As redes sociais dentro do marketing digital tem sido parte crucial do planejamento de qualquer empresa, principalmente considerando o aumento das ações online desde o começo da pandemia. Ao mesmo tempo, surgem novas redes sociais e possibilidades com bastante frequência e a pergunta é: “meu negócio precisa estar em todas as frentes?”. Você pode optar por isso, mas é preciso saber que é melhor escolher aquelas que são mais assertivas e fazê-las com empenho, do que ter perfil em todas as plataformas e não criar conteúdo com frequência e identidade para elas.

Confira algumas redes sociais bastante populares e ideias de como otimizar o uso das mesmas: 

Instagram:

  • Vantagens: uma das redes sociais preferidas pelo mundo, o Instagram oferece uma série de possibilidades dentro da mesma plataforma, indo de loja online a vídeos curtos que desaparecem em 24 horas (stories) ou longos, que permitem contar histórias e fazer análises (IGTV); entre outras.
  • Desvantagens: o algoritmo muda com bastante frequência e o alcance orgânico pode ser um desafio. É preciso estratégia, produção constante de conteúdo e muita criatividade.
  • Tendência: há discussões sobre como tornar todo usuário em um tipo de influenciador digital. Isso significa que, uma vez que a pessoa fale sobre uma marca, ela pode passar a ganhar dinheiro por isso, numa espécie de Adsenses para o Instagram. 

Facebook:

  • Vantagens: ainda é uma das redes sociais favoritas do brasileiro e passou a contemplar um público um pouco mais velho, o que pode ser o ideal de acordo com a marca.
  • Desvantagens: assim como o Instagram, o algoritmo muda com frequência e o alcance orgânico é cada vez menor, apesar de ter uma ferramenta bastante forte para segmentação paga.
  • Tendência: usar bastante conteúdo em vídeo, além de abusar da criatividade para a famosa viralização. 

Youtube:

  • Vantagens: além de ser praticamente a segunda televisão do brasileiro, o Youtube tem procedimentos de monetização para pagar o produtor de conteúdo que tiver mais de mil inscritos e mais de 4 mil horas anuais assistidas em seu canal.
  • Desvantagens: é preciso um investimento mínimo em material de captação de vídeo e áudio. Um  conteúdo mal feito pode ser um tiro no pé.
  • Tendência: vídeos educacionais, de exercícios físicos e tutoriais são temas que têm engajado bem na plataforma, principalmente com a pandemia. 

Pinterest:

  • Vantagens: é uma plataforma com algoritmo bastante refinado para entregar conteúdo personalizado ao usuário. Além disso, o seguidor salva seu conteúdo ao invés de reproduzi-lo sem autoria, podendo deixar o mesmo visível para os próprios seguidores usarem como inspiração.
  • Desvantagens: não é uma plataforma adequada para todo tipo de negócio. Ela funciona melhor, por exemplo, para empresas relacionadas a arquitetura, casa e decoração.
  • Tendência: com a população ficando mais em casa, a plataforma pode engajar bem com conteúdos relacionados ao aconchego do lar, dicas para saúde mental e outros temas úteis ao confinamento. 

O que mais posso fazer?

Ouvir o público é um dos pontos cruciais para conseguir bons resultados no uso do marketing digital. Você pode clicar aqui para ver outras dicas de como atingir mais pessoas com as plataformas. O WhatsApp, por exemplo, apesar de parecer algo mais pessoal, já tem sua versão Business faz um tempo e é grande aliado na divulgação de informações e no atendimento rápido ao cliente 4.0.  

Um tipo de versão otimizada dele que surge apenas para conversas em áudio é o Clubhouse, disponível ainda só para iPhone. A ferramenta é uma tendência das mídias sociais, que funciona com salas de bate-papo sobre assuntos determinados. Ainda não há muitas funções focadas em marcas na rede, mas já gerou conversas importantes entre grandes personalidades e empreendedores. 

Para conhecer as tendências gerais da comunicação de marca na internet em 2021, clique aqui.