Vamos explicar o que é conteúdo interativo nas estratégias de marketing, onde os profissionais da área o procuram para que o cliente se engaje ainda mais. É uma tendência que acompanha um desenvolvimento inevitável sobre o comportamento do público durante a jornada de compra.

Nesse aspecto, conteúdos interativos passaram a ser um forte aliado, devido sua característica natural de exigir uma ação direta e proposital do internauta. Tendo dito isso, nesse artigo do Instituto QualiBest, além de entender o que é conteúdo interativo daremos 3 dicas de como usá-los nas suas estratégias.

Qual a importância do conteúdo interativo para as estratégias de marketing?

Como o nome sugere, conteúdo interativo diz respeito àquele desenvolvido especialmente para chamar a atenção do usuário, para incentivá-lo a tomar uma ação. Essas ações podem ser as mais simples possíveis, como simplesmente clicar em uma enquete de perguntas e respostas no Instagram ou mais complexas como quiz e vídeos interativos de plataformas de Streaming.

Seu objetivo é fazer com que o público se envolva gradualmente com a marca ou produto, através de experiências de entretenimento de qualidade. Elas por sua vez, agem de modo a gerar insights e informações extremamente úteis, que podem ser usadas para entender as preferências e necessidades dos seus clientes.

Algumas maneiras de utilizar conteúdos interativos são:

  1. Infográficos interativos

Os infográficos sempre foram um tipo de conteúdo visual com forte apelo, informativo e agradável aos olhos. Não por menos, para mais de 40% dos profissionais de marketing eles são o melhor formato visual para engajamento do público e uma vez unidos ao viés interativo, passaram a ter muito mais impacto.

Apesar de trabalhosos é possível criar infográficos com linhas do tempo interativa. Como esse exemplo que cria uma linha interativa sobre as composições da banda Beatles durante as décadas de 1960 e 1970.

Assim é possível criar um conteúdo extremamente atraente e envolvente;

  1. Vídeos interativos

Usados por mais de 85% dos profissionais de marketing, os vídeos sempre foram uma poderosa arma para estimular o engajamento do público e quando aliados a conteúdos participativos se tornam uma experiência ainda mais imersiva para o usuário.

Sua principal características é garantir liberdade criativa para o desenvolvimento das mensagens da marca.

Alguns exemplos desse tipo de material são os vídeos em 360° disponíveis no facebook, mas também é possível criar conteúdos mais complexos, como os existentes em plataformas de streaming e até mesmo no Youtube;

  1. Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado ou opinião estão entre os tipos de conteúdo interativos mais utilizados nas estratégias de marketing ao longo do tempo. Isso porque ela fornece as ferramentas ideais para extrair informações e insights do seu público. O que é fundamental para criar soluções cada vez mais assertivas.

Atualmente é possível criar experiências menos formais de pesquisas, através das redes sociais, ou durante o pós-venda. O objetivo é estreitar os laços com o público consumidor e entender melhor suas dores durante a jornada do consumidor.

Usar esse tipo de conteúdo agrega ainda mais valor para as campanhas de marketing, pois as tornam ainda mais envolventes, permitindo que os responsáveis analisem com maior eficácia cada etapa do projeto e o que é mais interessante para o seu público.

Além disso, uma campanha bem elaborada reverbera em todas as fazes da jornada de compra e pode vir através não apenas dos exemplos citados, mas também por meio de jogos interativos, testes, transmissões ao vivo, posts nas redes sociais, entre outros.

Quer saber mais sobre como engajar seu público? Então entre em contato com o Instituto QualiBest e descubra quais são as melhores estratégias para a sua empresa.