A pesquisa exploratória consiste em uma metodologia de pesquisa qualitativa cujo objetivo, como o próprio nome sugere é “explorar”, buscando compreender problemas existentes no comportamento do consumidor, investigando as suas principais particularidades e experiências individuais.

A fim de se aprofundar no tema, nesse artigo do Instituto QualiBest você vai descobrir como realizar uma pesquisa exploratória e as principais vantagens que esse método apresenta para empresas que desejam realizar campanhas de marketing assertivas.

A importância da pesquisa exploratória?

Atualmente, as empresas que buscam receber insights qualificados sobre suas maiores necessidades mercadológicas procuram abrigo em 2 estratégias principais, além pesquisa exploratória:

  • Pesquisas descritivas – minuciosa e descritiva, sobre o objeto de estudo;
  • Pesquisas explicativas – que explica o porquê dos fenômenos.

Já a pesquisa exploratória, dado seu caráter subjetivo aborda temas com os quais o pesquisador possui maior familiaridade e que normalmente ainda há muito a ser descoberto. Em outras palavras, ela é usada quando existe a necessidade de definir com maior precisão um problema, para identificar possíveis pontos de ação e obter dados qualificados que permitam aos responsáveis por uma campanha tomar as melhores decisões.

Dentre suas principais características encontram-se:

  • Ter um conceito que valoriza o ponto de vista dos respondentes;
  • Ter o foco especialmente no conhecimento do indivíduo, buscando entender as ações por trás de determinados comportamentos (como por exemplo: durante a jornada de compra);
  • Por ser uma pesquisa qualitativa, não possui uma estrutura obrigatória e por isso, o pesquisador pode desenvolver as perguntas de acordo com o fluxo percebido para tornar mais simples a compreensão dos objetivos propostos.

Como aplicar a pesquisa?

Todas as características dessa pesquisa qualitativa visam encontrar uma solução para os problemas levantados durante o planejamento do projeto, aos quais os responsáveis esperam que gerem os insights desejados sobre o seu público-alvo.

Existem muitos métodos exploratórios que permitem a aplicação desse tipo de pesquisa e a maior parte deles são direcionados para ações de marketing, seja para obter dados sobre o desenvolvimento de produtos, clima organizacional, melhoria de processos, entre outros.

Para conseguir essas informações, a empresa pode se valer de diversas metodologias, tais como:

  • Grupos focais – um dos métodos de pesquisa qualitativa mais utilizados, no qual um pequeno grupo de respondentes exprime suas opiniões sobre um assunto proposto pela empresa que é guiado por um moderador;
  • Entrevistas em profundidade – método similar ao grupo focal, porém como apenas um entrevistado por vez;
  • Técnicas de observação – como o nome sugere busca observar o comportamento do consumidor em um ambiente controlado. Como as pesquisas de cliente oculto;
  • Técnicas projetivas – na qual são apresentados estímulos que buscam com que o respondente desenvolva ou construa uma história, seja parece uma seleção de palavras, conclusão das sentenças ou por storytelling.

Além dos métodos de aplicação citados é possível também utilizar a pesquisa etnográfica, na qual o pesquisador acompanha a rotina do respondente utilizando técnicas que combinam observação de entrevistas.

Para saber qual é a melhor metodologia de pesquisa para a realidade da sua empresa basta entrar em contato com um de nossos especialistas.