Existem maneiras diferentes de fazer uma boa análise de concorrência. De qualquer maneira, há passos que são a base de qualquer pesquisa de mercado. Primeiro, é preciso ter bastante claros os objetivos da sua análise, além da escolha pontual dos critérios que você pretende estudar nos seus concorrentes. A partir daí, você pode decidir o método que se encaixa melhor, para fazer um levantamento assertivo de dados.

O relatório final desta análise deve trazer pontos fortes e falhos das empresas designadas como concorrentes, fazendo uma comparação direta com o seu negócio. Ou seja, entendendo o seu lugar em comparação ao segmento, você pode melhorar o necessário e adaptar o que funciona para ir cada vez mais longe. Neste momento, esteja muito bem alinhado com o mercado alvo e os objetivos dentro do setor, para que o estudo fique dentro das suas necessidades reais. 

O que devo pensar na hora da análise de concorrência?

 

A definição dos concorrentes pode ser dividida entre os diretos e indiretos, ou seja, aqueles que oferecem exatamente o mesmo produto ou serviço e aqueles que, mesmo com outras especialidades, disputam o mesmo público. Dentro do grupo considerado de concorrência direta, vale ressaltar aqueles que estão mais lado a lado na competição, o que pode ser definido por localização, maneira como realiza o serviço e outros tópicos.

Com a lista das empresas a serem analisadas em mãos, busque focar em como cada empreendimento conversa com o consumidor e os resultados que obtêm a partir daí. Você pode, por exemplo, ouvir o que o próprio público tem a dizer sobre essas marcas, se eles gostariam de mudar de empresa e por que fariam isso se fosse o caso.

Empresa na mídia

 

A presença digital da marca também é importante, bem como suas campanhas de SEO, as plataformas onde está presente, o tom de voz nessas plataformas e os tipos de campanhas de conversão ou de conteúdo que realiza para atrair clientes. Nesse ponto, quais as palavras-chave que têm apelo ou relevância para seus consumidores.

Uma boa análise de mídia também pode auxiliar. Isso significa verificar comentários e posts sobre a marca não apenas nas redes sociais, mas também em lugares como sites de reclamações ou marketplaces. A imprensa tradicional pode trazer informações importantes sobre a relevância da marca, seus lançamentos, aceitação dos veículos de comunicação e ações publicitárias – que deram certo ou não.