Ao analisar essas perguntas, é possível identificar se o seu público-alvo é formado em maioria por homens ou mulheres, a classe social e faixa etária;

  • Onde prefere comprar

Uma pergunta fundamental que ajuda a identificar os principais concorrentes do mercado e a entender quais são os canais que os clientes usam para realizar suas compras, como os sites, aplicativos ou lojas físicas, por exemplo;

  • Formas de pagamento

Como o seu cliente costuma pagar por produtos e serviços? Na maioria das vezes usa cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro, transferência bancária ou já adotaram o sistema de QR Code? Ao analisar essas respostas, você poderá diversificar as formas de pagamento de sua empresa, atraindo mais leads;

  • Frequência de compra

Depois de perguntar sobre o cliente, onde ele compra e como faz o pagamento, está na hora de conhecer as suas necessidades. Descobrir quantas vezes por semana, por mês ou por ano ele realiza uma compra é fundamental para entender como manter e alimentar o seu estoque e quando o ele voltará a procurar pelo produto;

  • O que ajuda a tomar a decisão de compra

O que de fato ajuda o consumidor a decidir comprar de uma determinada marca? O preço, a qualidade, o modo de entrega, a forma de pagamento ou o pós-venda? As respostas vão ajudar a melhorar o posicionamento de sua marca e a experiência de compra como um todo;

O que é possível entender com as respostas da pesquisa?

Após coletar todas as respostas necessárias, é necessário fazer uma análise para criar as estratégias mais contundentes para seguir em frente e com essas otimizações conquistar novos clientes.

As respostas também ajudam a detalhar como, quando, onde e o que o cliente compra, conhecendo quais são as expectativas e desejos que ele tem, suprindo suas necessidades de forma assertiva, o que leva a fidelização.

A análise detalhada das respostas, faz com que o processo de observar como o seu cliente se comunica seja mais natural.

Percebeu a importância de entender todos os aspectos sobre o comportamento do consumidor para aprimorar a imagem da sua marca e a relevância dos seus produtos e serviços? Para ter os melhores resultados na coleta de dados e análise a criação de estratégias, a pesquisa de mercado é o primeiro passo e mais eficaz para concretizar os seus objetivos.

Mas além disso, ela permite que você e sua equipe entenda outras necessidades da sua empresa:

  • Qual o segmento mais lucrativo do mercado;
  • Descobrir novas tendências;
  • Testar o desempenho de produtos e serviços;
  • Entender qual é o melhor momento para lançar produtos e fazer promoções;
  • Ampliar a sua área de atuação, seja uma nova loja física ou na utilização de novas plataformas e aplicativos;
  • Melhorar um produto já existente.

Saber as dores, necessidades e desejos do seu consumidor é uma etapa crucial para a melhoria contínua da sua organização que deve ser feita de tempos em tempos.

O consumidor muda a sua forma de pensar, pesquisar, consumir e recomendar constantemente. Hoje ele pode pesquisar e encontrar um produto específico através de diversos canais diferentes, seja por uma recomendação de amigos, lendo comentários positivos no Google e nas redes sociais, entre outros.

A importância da pesquisa de mercado nesse cenário

A pesquisa de mercado age ajudando a identificar o momento exato para lançar novos produtos e serviços, garantindo um retorno financeiro satisfatório sem muitas surpresas ao longo do caminho.

Claro que é preciso ter em mente que nem sempre será possível agradar a todos e que comentários negativos chegarão e precisarão ser analisados com a frieza e frequência necessárias para convertê-los em impressões positivas que no fim irão ajudar a moldar a decisão de compra de novos clientes.

Os estudos de mercado, não são apenas uma simples ferramenta de coleta de dados. Eles atuam efetivamente na geração de insights qualificados para os mais variados cenários do mercado.

Veja alguns modelos de pesquisa que podem influenciar na construção das suas estratégias de marketing e a atender as necessidades do seu público-alvo:

  • Pesquisa de satisfação de cliente:

Este é um estudo que mede a satisfação do cliente perante o consumo de um produto ou serviço.

Vantagens:

Os resultados da pesquisa ajudam a identificar e minimizar os erros, encontrar os pontos de melhoria e focar os recursos.  É necessário ter um canal de comunicação com o cliente para endereçar a pesquisa de satisfação, ou seja, é ideal para enviar após a compra de um produto ou serviço através de e-mail ou mensagem de texto, por exemplo;

  • Pesquisa de hábitos de consumo:

Como você já percebeu, entender o comportamento do consumidor é fundamental para dar continuidade em várias etapas do seu negócio, devido a quantidade de insights qualificados que gera.

Vantagens da pesquisa:

Realizar os tipos de perguntas citadas anteriormente é um importante passo para identificar os pontos fracos e fortes do seu produto e/ou serviço, realizar as melhorias essenciais e investir em tendências e novidades que vão atrair e fidelizar novos consumidores;

  • Pesquisa de teste de campanha:

Modelo de pesquisa que ajuda a identificar as sensações e opiniões do público diante de uma nova promoção ou reformulação de embalagem antes de ser lançada.

Vantagens da pesquisa:

O consumidor é o protagonista e por isso responderá de acordo com as suas percepções, o que ajuda a reformular o produto ou a campanha o mais próximo da realidade que ele está inserido, viabilizando uma venda e fidelização mais rápida.

  • Pesquisa de clima organizacional:

Pesquisa de clima organizacional mostra as percepções de outro importante público: os seus colaboradores. Os colaboradores estão mais próximos dos clientes e acabam observando pontos importantes para o crescimento de sua empresa.

Vantagens da pesquisa:

Medir a satisfação dos seus colaboradores é fundamental para entender o ambiente de trabalho e assim propiciar as melhorias necessárias, favorecendo o engajamento e potencializando a segurança e bem-estar do colaborador.

Além disso, todos esses modelos de pesquisas 5 benefícios únicos, tais como:

  1. Geração de valor para a sua audiência;
  2. Construção de autoridade em seu segmento;
  3. Coleta de informações preciosas que nem sempre são expostas;
  4. Criar produtos ou serviços inéditos;
  5. Otimizar processos internos e externos.

E agora, como fazer uma pesquisa de mercado?

Ao conferir todos os pontos desse artigo, fica claro que o pleno entendimento sobre o comportamento do seu público consumidor está totalmente ligado ao sucesso e fracasso das suas ações. Se você não moldar a forma como apresenta, cria e entrega os seus produtos ou serviços de acordo com as necessidades do seu cliente, será difícil crescer.

O Instituto Qualibest é a empresa adequada para realizar uma pesquisa de mercado de acordo com as suas necessidades e do seu consumidor. Mais do que coletar e analisar dados, entendemos as pessoas por trás dos números e buscamos transformar as informações para que você entenda, observe, crie e execute suas estratégias com segurança e agilidade para ter o retorno esperado.

Entre em contato para mais informações e saiba como podemos mudar a realidade de sua empresa.

 

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato