A pesquisa observacional é um método de pesquisa que envolve a observação direta e sistemática de comportamentos, eventos ou fenômenos em um ambiente natural. A pesquisa observacional possibilita obter informações que as pessoas não são capazes de oferecer ou não estariam dispostas a fazê-lo.

Ou seja, é uma maneira de identificar comportamentos e desejos, obtendo respostas que dificilmente se conseguiria obter através de perguntas.

A pesquisa observacional pode ser classificada em duas categorias principais: observação participante e observação não participante. Na observação participante, o pesquisador é ativamente envolvido no ambiente que está sendo estudado, interagindo com os participantes e realizando observações.

Na observação não participante, o pesquisador não interfere no ambiente e observa os eventos a partir de uma posição externa.

Além disso, a pesquisa observacional pode ser realizada de forma direta ou indireta. Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.


Fale com especialista

Quais as vantagens de uma pesquisa observacional?

Uma das principais vantagens é que ela permite a coleta de dados em um ambiente natural, o que aumenta a validade externa dos resultados. Isso significa que os resultados da pesquisa são “realistas”, uma vez que não estão restritos a um ambiente de laboratório artificial. Além disso, é usada para explorar tópicos sensíveis ou controversos, como o comportamento humano em situações sociais complexas.

No entanto, esse tipo de pesquisa  também tem algumas desvantagens. Uma das principais é que pode ser difícil para o pesquisador manter a objetividade e a neutralidade durante a observação. Isso pode resultar em viés na coleta e interpretação dos dados.

Além disso, a pesquisa observacional pode ser limitada pelo tempo e pela disponibilidade dos participantes, o que pode dificultar a coleta de dados em larga escala.De uma forma geral, é uma técnica valiosa e amplamente utilizada.

Se você quiser saber mais sobre pesquisa observacional e outros tipos de pesquisas entre em contato com a nossa equipe ou faça agora mesmo uma simulação com a nossa calculadora online!