Não é nova a discussão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre as responsabilidades que a maternidade traz para as mães. Muito se evoluiu nesses últimos anos, mas o peso dos filhos ainda está muito concentrado na figura materna. É o que apontam as mães participantes deste estudo especial sobre o Dia das Mães.

A pesquisa, realizada entre 4 e 8 de maio, ouviu 870 mulheres, com mais de 18 anos, de todas as regiões do país e classes sociais e com filhos com até 15 anos de idade, apontou que cerca de 1/3 das mães tomam decisões e cuidam de seus filhos sozinhas. Se considerarmos também as que dizem que decidem ou cuidam de tudo ou quase tudo, passamos de 2/3 da amostra. Entre as mães que se consideram “mães solo” esse percentual é maior ultrapassando os 86%.

Com o aproximar do Dia das Mães, a pesquisa perguntou se elas têm perspectiva de ganhar algo que querem: 63% acham que vão ganhar algo que mencionaram. Esse percentual é maior entre as mães da classe A, chegando a 86%. Já 14% delas acreditam que não irão ganhar presente este ano. Esse número é maior entre as mães da geração Y (18%) e entre aquelas que não tem um companheiro (20%).

E o que as mães querem?

Segundo o estudo, elas se dividem entre presentes materiais e experiências, mas o curioso é que uma em cada dez mulheres quer apenas um dia de sossego de suas tarefas diárias. Perfumes e roupas são os presentes materiais mais desejados, mas celulares, calçados e joias ou semijóias estão entre os mais citados. Já quando se fala em experiência, vemos que as mães querem cuidado. Dia da Beleza, estética facial e corporal estão entre os mais citados, assim como querem viajar, fazer um passeio diferente ou comer em um restaurante bacana. “É curioso ver que o desejo de experiência tem como fundo o autocuidado, um refresco da rotinha frenética que a maternidade exige”, complementa Fábia Duarte, Gerente de Planejamento e Atendimento do Instituto QualiBest.

Marcas mais lembradas pelas mães

As entrevistadas foram perguntadas sobre qual marca vem à sua cabeça quando pensam em seu dia. As marcas de cuidados pessoais e beleza são as que primeiro vem à mente, com destaque para O Boticário, mencionada por 42% e Natura, a segunda marca mais mencionada, com 19%. Entre as mães mais velhas o percentual da Natura chega a 33%. Marisa (3%), Avon (3%) e Cacau Show (2%) completam a lista.

Para conhecer mais resultados e detalhes, clique aqui e confire:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Instituto QualiBest (@qualibest)

Sobre o projeto

O Instituto QualiBest possui um projeto voltado só para as mães onde o assunto são os filhos e seu dia a dia no maternar. Foi criado dentro do painel da empresa que conta com mais de 250 mil participantes ativos e já engajou mais de 2 mil mães com filhos em diferentes idades, tanto para estudos qualitativos como quantitativos.

Sobre o Instituto QualiBest

Pioneiro em pesquisas online, o Instituto QualiBest acumulou, ao longo dos anos, uma série de ferramentas inovadoras, que vêm transformando a forma de conduzir pesquisa de mercado e buscar respostas para projetos qualitativos e quantitativos de diversos níveis de complexidade. Além disso, com regularidade, compartilha seus estudos proprietários com o mercado. Possui hoje um painel com mais de 250 mil usuários cadastrados em todo o País e já realizou mais de 5.000 estudos. Entre os clientes do Instituto destacam-se Avon, BRF, Claro, Johnson & Johnson, Nivea, Pepsi, Sanofi, Unilever, Uber, entre outros.