Uma marca serve para manter a identificação do público-alvo, além de transmitir os valores da sua empresa de maneiras mais sutis – seja pela cor, pelo logo ou pelo layout. Estudos apontam ainda reações que determinadas escolhas dentro desses elementos do design podem impactar no consumidor. Por isso, avaliar se a imagem de sua marca condiz com o que seu negócio quer transmitir e, principalmente, com os interesses do seu público, pode ser bastante útil para fazer crescer seu engajamento, fidelização e, claro, a conversão de suas campanhas em vendas reais.

Uma pesquisa sobre sua marca vai trazer insights como o que os clientes pensam sobre sua empresa, quais atributos se relacionam com o negócio, conceitos e causas que podem estar ligados ao empreendimento, reputação da marca, relação com a concorrência e outros.

Primeiro, entenda exatamente o que você busca na pesquisa. Se for o caso de reposicionamento de marca, é preciso saber o que sua empresa já transmite no mercado e os passos para a transição O objetivo do estudo é muito importante para trazer os dados de maneira assertiva ao seu empreendimento. 

Depois, entenda as perguntas-chave que devem estar no seu questionário, como o que as pessoas sentem ao ver o logotipo do seu negócio, quais adjetivos (negativos ou positivos) elas conseguem associar à sua marca, reações para peças publicitárias específicas que você já tenha publicado, os valores que um cliente consegue perceber ao olhar para suas peças, entre outras. É importante traduzir as sensações do seu consumidor ao olhar para sua empresa e entender se condizem com o que pretende passar.

O que eu faço depois da pesquisa?

 Chegou a hora de olhar para o relatório que surgiu do estudo e traçar um novo plano. Esses dados obtidos vão trazer informações importantes para guiar sua equipe de criação. Cores, formas geométricas, conceitos – desde o mais minimalista até o surreal, sensações e outros elementos vão estar mais claros dentro das respostas, criando a base para sua nova imagem ser criada.

É claro que você também pode se surpreender. Num reposicionamento de marca, por exemplo, pode ser que você já esteja acertando sem saber e as alterações possam ser mínimas, para potencializar o seu alcance. Mas também pode ser que tudo aquilo que você achou que as pessoas vissem é totalmente o contrário. Por isso, analise atentamente o resultado e faça um bom planejamento.

Lembre-se também de usar esses insights para moldar seu tom de voz. Ele é complementar à identidade visual e pode ser determinante em como seu consumidor reage àquilo que você comunica. Uma empresa que não interage – ou que faz isso apenas de maneira automática – pode perder muito. O novo consumidor quer ser parte do negócio, ser ouvido, e não colocar humanidade nessa interação pode ser um tiro no pé. 

Passo a passo para planejar a identidade visual para marca

  1. Faça uma pesquisa para entender o que a sua marca faz os consumidores sentirem e se está alinhada com os seus valores e intenções.
  2. Com base nos dados obtidos, entenda insights e mudanças que deve organizar para a nova identidade visual. 
  3. Junte essas informações e escreva um briefing sobre como deve ser essa nova imagem. Nele, inclua como quer que seu produto seja compreendido, quem é o público-alvo, o tipo de personalidade que deseja transmitir, dados sobre a concorrência.
  4. Junte a equipe e faça um brainstorming. Não descarte ideias! Este é justamente o momento de trazer o máximo de possibilidades à tona. 
  5. Entenda sua persona e seu storytelling. Esses dois elementos vão guiar toda sua comunicação, inclusive a identidade visual.
  6. Defina os elementos básicos da identidade de marca: cor, fonte e estilo. 

Você também pode gostar:

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato