Atualmente toda empresa que busca se posicionar à frente a concorrência deve se preocupar em trazer inovações para o seu segmento, e para isso, tem que fazer uso do conceito de inteligência de mercado com maestria, uma estratégia baseada no processamento de dados e informações relevantes para compreender todo o ecossistema ao qual está inserida.

Os insights gerados podem ser usados para analisar as estratégias dos concorrentes, tendências de comportamento e perfil do seu público-alvo e o mercado de forma geral. Uma análise baseada em uma pesquisa de mercado competente age como elemento decisor, que por sua vez tem grande impacto no futuro dos negócios da sua empresa.

Para tornar esse conceito mais claro e para entender por completo sua importância nas suas estratégias de marketing, nesse artigo especial do Instituto QualiBest, você vai descobrir o que é inteligência de mercado, sua importância para os negócios, como aplicá-la da melhor maneira e quais vantagens existem em investir nesse conceito.

O que é e como a inteligência de mercado pode ajudar sua empresa?

Para conseguir informações a respeito de qualquer assunto e, para responder perguntas de qualquer gênero, é preciso pesquisar (mas não basta apenas buscar fontes que foram desenvolvidas para outras empresas que “talvez se encaixem em sua realidade”). Ao invés disso, deve-se elaborar pesquisas de mercado originais, que sejam baseadas em seus próprios questionamentos, para entender o comportamento dos seus clientes, prospects, concorrentes e segmento de atuação. É isso que o conceito de inteligência de mercado busca inserir em suas estratégias.

inteligênciaA inteligência competitiva, como também é conhecida, é uma técnica que levanta e monitora insights ligados a sua empresa, para entender o que deve ser melhorado quanto ao relacionamento com clientes, quais as tendências do segmento, estratégias da concorrência que devemos prestar atenção, entre outras informações cruciais para assimilar todo o ciclo de vida do seu negócio.

E para que isso aconteça, o investimento em ferramentas com diferentes tipos de pesquisas que sejam capazes de captar esse tipo de informação é indispensável.

Ela observa o segmento da sua empresa e ajuda a criar contramedidas sobre tudo que pode impactar a sua performance e desenvolvimento, seja a respeito de produtos, serviços, concorrentes, consumidores.

 

Em outras palavras contribui para:

  • Saber qual a percepção de seus clientes sobre a marca, produtos e serviços oferecidos;
  • Entender se a precificação é compatível com o mercado;
  • Compreender e identificar se há diferenciais em produtos;
  • Conhecer em profundidade os hábitos e comportamento dos consumidores;
  • Acompanhar as estratégias da concorrência.

O objetivo dessa estratégia de marketing é perceber tudo o que está acontecendo fora da empresa, a fim de ampliar sua presença no mercado e força competitiva e isso só é possível através do monitoramento, coleta e análise de dados que são convertidos para embasar as decisões apoiadas em inteligência.

 

Em outras palavras contribui para:

  • Saber qual a percepção de seus clientes sobre a marca, produtos e serviços oferecidos;
  • Entender se a precificação é compatível com o mercado;
  • Compreender e identificar se há diferenciais em produtos;
  • Conhecer em profundidade os hábitos e comportamento dos consumidores;
  • Acompanhar as estratégias da concorrência.

Qual  a importância da inteligência de mercado?

Para conceber a dimensão da importância que a inteligência de mercado possui, é preciso saber o valor que o contexto da internet tem nessa equação. É inegável a facilidade que as ferramentas existentes e acesso a big datas gigantescos proporcionam, que ajudam a analisar não apenas o seu negócio, mas todo o ecossistema empresarial que a envolve.

O acesso em tempo real a dados e conteúdos permite não só que resoluções mais assertivas sejam tomadas, mas também melhores chances de alcançar os objetivos, a partir de tomadas de decisões mais conscientes.

Tal acesso as informações qualificadas permitem:

  • Ações mais rápidas

Ajuda a prever como e em qual direção o mercado irá se movimentar, bem como esses fenômenos podem influir sua empresa e tomar ações mais rápidas irá fazer com que sua empresa não fique para trás.

Quando se está atento as ações de seus concorrentes, sua empresa não é pega de surpresa e terá tempo suficiente para elaborar contramedidas para não ser prejudicado;

  • Criar inovações

A inteligência de mercado ajuda a criar uma autoconsciência e evita que se desenvolva vícios com relação a mentalidade, estratégia e comportamento, que podem ser extremamente prejudiciais, tendo visto que não é viável inovar se estamos presos a velhos hábitos e repetimos as mesmas coisas sempre.

Com essa metodologia é possível fazer uso de novas tecnologias e tendências que surgem com a volatilidade e alta velocidade de informações que circulam na rede, por isso, ficar atento ao mercado pode ser uma fonte preciosa de inspiração, para enxergar perspectivas antes ignoradas;

  • Se destacar

A falta de informações e planejamento faz com que respostas às necessidades do mercado sejam mais lentas e isso muitas vezes acarreta estratégias engendradas e copiadas, apenas para se manter ativo.

O uso da inteligência competitiva é imperativo para se destacar e não surfar na mesma onda que seus concorrentes, pois ao conhecer seu público, entender seu perfil, comportamento e motivações de compra fica é mais simples criar uma experiência de que atenda a todas as suas necessidades e assim aumentar sua presença e importância mercadológica;

Como aplicar a inteligência de mercado nas suas estratégias de marketing?

A aplicação da inteligência de mercado em estratégias de marketing depende de um estudo qualificado que é usado para interpretar os dados comportamentais do público-alvo em detalhes, tornando-os mais engajados com sua marca e mais suscetíveis à a compra.

Mas como aplicar esse conceito na prática? Um dos passos iniciais está na definição de indicadores de desempenho, para em seguida escolher os recursos que serão usados para coletar os dados e informações necessárias.

Por fim, as informações disponíveis precisam ser analisadas para que se consiga chegar a conclusões mais precisas sobre os principais problemas que a sua empresa pode vir a enfrentar. Uma vez que isso tenha sido feito, é mais fácil descobrir se a estratégia de marketing escolhida é suficientemente eficaz para manter ou elevar seus padrões.

Os processos em detalhes para a aplicação envolvem:

  • Definir os indicadores de desempenho

O estudo do mercado é o primeiro passo para implementar a inteligência de mercado e para tanto definir os KPIs é essencial.

Para que isso aconteça, sua companhia deve identificar quais são as questões que precisam ser trabalhadas, por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas, através do e-commerce deve-se ficar atento a indicadores como: número de visitantes e vendas do site, taxa de eficiência de conversão, custo de aquisição de clientes, entre outros;

  • Ferramenta de informações

Uma vez que os indicadores ideais tenham sido definidos, é o momento de escolher as ferramentas que irão ajudar na análise e monitoramento dos dados, e para isso, existem recursos que podem oferecer todas as informações buscadas, até mesmo gratuitamente.

Contudo, não basta apenas escolher a ferramenta, a configuração adequada é igualmente importante para garantir informações verídicas que serão utilizadas nas estratégias de marketing e para tanto, a contratação de profissionais da área pode ser de grande ajuda;

  • Qualidade e interpretação dos dados

Mesmo com as ações anteriores, ainda não há garantias de que as informações conseguidas serão totalmente confiáveis. Por esse motivo, a análise detalhada tem de ser parte do tratamento e limpeza dos dados.

Isso significa, que os dados devem ser adequadamente segmentados, organizados e filtrados, algo que pode acontecer ao seguir uma sequência de eventos, tais como: identificar e eliminar dados duplicados, padronizar, validar e recuperar informações.

Assim as análises serão mais precisas, pois apenas insights relevantes serão considerados.

Já a interpretação acontece quando a qualidade dos dados coletados já está garantida e vai além do superficial, entendendo o motivo de cada acontecimento para que a sua empresa possa melhorar seus resultados.

A interpretação se utiliza dos KPIs escolhidos previamente e de outros fatores, tais como: o mercado consumidor, o segmento da empresa, o cenário econômico, a força da marca, entre outros. Tornando imprescindível o uso de uma metodologia compatível.

Vantagens da inteligência de mercado

A essa altura fica claro que a inteligência de mercado traz consigo uma porção de vantagens que podem ajudar a sua organização a alcançar seus principais objetivos, seja melhorar o ROI ou aumentar o engajamento do público com a sua marca. Mas para isso, os responsáveis devem ser capazes de analisar todo o cenário externo para criar estratégias de marketing adequadas.

Assim, a metodologia pode oferecer vantagens como:

  • Maior competitividade

De acordo com o artigo “Por que a sua empresa deve fazer uma pesquisa de mercado”, a inteligência competitiva, coleta e processa as informações para compreender o ambiente que o seu negócio está inserido, com o objetivo de conhecer seus concorrentes, absorver suas estratégias e por consequência aumentar sua competitividade. E isso pode ser feito a partir desses insights conseguidos previamente.

  • Benefícios para o varejo

No varejo, seja em lojas físicas ou no e-commerce é possível utilizar a inteligência de mercado para melhorar áreas como: a gestão de estoque, com análises de NCM de notas ficais, facilitar o planejamento comercial e de marketing, otimizar a análise de performance, recuperar clientes inativos, entre outros;

  • Menor custo para aquisição de clientes

Os custos para prospectar e adquirir novos clientes pode ser até 5 vezes maior do que manter um cliente atual, por isso é fundamental reduzir os custos desse processo. Algumas ferramentas aliadas aos business inteligence medem as taxas de efetividades de estratégias de marketing e vendas.

Essa estratégia fornece uma base compatível com o perfil procurado pela empresa, tornando possível a redução desses custos.

Além disso, uma das principais vantagens da inteligência de mercado está em garantir uma maior sustentabilidade do negócio, pois com ações estruturadas e embasadas por insights qualificados, as escolhas de marketing e decisões tendem a ser mais assertivas.

Com tudo isso é fácil entender como ela pode ser um enorme diferencial, principalmente para lidar com momentos de crise, no qual as informações e comportamentos podem mudar com uma velocidade muito grande.

No site do Instituto QualiBest disponibilizamos uma série de estudos e artigos pautados em insights atualizados sobre os mais diversos temas que envolvem o mercado e todos podem ser acessados gratuitamente.

Somos um instituto de pesquisa com mais de 20 anos de tradição na vanguarda de técnicas e metodologias para a captação e análise de dados, sempre preocupados com as mudanças comportamentais das pessoas para entender melhor suas relações, hábitos e desejos. Para saber mais  basta entrar em contato conosco e falar com um de nossos colaboradores.