Brand equity diz respeito ao valor agregado que seus produtos ou serviços possuem, a experiência que ele fornece ao cliente, que vai além do valor de mercado propriamente dito, diz respeito a coisas intangíveis, como o status que ele representa, o design arrojado ou demais vantagens que podem ser conseguidas ao longo do tempo.

Esses são apenas alguns exemplos, mas se você acompanha nossas publicações sabe que já falamos disso no artigo “O que é Brand Equity”. Por isso, nesse artigo do Instituto QualiBest queremos ir um pouco mais além e explicar como desenvolver uma estratégia de sucesso para a sua empresa. Então fique atento para não perder nenhum detalhe.

 

O que não pode faltar em uma estratégia de brand equity?

“Os fundamentos da construção de marcas, de ouvir e aprender com os clientes a atender às suas necessidades de modo relevante, são ampliados em um mundo de comunicações digitais e consumidores fortalecidos.”

Essa frase de Allen Adamson, no livro “Brand Digital” resume bem a importância de uma marca. Uma estratégia de brand equity bem construída e planejada é o que no fim, faz com que uma empresa se destaque das concorrentes e se torne insubstituível para seus clientes.

Esse conceito é o responsável por fazer as pessoas pagarem R$ 12,00 por um café no Starbuks, ao invés de R$ 3,00 no pingado da padaria. Não apenas o café e a identidade visual da marca possuem apelo, mas toda a experiência oferecida pelo ambiente, o bom atendimento dos funcionários, a noção de importância que existe ao ser chamado pelo seu nome, o status de frequentar o lugar, entre outros pontos. E o mesmo acontece com outras marcas gigantes, como a Apple, por exemplo.

Mas como eles chegaram a esse ponto, como desenvolver uma estratégia que possa entregar esse tipo de resultado? É isso que veremos a seguir:

  • Conhecer sua audiência

Um fator comum em qualquer estratégia de marketing, aqui não seria diferente, é preciso conhecer o seu público-alvo para traçar as suas estratégias com o máximo de assertividade possível;

  • Desenvolva uma mensagem que crie identificação

Uma mensagem forte que crie uma identificação com o público é fundamental em uma estratégia de brand equity. Assim é possível desenvolver um relacionamento mais “íntimo” da audiência com a sua marca.

Leve em consideração como a abordagem será feita, qual o tipo de linguagem que será usada e o tom, mais formal ou não;

  • Veicule suas ações nos canais certos

Escolher melhores canais para veicular seu conteúdo é indispensável. Tenha presença nas redes sociais, mas não precisa estar em todas, esteja aonde seu público está, em outras palavras, use as redes que ele usa;

  • A voz da marca

Não há como construir uma imagem forte se a empresa não souber como conduzir os diálogos com seu público e isso vale não apenas para o marketing digital, mas para todas as estratégias de marketing.

A voz da marca diz respeito também ao tom da conversa que será usado e que deve ter uma constância em todas as campanhas, pois assim é mais fácil construir um relacionamento mais forte;

  • Mantenha a frequência

Ter uma atividade frequente é outros ponto fundamental, de fato, empresas que criam ações constantes tem em média uma arrecadação 23% maior, segundo pesquisa realizada pela Lucidpress “State of brand consistency” e que você pode conferir os detalhes clicando aqui.

Atualmente nenhuma marca se torna forte o suficiente se não tiver uma presença online igualmente sólida e isso faz do brand equity indispensável para o marketing digital.

Então não espere ainda mais para fazer a sua marca ser única e se precisar de um empurrão basta entrar em contato conosco.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato