Se pensarmos em imagem e reputação, automaticamente é possível associar que a forma como o público percebe a sua marca (no caso de campanhas externas) é tão importante quanto a percepção que os seus colaboradores possuem sobre a empresa que trabalham. Por esse motivo, a pesquisa de clima organizacional tem sido uma escolha cada vez mais frequente para entender o que esses profissionais pensam sobre a sua empresa e o que os responsáveis estão fazendo para melhorar isso.

Para demonstrar a sua importância, nesse artigo do Instituto QualiBest, você vai entender como fazer uma pesquisa de clima organizacional e qual o papel que ela possui em uma organização.

O que é e como fazer a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento que o time de recursos humanos pode se valer para identificar padrões comportamentais, possíveis conflitos e problemas de convivência entre as equipes, a fim de promover a harmonia no ambiente de trabalho.

Em outras palavras é uma ferramenta para gestão de pessoas que possui influência direta em todas as ações realizadas por uma empresa.

Ela torna mais simples e rápido o processo de solução de problemas, pois incentiva os colaboradores a darem suas opiniões, valorizando o que eles têm a dizer. Dessa maneira, não só eles se tornam mais engajados com as causas propostas, como também aumentam a participação ativa e o grau satisfação com suas funções.

Assim como outros modelos de pesquisa de mercado, a pesquisa de clima organizacional também se baseia em um questionário com perguntas bem elaboradas para obter os insights mais preciso e assim poder trabalhar nas soluções necessárias.

As etapas para aplicá-la de maneira correta são:

  • Preparação e planejamento adequado

Em qualquer tipo de pesquisa de mercado a preparação é a etapa mais importante. Nela será definido se há um ou mais problemas que devem ser trabalhados.

Essa etapa irá ajudar a definir dúvidas como:

  1. A melhor época do ano para realizar a pesquisa;
  2. Quanto tempo ela irá durar;
  3. Quem serão os responsáveis por divulgá-la;
  4. Como e quem irá avaliar os resultados.
  • Definir as perguntas de acordo com os objetivos

A definição das perguntas deve considerar e medir os sentimentos dos colaboradores em relação a 9 fatores fundamentais, que seguem a estrutura criada pelos pesquisadores Litwin e Stringer.

Tais como: Estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, cooperação, relacionamento, padronagens, conflito e identidade.

Assim será possível encontrar respostas para perguntas como: os colaboradores se sentem recompensados pelo seu trabalho? Ou possuem autonomia para tomar as próprias decisões? Entre outros;

  • Execução da pesquisa e análise dos dados

A execução da pesquisa consiste na aplicação do questionário propriamente dito a todos os profissionais.

Em seguida é necessário reunir todos os dados obtidos e quantifica-los de acordo com os parâmetros determinados durante a fase de planejamento, para então poder analisar todos os resultados, interpretando da melhor maneira possível todas as tendências que possam surgir.

Além disso, é fundamental que se divulguem todos os resultados para os colaboradores, assim se torna viável reforçar a seriedade envolvida em todo o processo, para que em pesquisas futuras a adesão seja ainda maior.

Para ter mais informações sobre pesquisa de mercado entre em contato conosco hoje mesmo ou visite nosso site para ter acesso gratuito a todos os tipos de pesquisas de mercado desenvolvidas pelos nossos especialistas.