A auditoria de marca é importante porque ajuda a fazer uma análise de posicionamento de sua empresa, considerando diferenças e semelhanças em relação a oferta e competição, gerando recomendações essenciais para alcançar seus objetivos. 

Durante uma auditoria, são avaliados pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Veja como funciona uma análise de auditoria:

  • Valores de marca de oferta + necessidades não satisfeitas do consumidor = pontos diferenciais
  • Valores de marca de oferta + valores de marca da oferta da concorrência = pontos semelhantes
  • Valores de marca da oferta da concorrência + necessidades insatisfeitas do consumidor = pontos diferenciais da concorrência

Em resumo, uma auditoria de marca ajuda a analisar a concorrência e a posição da sua empresa em relação a ela. Uma revisão periódica nesse tópico pode fazer muita diferença na sua campanha de branding. Ela traz à tona elementos sobre consciência de marca e posição no mercado, marketing visual e tom de voz, público-alvo, possibilidades para inovação, experiência do usuário, satisfação do cliente e outros dados que vão alimentar sua estratégia.  

Como aplicar a auditoria de marca na sua empresa?

Para aplicar a auditoria de marca na sua empresa, comece pela revisão de estratégia. Nela, você inclui planos de negócio e de marketing, declaração de posicionamento, planos de marca e meios, além da criatividade. Em seguida, revise sua investigação de marketing. Neste tópico, vale entender melhor o posicionamento da marca na comunicação, estudo de ativos de marca, medição de equidade de marca – consciência, preferências, acessibilidade, conexão emocional e lealdade, entre outros. 

Em terceiro lugar, mas não menos importante, há a revisão das comunicações, observando materiais de publicidade, preços, empacotamento, kits de imprensa, notas de imprensa, site, comunicação interna, etc. 

Uma análise de todos esses tópicos ajuda a descobrir o que está funcionando na sua estratégia de marca e o que pode ou precisa ser melhorado. Entenda outras maneiras como a auditoria de marca pode ajudar sua empresa:

  • Um melhor entendimento das aspirações e conexões do público-alvo em relação à sua marca.
  • Ter insights que ajudem a alinhar seus produtos e serviços com as expectativas de seus clientes.
  • Entender seu território de marca.
  • Ter garantias de que a campanha segue pelo melhor caminho.
  • Detectar os problemas da estratégia, mesmo aqueles menores que podem se tornar grandes. 
  • Descobrir maneiras de se destacar da concorrência. 

Em suma, para aplicar uma auditoria de marca à sua empresa, é preciso começar entendendo o objetivo principal desta revisão: lançou um produto novo? Precisa reposicionar sua marca? A partir da definição do objetivo, você precisa estabelecer metas claras que levem a esse lugar desejado. Leve o público-alvo em consideração, ouça o que seu consumidor tem a dizer e observe de perto o comportamento desse cliente. Analise as informações que colheu e crie seu planejamento a partir desses resultados.   

E a pesquisa de mercado pode e deve contribuir em algumas destas etapas, investigando junto ao consumidor a imagem da marca, satisfação com seus produtos e serviços bem como os da concorrência. Quer saber como? Fale com o QualiBest: Contato – Instituto QualiBest