A Escala Likert é uma ferramenta de avaliação que permite medir a intensidade de uma atitude ou opinião em relação a um determinado tema. Desenvolvida por Rensis Likert na década de 1930 e, até hoje, é amplamente utilizada em pesquisas sociais, psicológicas e também em pesquisas de mercado.

A Escala Likert é uma das técnicas mais comuns de mensuração de atitudes e opiniões, pois oferece uma maneira simples e direta de coletar dados quantitativos sobre a percepção das pessoas. Normalmente a escala inclui de 5 a 7 opções de resposta que variam entre concordo totalmente a discordo totalmente, com uma opção neutra no meio. A escala Likert avalia os sentimentos em relação a uma afirmação que está sendo feita. Ela pode ser usada para medir uma grande variedade de temas diferentes, incluindo probabilidade, concordância, qualidade, frequência e importância.

Uma de suas principais vantagens é a flexibilidade, já que pode ser usada em uma ampla variedade de contextos e temas, desde avaliar a satisfação do cliente com um produto ou serviço até medir a percepção das pessoas sobre questões políticas ou sociais. Outra vantagem é a facilidade de análise dos dados coletados, uma vez que as respostas são categorizadas em uma escala numérica e podem ser facilmente analisadas estatisticamente para identificar tendências e padrões.

No entanto, é importante lembrar que a Escala Likert tem algumas limitações. Por exemplo, ela pode ser suscetível a vieses de resposta, como a tendência das pessoas a escolher a opção do meio da escala ou a escolher a mesma resposta para todas as afirmações. Além disso, ela não fornece informações sobre as razões pelas quais as pessoas mantêm uma determinada opinião ou atitude. Mas isto pode ser esclarecido com uma boa sequência de perguntas no questionário e cruzamentos na fase análise, ou até com estudos qualitativos.

De uma forma geral, a Escala Likert é uma ferramenta valiosa para medir atitudes e opiniões em uma ampla variedade de contextos. Embora tenha algumas limitações, ela continua sendo uma das técnicas mais populares e amplamente utilizadas na pesquisa social e psicológica. Para saber mais sobre o tema e outras modalidades de pesquisa entre em contato com a equipe do Instituto QualiBest.