Antes de ler este texto, é importante que você saiba o que é uma pesquisa qualitativa.

A pesquisa qualitativa é uma abordagem que se concentra na compreensão aprofundada dos fenômenos sociais, comportamentais, psicológicos e culturais.

Em contraste com a pesquisa quantitativa, que se concentra em medir quantidades e encontrar padrões, a pesquisa qualitativa busca explorar o significado, o comportamento e os sentimentos diante de situações, tais como experiência de compra, percepção de imagem de marca, gaps de mercado, tendências, etc.

Nesse tipo de pesquisa é utilizado um roteiro com perguntas abertas, além de técnicas projetivas que permitem menor racionalização das respostas e ajudam na expressão de sentimentos e percepções que, muitas vezes, as pessoas não saberiam elaborar.

Por isso, ela não apresenta números, mas permite entender profundamente como os consumidores se sentem diante de um produto ou serviço e investigar os motivos ou comportamentos a eles relacionados.

A pesquisa qualitativa pode ser feita através de entrevistas em profundidade, grupos de discussão, entrevistas etnográficas, entre outros. A abordagem pode ser tanto presencial como por telefone ou plataformas digitais.

A forma mais conhecida de pesquisa qualitativa atualmente, são grupos focais ou discussões em grupo, com seis a oito pessoas expondo opiniões sobre produtos, marcas e serviços. Neste caso, o grupo discute para que diferentes opiniões sejam debatidas.

Quando o consenso não ocorre, as divergências são apontadas na entrega dos resultados. É uma metodologia extremamente rica, pois através das discussões geradas, é possível entender as argumentações e o racional por trás de cada opinião.

Já as entrevistas em Profundidade são utilizadas quando a incidência do target é muito baixa, quando o público é de difícil acesso ou quando o tema é sensível para ser debatido em grupo.

Características de uma pesquisa qualitativa

Alguns exemplos de aplicações da pesquisa qualitativa incluem investigar as crenças e atitudes de um grupo sobre um assunto específico, entender o comportamento de consumo e imagem de marca/concorrência, a percepção sobre a cultura de uma organização, explorar a dinâmica de grupos frente a comunidade, entre outros.

Apesar de ser uma abordagem muito valiosa, a pesquisa qualitativa também tem suas limitações. Por se tratar de dados qualitativos. O viés subjetivo é algo que merece atenção, pois os resultados da pesquisa qualitativa dependem de interpretação.

Além disso, é importante lembrar que os resultados da pesquisa qualitativa não são generalizáveis a toda a população, como acontece com a pesquisa quantitativa, já que a amostra não é tão robusta a ponto de ser extrapolada para além dos entrevistados.

Em resumo, a pesquisa qualitativa é uma abordagem poderosa para compreender questões sociais, comportamentais, psicológicas e culturais, mas é importante compreender suas limitações e ter cautela ao interpretar e usar seus resultados.

O que é verdade e o que é mito?

  • A pesquisa qualitativa deve ser presencial?

Mito! A pesquisa qualitativa se concentra na compreensão profunda e contextual de um tópico, permitindo explorar motivações, crenças e sentimentos subjacentes. Ao migrar esse processo para o ambiente online, as empresas podem, inclusive, aproveitar várias vantagens, tais como: alcance global (a internet transcende barreiras geográficas, permitindo o alcance de participantes em diferentes locais, o que enriquece a diversidade de perspectivas), economia de tempo e recursos (uma vez que não é preciso gastos com deslocamento ou aluguel de espaços físicos para a realização da pesquisa), variedade de formatos (a pesquisa qualitativa online pode ser conduzida por meio de entrevistas em vídeo, grupos de discussão, fóruns, pesquisas escritas, entre outros e, adaptando-se às preferências dos participantes), flexibilidade de horários (participantes podem compartilhar suas opiniões em horários convenientes para eles, o que pode resultar em respostas mais completas e reflexivas).

  • As pesquisas qualitativas ajudam quando você precisa formular hipóteses?

Verdade! Esse tipo de pesquisa pode te auxiliar a descobrir problemas e oportunidades dentro de um contexto específico. A partir dos resultados da pesquisa é possível ter insights e chegar a hipóteses que poderão ser mensuradas em uma etapa quantitativa posterior, se for o caso.

  • A coleta de dados não é interativa?

Mito! Pelo contrário, a coleta de dados é, por essência, interativa, já que o entrevistador deve saber aprofundar o que for necessário e fazer questionamentos que, por vezes, não estão no roteiro, mas que são frutos de insights que devem ser investigados. Inclusive por isso muitos dos moderadores e analistas qualitativos têm formação em psicologia ou em áreas afins, como em comportamento do consumidor, para que possam extrair e interpretar da melhor forma as informações do público abordado.

  • Pode vir antes de uma pesquisa quantitativa?

Verdade! Uma pesquisa qualitativa pode tanto anteceder uma pesquisa quantitativa, como vir depois dela. No caso de vir depois, em geral, tem como objetivo ajudar a esclarecer pontos que não são respondidos na pesquisa quantitativa, como os motivos de determinadas opiniões. Já quando a pesquisa qualitativa antecede a quantitativa, em geral, tem como objetivo subsidiar e orientar a etapa quantitativa com os insights e drivers a serem investigados de forma mais assertiva.

  • A pesquisa nos dá um número claro?

Mito! O resultado da pesquisa qualitativa não é contabilizado. A interpretação dos resultados é qualitativa, ou seja, não pode ser mensurada. Trata-se justamente da intepretação extraída das opiniões dos entrevistados em suas peculiaridades e riqueza de detalhes.

  • Pode ser realizado de diversas maneiras?

Verdade! Como explicamos anteriormente, a coleta pode ser realizada de diferentes maneiras, como entrevistas em profundidade, grupos de discussão, comunidades online, abordagens etnográficas, entre outros.

Melhores Práticas para a Pesquisa Qualitativa

Por fim, mas não menos importante, assim como em outros tipos de pesquisa é importante definir alguns pontos chaves para se alcançar os melhores resultados esperados. Para isso não se esqueça:

  • Defina seus Objetivos: Comece com uma clara compreensão do que deseja alcançar com a pesquisa. Isso guiará todo o processo.
  • Escolha a Metodologia Adequada: Determine se você vai conduzir entrevistas individuais, grupos de discussão ou usar outros métodos, com base no que se alinha melhor aos seus objetivos.
  • Recrutamento Criterioso: Selecione participantes que se encaixem no perfil desejado, garantindo uma amostra representativa.
  • Plataforma e Ferramentas: Escolha plataformas confiáveis e ferramentas de comunicação que ofereçam segurança e facilidade de uso.
  • Moderador Qualificado: Seja online ou presencial, um moderador experiente é fundamental para conduzir as discussões de maneira eficaz.
  • Análise Profunda: Dê o devido tempo para analisar e interpretar os dados coletados. Ferramentas de análise de texto podem ser úteis nesse processo.
  • Privacidade e Ética: Garanta que a privacidade dos participantes seja protegida e que a pesquisa seja conduzida de maneira ética, obtendo o consentimento informado e seguindo as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados.

Para saber mais sobre esse tipo de pesquisa e como você pode implementar em sua empresa para descobrir as principais tendências e aumentar seus resultados, converse agora mesmo com um dos nossos colaboradores.