O Youtube é o conteúdo em vídeo de uma das mais importantes redes sociais que existem hoje – e isso ficou ainda mais forte durante a quarentena. O consumo de vídeo cresce a cada dia e não precisa ser youtuber para saber a importância de um bom conteúdo com posicionamento de marca na plataforma. Além de usar os já conhecidos influenciadores digitais para ações pontuais na rede, sua empresa pode e deve investir em vídeo para atrair mais fãs da marca e potenciais consumidores.

E isso não se limita ao Youtube! Mesmo nas plataformas mais usuais como Facebook e Instagram, o vídeo é o tipo de conteúdo melhor distribuído pelo algoritmo, ou seja, o que gera mais engajamento orgânico em qualquer rede.

Mas não dá para fazer de qualquer jeito, não é verdade? Primeiro, é preciso entender que investir em qualidade é essencial. Um bom equipamento para captação de vídeo e áudio, uma equipe especializada em roteiro e edição podem fazer toda a diferença de sua estratégia, mesmo que seja para criar stories de 15 segundos.  Isso apenas para falar da forma. Quando levamos a cabo o que deve ter dentro desses produtos, o primeiro passo é entender as necessidades do público e da própria empresa para uma boa estratégia de criação. Pesquisas e análise de métricas relacionadas ao que faz mais sentido para ambos e também focadas em descobrir os melhores formatos dentro do segmento do seu negócio serão fortes aliadas nesse processo. 

Agora que você já tem equipamento, equipe e dados, chegou a hora de criar seu storytelling. Você sabe exatamente a história que quer contar sobre sua empresa? Lembra pontos altos, baixos e de superação? Então, utilize esse contexto para o seu conteúdo. Gerar empatia com o público pode ser um ótimo caminho para começar, já que a maioria dos consumidores já não se apega mais a status de marca, e sim àquilo que o empreendimento defende no mundo. Ser criativo e inspirador são recursos básicos dessa etapa.

É importante ainda pensar em cronograma e frequência de postagem. Um vídeo isolado e fora de contexto não faz verão. Na hora de se planejar, pense nos objetivos e no pacote de criação que vai montar para sua estratégia. Não precisa ser um por dia, mas ter um calendário bem organizado desse tipo de conteúdo faz diferença. Além disso, se a rede escolhida for o Youtube, é importante ressaltar que o que gera maior número de inscritos no canal é justamente a periodicidade de conteúdo: um fã se inscreve no canal como alguém que assina uma revista – para esperar pelo próximo conteúdo.

Dicas cruciais para um bom vídeo:

  • Os primeiros 10 segundos são os mais importantes na captação do público. Seja criativo para mantê-lo imerso em seu conteúdo.
  • O impacto é importante – seja pela tom emocional, chocante ou de suspense. 
  • Estude antes, durante e depois: da pesquisa de campo ao feedback, são os dados do público que vão dar os caminhos das pedras para o seu conteúdo. 
  • Existe um público grande para vídeos de resenha de produto e esse tipo de conteúdo pode ser determinante na hora de decidir uma compra. Leve isso em consideração na estratégia!
  • Cuidado com a iluminação e o cenário. Lembre-se que, desde uma publicidade mais elaborada até um selfie, todos os elementos da imagem transmitem mensagens. Portanto, seja caprichoso com isso. 
  • O acesso à internet é cada vez mais comum a partir de dispositivos móveis. Seja qual for a plataforma que escolher e o conteúdo, lembre-se disso, para que o vídeo seja fácil de consumir também por celulares e tablets. 
  • Use legenda! – Principalmente no Instagram, onde as pessoas passam rapidamente pelos Stories, por exemplo, e podem estar inaptas a escutar naquele momento. Facilitar a compreensão do conteúdo por um tipo de closed caption vai mantê-las no seu vídeo.
  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato