Cluster é um termo em inglês que significa agrupamento, podendo ser aplicado em diferentes estratégias de marketing. O objetivo é ajudar na divisão de categorias distintas com diversos fins. As possibilidades possuem um grande leque de opções: tanto para o ranqueamento de sites nos buscadores por meio da elaboração de conteúdos para blog, quanto para a segmentação de canais de venda e pelo tipo de comportamento do consumidor, entre outros.

Por causa dessa abrangência, neste artigo do Instituto QualiBest, além de entender o que é cluster, vamos explicar a sua importância para as estratégias que a sua empresa pretende aplicar. Então, acompanhe a leitura até o fim e aproveite!

O que é cluster e onde pode ser aplicado?

Cluster, clusterização ou topic cluster é um termo que já se consolidou no mercado e consiste no agrupamento de elementos por tópicos, partindo de características comuns entre eles. O conceito é diferente de público-alvo (amostra orientada por características mais superficiais, como idade, país e gênero) ou de persona (os personagens/ tom de voz criados de acordo com as características do cluster detectado, para se comunicar com ele de maneira efetiva). Em resumo, um cluster é um aprofundamento no comportamento do público-alvo, para assim determinar a persona utilizada na estratégia de marketing.

No ranqueamento de páginas e sites em mecanismos de busca como o Google, o cluster ajuda a considerar como os conteúdos existentes nas páginas serão entendidos, dividindo as informações em tipos e as agrupando sobre um tema específico no seu site ou blog. Levando em consideração toda a semântica envolvida na estratégia, o buscador é capaz de considerar mais do que apenas as informações sobre palavras-chaves em um artigo, mas também todo o contexto existente em todas as páginas.

Ainda assim, a aplicação do cluster vai além do SEO e ranqueamento. Ela pode ser fundamental também para analisar o comportamento do consumidor e criar estratégias de marketing a partir da segmentação de pontos de venda e, claro, de clientes em potencial, por exemplo.

No varejo, a clusterização pode ser aplicada no ponto de venda (PDV), segmentando o tamanho do faturamento, a área geográfica onde os clientes se encontram, os tipos de produto que consomem, entre outros – e isso ajuda efetivamente a entender o comportamento do consumidor.

Já no universo online, entender os clusters que interagem com sua marca ajuda a criar campanhas focadas em determinados universos e com um impulsionamento de mídia paga ainda mais assertivo para converter interações em venda ou fidelização do consumidor.

Entendendo a sua importância

De maneira geral, podemos dizer que o marketing trabalha com duas variáveis que se convergem em determinados momentos: o comportamento e a atitude. Ou seja, a partir do entendimento do comportamento do consumidor, é possível criar campanhas focadas em gerar uma atitude de acordo com os objetivos determinados – no caso, a conversão.

Por esse motivo, estudos estatísticos que buscam entender as nuances desse comportamento são fundamentais para serem empregados nas mais diversas estratégias de marketing e, em especial, a análise de cluster é importante para compreender essas variáveis, possibilitando separar indivíduos em diferentes perfis de consumo.

Ao criar esses agrupamentos de consumidores, surgem algumas vantagens distintas:

  • A identificação do público em questão, partindo do mapeamento e separação por padrões pré-definidos em pesquisa;
  • Uma análise, coleta e medição de dados mais precisas e focadas em um objetivo distinto;
  • Ajudar a criar estratégias diferenciadas da concorrência para cada cluster definido, com objetivos e caminhos diferentes.

Em outras palavras, no que diz respeito ao entendimento dos hábitos do consumidor, o cluster permite definir estratégias mais abrangentes, que vão além da elaboração de um público-alvo, trazendo mais detalhes e assertividade.

Para saber mais, entre em contato conosco e fale com um de nossos colaboradores.

  • Marcas fazem parte do dia-a-dia das pessoas.

    Entender como as marcas se conectam às pessoas, suprindo necessidades e desejos, conscientes ou não, é um trabalho tão inspirador quanto a motivação de torna-las cada vez mais relevantes.

    Para entender elementos racionais e emocionais, combinamos dados e observação ao contexto que as marcas estão inseridas. Trilhamos caminhos juntos, descobrindo os fatores que permeiam a imagem e o território das marcas, gerando insights inspiradores e recomendações claras.

    Entre em Contato

  • Experiências estão em toda a parte.

    Oferecer uma experiência relevante aos consumidores em um mundo omni-channel, com rápida experimentação de novas tecnologias, também é missão nossa.

    Pessoas transitam entre lojas físicas e ambientes digitais, contextos culturais e relações sociais e nós utilizamos uma variedade de recursos, técnicas e metodologias para analisar estas vivências de diferentes ângulos. Não deixamos nada para trás, hábitos e atitudes, comportamentos, valores, fatores de escolha e opinião.

    Estamos de olho em todo o processo e contexto, assim, fundamentamos nossas recomendações estratégicas e táticas, para a tomada de decisões, em todos os pontos de venda do cliente.

    Entre em Contato

  • Facilitando campanhas eficientes.

    Pesquisas inteligentes e bem executadas trazem novos caminhos para inovação e criatividade na comunicação. Sabemos que quando se trata de mídia, tudo joga a favor do conhecimento.

    Grandes marcas e agências utilizam nossas metodologias para entenderem o desempenho de suas campanhas ontem, hoje e amanhã.

    Nossa inteligência digital permite o uso das mais avançadas tecnologias de pesquisa em pré e pós testes de campanhas. Podemos avaliar como uma ideia funcionará para determinados meios, veículos, canais, públicos, etc. Conhecemos o cenário de mídia e atendemos anunciantes e agências de forma flexível e customizada.

    Entre em Contato